Máquina de solda a ponto simples

Pin
Send
Share
Send

Na prática de rádio amador, a soldagem por contato não é frequentemente usada, mas acontece. E quando esse caso chegar, mas não há desejo nem tempo para criar uma boa e grande máquina de solda a ponto. Sim, se você fizer isso, ele ficará inativo, pois o próximo uso pode não ocorrer.
Por exemplo, você precisa encadear várias baterias. Eles são conectados com uma fita fina de metal, sem solda, porque as baterias não recomendam a solda. Para tais fins, mostrarei como montar uma máquina simples para solda por contato local com suas próprias mãos em cerca de 30 minutos.
  • Precisamos de um transformador CA com uma voltagem secundária de 15-25 Volts. A capacidade de carga não importa.
  • Capacitores Levei 2200 microfarads - 4 peças. Você pode fazer mais, dependendo da energia que precisa obter.
  • Qualquer botão.
  • Fios.
  • Fio de cobre.
  • Montagem de diodo para retificação. Você também pode usar um diodo, para retificação em meia onda.

Esquema do aparelho para solda por ponto de resistência


A operação do dispositivo é muito simples. Quando você pressiona o botão que está instalado no plugue de soldagem, os capacitores são carregados até 30 V. Depois disso, o potencial aparece no garfo de soldagem, pois os capacitores são conectados em paralelo ao plugue. Para soldar metais, nós os conectamos e pressionamos com um garfo. Quando os contatos são curtos, ocorre um curto-circuito, como resultado das faíscas deslizarem e os metais são soldados juntos.

Montagem de máquinas de solda


Solde os capacitores juntos.
Nós fazemos um garfo de solda. Para fazer isso, pegue dois pedaços de fio de cobre grosso. E solde os fios, isole o local da solda com fita isolante.
O corpo do bujão será um tubo de alumínio com um bujão de plástico, através do qual os fios de solda ficarão destacados. Para que a saída não falhe, nós os colamos.

Também colocamos um plugue na cola.

Solde os fios ao botão e conecte o botão ao plugue. Enrolamos tudo com fita isolante.

Ou seja, quatro fios vão para o plugue de solda: dois para os eletrodos de solda e dois para o botão.
Montamos o dispositivo, soldamos o plugue e o botão.

Ligue, pressione o botão de carga. Os capacitores estão sendo carregados.

Medimos a tensão nos capacitores. É aproximadamente igual a 30 V, o que é bastante aceitável.
Tentamos soldar metais. Em princípio, tolerante, dado o fato de que eu não peguei capacitores totalmente novos. A fita segura muito bem.

Mas se você precisar de mais ajuda, poderá modificar o esquema desta maneira.

A primeira coisa que chama sua atenção é um número maior de capacitores, o que aumenta significativamente a potência de todo o dispositivo.
Além disso, em vez de um botão, um resistor com uma resistência de 10 a 100 Ohms. Eu decidi que o suficiente com o botão para entrar - tudo se carrega após 1-2 segundos. Além disso, o botão não cola. Afinal, a corrente de carga instantânea também é decente.
E o terceiro é um estrangulamento na corrente do plugue, que consiste em 30 a 100 voltas de fio grosso em um núcleo de ferrite. Graças a esse indutor, o tempo de soldagem instantâneo aumentará, o que aumentará sua qualidade e a vida útil dos capacitores será prolongada.

Os capacitores que operam em uma máquina de solda por resistência estão fadados ao fracasso precoce, pois essas sobrecargas não são desejáveis ​​para eles. Mas são mais que suficientes para várias centenas de juntas de soldagem.

Assista ao vídeo compilar e testar


Pin
Send
Share
Send