Bug de rádio simples DIY-it-yourself

Pin
Send
Share
Send

Na Internet, você pode encontrar um grande número de esquemas de bugs de rádio. Alguns circuitos são muito complexos e exigem sintonia, outros incluem componentes de rádio escassos e outros nem funcionam!
Trago à sua atenção um esquema de erros que pode ser montado por um amador experiente em rádio e um iniciante nesse assunto.
Vamos olhar para este esquema:

Para a linha pontilhada, não preste atenção ainda.
Para cometer um erro, precisamos dos seguintes detalhes:
  • VT1 - kt315 com qualquer índice de letras (se você quiser aumentar o alcance do erro, é melhor usar um transistor de microondas, por exemplo, kt325 ou kt368, o transistor importado s9018 é perfeito);
  • C1, C4 - 47 ... 68nf;
  • C2, C3 - 10pF;
  • R1 - 33 kOhm;
  • R2 - 100 ohms;
  • Circuito oscilante L1 - 8 voltas de fio de cobre com um diâmetro de 0,3 ... 0,5 mm na haste da caneta de hélio, enrola com cuidado, gira para virar (tirei a bobina acabada de um rádio quebrado).
  • M1 - microfone de eletreto ou condensador.

Para economizar espaço, usei o microfone certo (encontrado em um telefone celular antigo). Apesar de seu tamanho, acabou sendo muito sensível.
Todos os detalhes, exceto o acelerador L2 e o microfone, são mostrados na figura a seguir:

Para fazer L2, precisamos de uma correspondência e um fio muito fino:

Medimos um centímetro e meio de uma partida e os mordemos - esta peça servirá como o núcleo do acelerador. Em seguida, pegue o fio e faça cem voltas. Fixamos as conclusões da bobina resultante, sem verniz, estanho. É isso aí, o acelerador L2 está pronto!

Quando todas as peças são montadas, você pode começar a fabricar a placa de circuito impresso.
Para fazer isso, precisamos de um pedaço de PCB 35x15mm e da própria solução, na qual gravaremos o quadro (usei peróxido de hidrogênio + ácido cítrico). Fazemos um desenho da placa de circuito impresso (pintei sob o transistor s9018)

e transfira para o textolite.

Colocamos o cartão na solução e esperamos até o excesso de cobre desaparecer.
Depois que a prancha estiver confortável, retiramos, enxaguamos com água corrente, removemos o verniz e pregamos:

Em seguida, solde as peças de acordo com o esquema. Atenção, ao montar as peças na placa, não as superaqueça; caso contrário, elas falharão! Tome especial cuidado na montagem do VT1.
Quero dizer algumas palavras sobre a conexão da antena, o sinal é fornecido pelo emissor do transistor, o que torna a frequência de trabalho do bug mais estável.
Circuito montado:

O bug pode ser alimentado na faixa de 1,5 a 9 volts.

Qualquer uma dessas baterias é adequada para alimentar o circuito. Usei uma bateria tipo dedo AAA para um bug mais compacto. Você também pode usar uma "pílula" de 3 volts.
Se você alimentar o circuito a partir da coroa (9 volts), inclua no circuito um resistor R3 com um valor nominal de 100 Ohms.
Solde delicadamente a bateria ao bug. Como antena, você pode usar um fio isolado com 30 cm de comprimento, mas a prática demonstrou que sua ausência não afetará muito a faixa de recepção do circuito. É isso aí, o bug está pronto!

Agora ligue o rádio e procure a frequência do nosso bug. O sinal dele pode ser capturado a uma frequência na faixa de 88 a 108 MHz. Minha frequência era 92,2 MHz. Se o bug "não entrar em contato", tente expandir as voltas da bobina L1 - isso deve ajudar a resolver o problema.
Com uma tensão de alimentação de 1,5 volts, o alcance da recepção é de 30 metros; se você aumentar a tensão para 3 volts, o alcance da recepção aumentará para 100 metros.
Este circuito também tem outra aplicação - um transmissor de áudio. Suponha que você precise emitir som de um telefone para um gravador, mas o último não possui uma função de entrada de áudio. Isso não importa! Nessa situação, esse esquema é muito útil. Quase todos os gravadores têm uma função de recepção de rádio (rádio FM), que usaremos. Lembre-se da linha pontilhada no diagrama de erros? Excluímos o microfone M1 do circuito, conectamos o capacitor C5 a uma capacidade de 10 microfarads, conectamos o plugue de “mini-jack” de 3,5 mm ao menos do capacitor e a potência de menos (menos o “jack” para o geral, esquerda / direita para menos o capacitor) e transferimos o som do telefone para qualquer um rádio localizado na faixa do transmissor! Com a instalação adequada das peças, o circuito começa a funcionar imediatamente.
Você pode usar esses produtos para vários propósitos: desde ouvir salas até a transmissão de som sem fio.
E sobre isso meu artigo chega ao fim, boa sorte para todos na repetição!

Pin
Send
Share
Send