Painel "Casal misterioso" usando a técnica de dobrar íris

Pin
Send
Share
Send

Existe uma técnica tão interessante no bordado como dobrar a íris. É usado principalmente na fabricação de artesanato em papel. Mas gosto mais de trabalhar com têxteis. Portanto, quase todo o meu trabalho foi feito usando a técnica de dobrar a íris do tecido.
Olhando através de vários sites sobre bordado, gostei de um casal desenhado em forma de silhuetas em um fundo preto e branco. E eu, entendendo a idéia, decidi fazer painéis usando a técnica de dobrar a íris.

Vou compartilhar as principais etapas do trabalho, aqui está minha aula de mestre. Depois de escolher duas cores contrastantes (amarelo e preto), pegamos um papelão grosso e desenhamos a silhueta de um cavalheiro com uma bengala e uma dama elegante. Foi decidido fazer uma dama de amarelo em fundo preto e um homem, pelo contrário, de preto em fundo amarelo.
Para artesanato, você precisará de: papelão grosso e colorido (no nosso caso, 1 folha de papel preto e 1 folha de papel amarelo brilhante), 2 folhas de papelão branco comum, tecido preto e amarelo, tesoura, faca ou lâmina de papelaria, fita adesiva e o modelo de dobra da íris.

Os modelos podem ser preparados de forma independente ou usar aqueles que oferecem sites temáticos no bordado. Nos trabalhos apresentados, os modelos foram desenhados de forma independente. Usou 2 formas geométricas - um retângulo e um triângulo.
Do lado errado, em papelão colorido, marcamos e desenhamos silhuetas. Depois que as silhuetas são desenhadas, elas devem ser cortadas com uma faca ou lâmina afiada de escritório, estritamente ao longo do contorno. Esta será a nossa base sobre a qual serão aplicadas tiras de tecido. As bordas das silhuetas devem ser nítidas e uniformes.

Vamos começar com a silhueta de um homem. Primeiro você precisa cortar tiras de tecido preto com 2 cm de largura, elas podem ter comprimentos diferentes. Cada tira deve ser dobrada e passada com um ferro de passar, para facilitar a fixação da fita. Para a silhueta masculina, foram utilizados 2 retângulos de diferentes tamanhos - na área da cabeça e na área do tailcoat. Fixamos os modelos na mesa com fita adesiva e colocamos a base preparada em cima e também fixamos a fita.

Agora veio o processo mais demorado, que requer precisão e atenção do artista. Organizamos cada tira de tecido de acordo com o padrão desenhado em um círculo, começando da borda para o meio, com uma dobra no meio. As bordas do tecido são fixadas com pedaços de fita adesiva, colando a borda do tecido na base. E assim até que tudo se feche e um pequeno retângulo permaneça no meio, que pode ser coberto com um pano ou papelão preto. Do lado errado, a nave pode parecer confusa, mas seja paciente e termine o painel.
O lado errado é coberto com uma folha limpa de papelão ou fibra, preparada no tamanho da base. Agora você retira o produto da superfície e vira-o. E aqui está o resultado pelo qual valeu a pena trabalhar duro.
Da mesma maneira que fazemos uma dama. Fixamos os modelos e a base com fita, para que eles não se movam durante a operação. A parte superior (cabeça e corpo até a cintura) será definida de acordo com o padrão do retângulo e a saia - de acordo com o padrão do triângulo. Pernas e luvas pretas (e braços) foram dispostas separadamente, simplesmente em faixas paralelas. Como a dama é esculpida em fundo preto, o tecido usa um cetim amarelo. E apenas a faixa atrás da faixa é apresentada no segundo painel, o meio do triângulo pode ser coberto com pano preto para contraste.

Quando o trabalho estiver concluído, você também poderá colar todas as tiras com uma única tira de fita adesiva. Em seguida, o lado errado é selado com papelão ou fibra branca. O painel acabado pode ser virado e admirar o trabalho recebido.

Resta colocar os dois painéis nos quadros e pendurar na parede. Eles serão uma decoração maravilhosa para o interior de qualquer sala. É especialmente importante que seja feito à mão.

Pin
Send
Share
Send