Dessulfatador eletrônico

Pin
Send
Share
Send

Todo mundo que pelo menos uma vez se perguntou "por que a bateria falha", ele sabe que a maioria das baterias falha devido à sulfatação das placas. Todas as baterias de chumbo-ácido estão sujeitas a esse fenômeno.

Fiquei surpreso com a simplicidade do dessulfador eletrônico de recuperação de bateria. De fato, todas as manipulações se resumiram a conectar o dispositivo milagroso à bateria e a restauração de placas sulfatadas começará. Além disso, a bateria nem precisou ser removida do carro, desaparafuse os frascos das latas para drenar o excesso de gás e realizar outras ações. Mesmo a conexão de um carregador não é necessária. Sim, e praticamente nenhum controle especial é necessário - eu joguei os terminais e vou fazer o que quiser, e o dispositivo fará tudo sozinho.
Graças ao dispositivo em questão, você não apenas pode restaurar sua bateria, mas também executar manutenção preventiva nas baterias que ainda estão em operação. Assim, você prolongará seu serviço por anos.

Princípio de operação do dessulfador


O dessulfador é alimentado por uma bateria que restaura. Através do mesmo circuito de potência, ele gera pulsos de alta frequência curtos e reversos. Há muito se sabe que esses pulsos introduzem moléculas de sulfato de chumbo na ressonância, como resultado, ocorre o processo inverso - dessulfatação e a bateria recupera sua capacidade e resistência.
Obviamente, esse método de recuperação tem suas desvantagens: nem todas as baterias são recuperáveis, mas cerca de 85%. E isso, vou lhe dizer, é uma chance muito boa de experimentar esse método. Outra desvantagem é o processo muito longo de recuperação, que pode durar de um dia a um mês.

Circuito dessulfator


No chip 555, é montado um oscilador principal, que gera pulsos curtos com uma frequência de 1-3 kHz. Os elementos C1 e R3 filtram a tensão, garantindo a operação normal do gerador. A saída do microcircuito é carregada em um transistor, que alterna a indutância. Um poderoso pulso curto surge na bobina L1 após o fechamento do transistor. Esse pulso é retornado à bateria através do diodo D1 e do capacitor C4.
Detalhes:
C1, C4 - a capacidade é indicada em microfarads. C1 é melhor tomar não a 30 uF, mas a 300 uF. É melhor fazer o composto C4 conectando em paralelo 4 capacitores de 22 microfarads, pois uma carga muito grande é colocada nele.
As indutâncias L1 e L2 são enroladas em anéis de ferrite. Tudo depende da permeabilidade do núcleo magnético e do diâmetro do anel. L1 Eu tenho cerca de 45 hastes de arame 0,8 mm e a bobina L2 de 70 voltas desse arame. Em geral, eu recomendo usar um testador com medição de indutância ao enrolar bobinas. Os anéis podem ser retirados de fontes de alimentação desnecessárias do computador.
D1 - qualquer poderoso 15-25 A.

Conjunto do dessulfador


Montei o circuito em uma tábua de pão, lacrei os jumpers com pedaços de arame por baixo. O transistor instalado em um pequeno dissipador de calor.
Então eu instalei esta placa em um gabinete improvisado. Obviamente, as dimensões são grandes demais e o dispositivo pode ser muito mais compacto.

Testando o Desulfator


É aconselhável conectar o dessulfador à bateria através de um fusível, para que haja dois amperes. Embora a força dos pulsos seja muito maior, sua duração não é suficiente para desativar o fusível.
Depois de conectar o dispositivo, você deve ouvir um leve ruído, indicando o funcionamento normal do dispositivo.

Bem, a verificação final só pode ser feita usando um osciloscópio. Para fazer isso, primeiro conecte as pontas de prova à entrada do transistor (diagrama verde). Depois de verificar se o gerador está funcionando, você pode conectar as sondas paralelas à saída do dispositivo (diagrama amarelo). E você verá pulsos periódicos semelhantes a picos, indicando a operação normal do dessulfador. No pico, esses pulsos atingem 30 V e nos terminais da própria bateria. E a força atual flutua entre 15 e 25 A.

Processo de Recuperação de Bateria


Antes de recuperar, é aconselhável carregar completamente a bateria. Se você deseja restaurar a bateria na onda, descarte um terminal de energia do carro para não danificar os componentes eletrônicos do seu carro.
Em seguida, conecte o desulfator e aguarde. Os tempos de espera são sempre individuais. Tudo o que você precisa é de monitoramento periódico da bateria - medição de tensão para impedir uma descarga completa. A medição da tensão deve ser feita com o dessulfator desligado, isso é obrigatório.
O resultado máximo pode ser obtido somente após 4 semanas de operação contínua do dessulfador.
Embora o dispositivo seja autônomo, não recomendo deixá-lo sem supervisão.

Desulfator chinês


Ali Express, você pode comprar um kit pronto para montagem, consulte - AQUI.
Ou um dispositivo completamente acabado, consulte - AQUI.

Assista ao vídeo sobre a montagem do kit chinês



Veja como instalar a bateria com um desulfator.


Pin
Send
Share
Send