Uma estufa simples feita de tubos de PVC

Pin
Send
Share
Send

Com o advento da primavera, começa a temporada de verão residentes e jardineiros. Neste momento excelente, não há tempo para descansar, porque você precisa de tempo para plantar e cultivar mudas para agradar a si mesmo e aos entes queridos com legumes caseiros de seu próprio jardim. Para não se decepcionar com os frutos de seu trabalho, muitos preferem fazer isso em estufas.
Esses dispositivos simples podem melhorar significativamente a colheita e evitar os efeitos dos caprichos do clima, como a geada. Eles são fáceis de controlar a temperatura, o grau de iluminação e a umidade. Resta encontrar uma versão econômica e durável da estufa para que ela dure mais de um ano. E é precisamente uma estufa que consideraremos hoje.

Materiais para estufa


Nossa estufa terá um tamanho de 3x5 metros, mas suas dimensões podem ser arbitrárias. O material para o quadro é tubo de água fria em PVC (HV).
A especificação é a seguinte:

Cobriremos a estufa com um pedaço de filme plástico de 7x9 metros. Os atalhos dos tubos não devem ser jogados fora. Eles podem ser adaptados para elementos auxiliares - maçanetas e grampos.
Dos acessórios que precisamos: várias dobradiças para janelas, parafusos com arruelas ou chapéus largos (de preferência anodizados).
Ferramenta: um martelo, uma serra para metal ou um moedor para cortar tubos, uma chave de fenda com um bico para parafusos autorroscantes, uma faca, uma fita métrica e um lápis ou marcador. Bem, todo jardineiro sempre terá uma pá com uma enxada. Então aqui vamos nós!

Montamos uma estufa de tubos de PVC


Preparando a base para a estufa


Uma estufa precisa de uma base sólida para a estabilidade. Em vez de grandes betonagens, usamos segmentos de tubos com um diâmetro de 40 mm. Cortamos meio metro dele (para quem o solo está solto, pode ser mais longo) e o jogamos no chão com um intervalo de 1 metro.

Defina os arcos


A moldura dá a forma da estufa, que no nosso caso será semicircular. Pegamos segmentos de tubo em 32 mm e os dobramos, inserindo nos racks. Ele deve apresentar exatamente seis arcos semicirculares. Você pode corrigir arcos em racks das seguintes maneiras:
1. Soldar com um ferro de encanamento é um método confiável, mas torna os arcos da estufa não separáveis;
2. Para parafusos autorroscantes - o orifício interno dos racks é expandido com um moinho ou uma faca, de modo que um tubo de menor diâmetro seja inserido livremente. A conexão é então facilmente fixada aos parafusos com uma broca ou chave de fenda.

Aperte as articulações


O próximo passo na montagem da estrutura da estufa será a instalação das travessas de conexão. Nós os fazemos a partir de segmentos com um comprimento de 5 M. Esses elementos precisarão de apenas três. Para evitar o acúmulo de excesso de umidade no interior dos tubos, soldamos os tampões de plástico com o diâmetro apropriado nas extremidades.
Para conectar-se aos arcos, o autor aplicou um grampo de montagem especial (foto).
Substitua-o por parafusos auto-atarraxados anodizados, laços de nylon ou um pedaço desnecessário de cabo de alumínio.

Montamos portas


Em conclusão, é necessário equipar as portas em nossa estufa. Para fazer isso, pegue um par de segmentos de 2 e 1,15 metros para cada porta e fixe-os na forma de uma caixa retangular sob a tela nos dois lados da estufa.
Fazemos a moldura da porta a partir de um cano do mesmo diâmetro, reforçando a cruz no meio. Calculamos intervalos de cerca de 1 cm em todo o perímetro do retângulo. Como dobradiças, todas as dobradiças estreitas da janela de abertura simples que podem ser instaladas nos parafusos autorroscantes são adequadas. Fazemos a maçaneta da porta a partir de um pequeno pedaço de cano e a montamos em clipes de plástico, fixando-a com parafusos auto-roscantes. Para rigidez no lado da alça, outro membro transversal pode ser colocado.

Esticar o filme


Cortamos o filme plástico cortado no tamanho desejado sobre a estufa. Para fixá-lo nos canos, você pode cortar placas semicirculares de resíduos do mesmo cano com 10 a 20 cm de comprimento e apertá-las com parafusos autorroscantes. Um tubo de borracha de diâmetro adequado também é adequado. Se você cortar um comprimento, obterá um grampo flexível que é fácil de instalar e remover, se necessário manualmente.
Na base da estufa, o autor aconselha fazer um canal de 20x20 cm e pressionar o filme com terra.

Tais estufas têm muitas vantagens. Tubos de PVC podem ser comprados em qualquer lugar. Este material não se deteriora e não é destruído ao ar livre por décadas. O diâmetro dos tubos pode ser selecionado dependendo do tamanho da estufa, e os grampos de montagem podem ser feitos por você. De resto, esse projeto oferece total liberdade criativa para um jardineiro de verdade e um amante da agricultura doméstica. Tudo uma boa colheita!

Assista ao vídeo como fazer uma estufa com tubos de PVC


Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Como fazer uma estufa reforçada de canos de pvc 12 polegada (Abril 2024).