O regulador de temperatura mais simples para uma ponta de ferro de solda.

Pin
Send
Share
Send

Quase todo radioamador enfrenta o problema de um ferro de solda superaquecido quando a ponta é aquecida mais do que o necessário. Soldar com esse ferro de solda não é muito conveniente: a solda começa a mudar de cor, coberta com uma película de óxido, o fluxo evapora instantaneamente ou geralmente começa a disparar, etc. A saída pode ser muito simples.
Precisamos de duas coisas: este é um interruptor de fio (montado diretamente no fio) e um diodo com uma tensão de corrente reversa de pelo menos 250 volts e uma corrente de mais de 0,5 amperes (dependendo da potência do ferro de soldar, com base em 100 W = 0,5 A).
Vamos começar a montagem. Para fazer isso, em um local conveniente para você, é necessário abrir o isolamento do fio condutor de corrente, ou seja, um dos fios e conectar o comutador. Monte um diodo no comutador, conectando-o paralelamente aos contatos do comutador. Veja o diagrama.
Coletamos, ligamos, verificamos.
O dispositivo funciona da seguinte maneira: quando os contatos do interruptor são fechados no ferro de soldar, 100% da energia passa, respectivamente, a ponta é aquecida na mesma quantidade. Este modo é usado para aquecer rapidamente o ferro de soldar. Assim que o ferro de soldar aquecer (5 a 20 minutos), desligue a chave. Quando o interruptor é desligado, a corrente flui através do diodo, e o diodo passa apenas pela metade da fase da tensão alternada e, portanto, 50% da potência, a temperatura do ferro de solda diminui.
Eu tenho um ferro de solda de 60 watts. A temperatura no segundo modo é excelente para soldar as soldas mais comuns. Eu também tinha um ferro de soldar com uma potência de 100 e 30 watts com este regulador, também foi bom trabalhar com eles sem superaquecer.
Quero observar que, com o uso desse regulador mais simples, perdi completamente o desejo de criar outros mais complexos ou comprar outros caros.
Mas ainda quero oferecer outra versão do regulador. Eu não o usei, mas meus amigos dizem que esse regulador não é ruim no trabalho.
Essa é a ideia. Nas lojas de artigos elétricos, os reguladores prontos são vendidos, embora para dispositivos de iluminação. Na aparência, é um pouco maior que um interruptor convencional e pode ser aplicado com sucesso a um ferro de soldar. Veja a imagem.
A desvantagem de tal regulador é sua "invisibilidade de ajuste". Em outras palavras, se for usada para uma lâmpada, obviamente vemos o nível de brilho ajustável. E com um ferro de solda, tudo é triste. Você não pode surpreender visualmente a temperatura dele e precisa alterá-la de caso para caso. Mas ainda há uma saída. Você só precisa calibrar o regulador e marcar a posição com um marcador.
Qualquer que seja o regulador que você escolher ao instalar ou comissionar, não se esqueça de desconectá-lo da rede! Boa sorte

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Como fazer controle de temperatura para ferro de solda (Pode 2024).