Mau funcionamento da arruela

Pin
Send
Share
Send

A máquina de lavar é uma excelente auxiliar da família e fornece não apenas roupas limpas, mas também a disponibilidade de tempo livre. Quando falha, começa a busca por especialistas que possam corrigi-lo. Ele pode se arrastar por uma semana e, em seguida, todos os membros da família sentem a beleza de usar uma máquina de lavar. Este eletrodoméstico consiste em peças que mudam rápida e facilmente. Depois de demonstrar paciência, atenção, usando os dados deste artigo, você pode determinar independentemente a falha no dispositivo e até repará-lo. Considere as causas e os métodos de reparo de um defeito com o código F 08.

Sinais de dano.


Muitos fabricantes, na parte intelectual da máquina de lavar, têm os mesmos códigos de erro. Se você descobrir nos displays, na inicialização, a inscrição F 08 (para dispositivos eletrônicos) ou os indicadores "Velocidade", "Lavagem rápida" (para dispositivos eletromecânicos) estão constantemente acesos, significa que o equipamento está com defeito e sua operação adicional é impossível.

O algoritmo de dispositivos mecânicos e eletromecânicos.
Máquinas equipadas com uma placa de controle eletrônico cometerão um erro no início da lavagem, depois que a bomba estiver funcionando. Como, neste momento, o módulo eletrônico verifica os principais componentes elétricos: um aquecedor elétrico tubular (RTE), um pressostato de nível de água, uma válvula elétrica de água etc. Em unidades mecânicas (máquinas fabricadas antes de 2000), essa quebra se manifesta na forma de um resfriado água durante a lavagem.

As causas do mau funcionamento.


O erro F 08 ocorre devido a um dano:
- aquecedor elétrico (em 80% dos casos);
- sensor de temperatura da água (em 8% dos casos);
- relé de controle do aquecedor (em 12% dos casos).
RTE e o sensor de temperatura quebram se:
1. Eles são feitos de materiais abaixo do padrão.
2. Possui superaquecimento local devido à formação de uma camada não metálica na superfície de trabalho (balança, objetos estranhos).
3. Uma tensão superior a 240 volts é aplicada.
O relé de controle pode ser danificado se o dispositivo estiver conectado a uma rede instável (quando a tensão estiver mudando constantemente de 160 para 260 volts). Nesse caso, há uma violação da conexão elétrica entre a fonte de alimentação e o aquecedor, devido à carbonização dos contatos de fechamento de energia e, como o relé é colocado em um caso opaco, não será possível detectar visualmente uma falha.
Resolução de problemas do nó.
Para determinar os danos aos componentes eletrônicos, você precisará de: um dispositivo de medição com uma função de ohmímetro e teste de dispositivos semicondutores.
Etapa número 1.
Como, na maioria dos casos, o aquecedor quebra na máquina de escrever, significa que deve ser examinado primeiro. O aquecedor está localizado na parte inferior do tanque, pela frente ou por trás da máquina. Depois de detectado, desconecte os fios neutro e de fase do grupo de contatos. Conecte um multímetro a eles no modo "Ohmímetro". Se as leituras são:
- 0 - existe um curto-circuito no circuito do aquecedor, entre a carcaça e o fio de aquecimento;
- 1 - um circuito aberto está presente no circuito do aquecedor;
- 25 - 30 Ohm - O aquecedor está em boas condições.
Para estudar a relação entre os contatos do aquecedor e sua concha tubular de metal, o testador muda para o modo de teste de diodo. Uma sonda é conectada alternadamente aos terminais elétricos do aquecedor, a outra ao seu corpo. Quando a carcaça de metal e a espiral são fechadas, o testador começa a emitir sons (bipes) e mostra uma resistência de 0 ohms.
Se uma falha for detectada no aquecedor, ele deverá ser substituído por um que esteja funcionando. Para remover o aquecedor da máquina de lavar: desaparafuse a porca do parafuso da placa de fixação para que a porca cubra o início da rosca do parafuso. Está localizado perto do sensor de temperatura. Bata na porca com um martelo antes de movê-la para a placa de retenção do aquecedor. Segurando seu contato com um alicate, aplicando forças verticais e horizontais, retire a peça gasta. Limpe o assento do aquecedor por fora, dentro do tambor de sujeira e balança. Desmonte e instale o sensor de temperatura do aquecedor elétrico removido no montado. Nela, na medida do possível, afaste a barra de pressão da barra de parada. Nesse caso, a porca deve estar no final do parafuso. Ao entrar nos grampos do aquecedor, localizados dentro do tambor selado (esses prendedores do aquecedor são usados ​​apenas em máquinas antigas), instale o aquecedor até que a placa de parada toque na carcaça. Aperte a porca até que o aquecedor esteja firmemente no lugar. Conecte os fios elétricos ao conjunto montado. Remonte e teste o equipamento.
Etapa número 2.
Um sensor de temperatura da água está integrado na barra de parada e no selo de borracha. Sob a influência da temperatura, muda sua resistência. Para verificá-lo:
1. Em um grupo de contatos, desconecte um soquete.
2. O testador determina a resistência da peça.
As leituras de um sensor em funcionamento com aumento da temperatura ambiente mudarão para baixo. A uma temperatura de 20 graus Celsius, dependendo do modelo do sensor, a resistência está na faixa de 5 - 6 kOhm, a 50 C0 - 1300 - 1400 Ohm.
Se o dispositivo de medição exibir 0 ou 1, o sensor deverá ser substituído por um que esteja funcionando. Para fazer isso:
- desaparafuse a porca do parafuso de aperto antes de iniciar;
- bata na porca antes de movê-la para a tira de conexão;
- retire o sensor danificado;
- no assento vago, instale um sensor de trabalho;
- aperte a porca até que a RTE esteja firmemente fixada;
- conecte o plugue com os fios.

Etapa número 3.
No painel de controle, determine a localização do relé. É fácil encontrar através dos fios conectados ao aquecedor. O relé consiste em um controle (eletroímã) e uma parte de potência (contatos móveis poderosos). Para detectar uma falha, é necessário verificar a resistência do indutor, que está na faixa de 175 a 190 Ohms e a condição dos contatos. O relé deve ser substituído se:
1. O eletroímã possui um curto ou aberto.
2. Os contatos não conduzem corrente elétrica durante curtos-circuitos (oxidação, carbonização das superfícies de trabalho).
3. Os contatos estão sempre na posição fechada (emperrados).
Se um dos tipos de avarias acima for detectado, o relé deverá ser substituído.
Sequência de substituição do relé:
- usando um ferro de solda ou ferro de solda elétrico, desconecte-o da placa de circuito;
- libertar os orifícios de aterragem da lata;
- no quadro, instale um novo relé;
- Usando fluxo e estanho, solde os contatos com as faixas com segurança.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Entenda o funcionamento da Sonda Lambda! (Abril 2024).