Queijo caseiro queijo

Pin
Send
Share
Send

O queijo caseiro, cujo processo está completamente nas mãos da anfitriã do zero, às vezes é muito melhor do que o queijo da loja, com seus aditivos não muito úteis e "segredos" de produção. Você ficará surpreso, mas em casa você pode cozinhar muitas variedades: mascarpone, suluguni, queijo feta, etc. Esta master class se concentrará no queijo, pois para este queijo são necessários apenas dois ingredientes: leite e enzima de queijo.

Para fazer queijo feta em casa, você precisará de:
leite caseiro;
enzima de queijo;
termômetro de água;
uma panela grande ou qualquer outra capacidade para o fogão;
coador;
gaze ou pano branco fino;
o sal.

O resultado final é bastante influenciado pelo leite - ele deve ser caseiro e, quanto mais gordo, mais queijo você ganha no final. Cerca de 10 kg de queijo podem ser feitos a partir de 10 litros de leite caseiro de gordura média.
Importante: se você não tiver seu próprio leite, precisará comprá-lo apenas de vendedores confiáveis ​​que monitoram a limpeza e a saúde de seus animais. Isso se deve ao fato de o leite nesta receita não ser submetido a tratamento térmico adequado.
Então, despeje o leite na panela e leve ao fogo lento. Não vá longe, pois aquecerá (até a temperatura desejada de 35 graus) rapidamente.

Neste momento, você pode se envolver no cultivo da enzima de queijo Meito, que você pode comprar em qualquer loja online especializada. O saco de enzimas foi projetado para 100 l de leite, portanto deve ser dividido previamente em 10 partes. Dilua uma das partes com 100 ml de água à temperatura ambiente (não quente).

Enquanto você mexe com a enzima, o leite fica um pouco quente. Isso é suficiente, mas por precaução, verifique sua temperatura. Se você não tiver um termômetro de água à mão, poderá usar seu equivalente eletrônico doméstico, no entanto, ele deverá ter 100% de resistência à água. A temperatura do leite quente nesta receita não excede 35 graus; portanto, um termômetro eletrônico convencional lida com êxito com a tarefa.

Em seguida, despeje o copo preparado com a enzima na panela removida do fogão e mexa cuidadosamente o leite. Nesta fase, sua participação na preparação está terminando, pois o leite deve ser deixado por 20 a 30 minutos.
Meia hora se passará e você poderá voltar para o futuro queijo. Durante esse período, o leite se transforma em uma substância gelatinosa, que deve ser cortada em pedaços pequenos com uma faca (bem na panela) e depois deixada por mais 15 minutos.

O próximo passo é a remoção do soro, para o qual transfira cuidadosamente a massa para uma peneira com gaze (sob uma peneira, é necessário colocar um recipiente para coletar o soro). No futuro, ele pode ser usado para fazer panquecas, pão e apenas beber. Além disso, para acelerar o processo, seria bom fazer um pouco de opressão usando uma lata de água comum.

Após uma hora, o queijo deve ser cuidadosamente virado para que o soro de leite drene melhor. A essa altura, a massa fica densa, um desenho claro de uma peneira aparece nela, para que você já possa remover a gaze.

Depois de mais uma hora, o queijo é derramado com salmoura (soro e soro logo acima do seu gosto). Não é necessário ficar muito tempo em salmoura - 15-20 minutos são suficientes.
Atenção: se você gosta dos buracos no queijo, deixe-o por mais algumas horas sem geladeira.

Tudo, delicioso queijo caseiro está pronto.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: COMO FAZER QUEIJO CASEIRO COM APENAS 3 INGREDIENTES FÁCIL E RÁPIDO (Março 2024).