O circuito de controle automático de nível de água mais simples

Pin
Send
Share
Send

Um dispositivo de fabricação própria em um transistor pode ser fabricado por quase qualquer pessoa que o queira e faz pouco esforço para comprar componentes muito baratos e não numerosos e os solda em um circuito. É usado para reabastecer a água automaticamente nos contêineres de suprimentos da casa, no país e onde quer que haja água, sem restrições. E existem muitos desses lugares. Primeiro, considere o circuito deste dispositivo. Simplesmente não acontece.

Controle de nível de água no modo automático, usando o circuito eletrônico de controle de nível de água mais simples.
Todo o esquema de controle do nível da água consiste em várias peças simples e, se for montado sem erros de peças boas, não precisará ser configurado e funcionará imediatamente como planejado. Estou trabalhando em um esquema semelhante há quase três anos e estou muito satisfeito com isso.

Circuito de controle automático de nível de água


Lista de peças


  • O transistor pode ser usado com qualquer um destes: KT815A ou B. TIP29A. TIP61A. BD139. BD167. BD815.
  • GK1 - chave de palheta do nível mais baixo.
  • GK2 - chave de palheta de nível superior.
  • GK3 - nível de emergência do interruptor reed.
  • D1 - qualquer LED vermelho.
  • R1 - Resistor de 3K 0,25 watts.
  • Resistor R2 - 300 ohm 0,125 watts.
  • K1 - qualquer relé de 12 volts com dois pares de contatos normalmente abertos.
  • K2 - qualquer relé de 12 volts com um par de contatos normalmente abertos.
  • Como fontes de sinal para reabastecer a água em um tanque, usei contatos de palheta flutuante. No diagrama são designados GK1, GK2 e GK3. Produção chinesa, mas com qualidade muito decente. Não posso dizer uma única palavra ruim. No contêiner onde estão, tenho água tratada com ozônio e, ao longo dos anos de trabalho neles, não houve o menor dano. O ozônio é um elemento químico extremamente agressivo e dissolve muitos plásticos completamente sem resíduos.

Agora considere a operação do circuito no modo automático.
Quando a energia é fornecida ao circuito, o flutuador de nível inferior GK1 é ativado e, através do contato e dos resistores R1 e R2, a energia é fornecida à base do transistor. O transistor se abre e, assim, fornece energia à bobina K1 do relé. O relé liga e bloqueia GK1 (nível inferior) com seu contato K1.1 e, com o contato K1.2, fornece energia à bobina do relé K2, que é um atuador e liga um atuador com seu contato K2.1. O atuador pode ser uma bomba de água ou uma válvula elétrica que fornece água ao tanque.
A água é reabastecida e, quando excede o nível mais baixo, o GK1 desliga, preparando assim o próximo ciclo de trabalho. Tendo atingido o nível superior, a água elevará a bóia e ligará GK2 (nível superior), fechando a corrente através de R1, K1.1, GK2. A fonte de alimentação na base do transistor será cortada e fechará desligando o relé K1, que abrirá o K1.1 com seus contatos e desligará o relé K2. O relé, por sua vez, desligará o atuador. O esquema está preparado para um novo ciclo de trabalho. GK3 é um flutuador de nível de emergência e serve como seguro se o flutuador de nível superior não funcionar repentinamente. O diodo D1 é um indicador da operação do dispositivo no modo de enchimento de água.
E agora vamos começar a fabricar este dispositivo muito útil.

Colocamos os detalhes no quadro.


Colocamos todos os detalhes na placa de ensaio para não fazer um circuito impresso. Ao colocar as peças, você deve considerar soldar o menor número possível de jumpers. É necessário maximizar o uso dos condutores dos próprios elementos para instalação.

O visual final.

O circuito de controle do nível da água está selado.

O circuito está pronto para teste.

Nós nos conectamos à bateria e simulamos a operação dos carros alegóricos.

Tudo está funcionando bem. Assista a um vídeo sobre como testar este sistema.

Assista ao vídeo de teste


Pin
Send
Share
Send