Controle automático de velocidade do refrigerador

Pin
Send
Share
Send


Os ventiladores de refrigeração estão agora em muitos aparelhos domésticos, sejam eles computadores, centros de música, home theaters. Eles são bons, lidam com sua tarefa, resfriam os elementos de aquecimento, mas ao mesmo tempo emitem um ruído de cortar o coração e muito irritante. Isso é especialmente crítico em centros de música e home theater, porque o barulho do ventilador pode interferir na apreciação da sua música favorita. Os fabricantes geralmente salvam e conectam os ventiladores de resfriamento diretamente à fonte de alimentação, da qual sempre rodam na velocidade máxima, independentemente de o resfriamento ser necessário ou não no momento. Esse problema pode ser resolvido de maneira simples - para criar seu próprio controlador automático de velocidade do refrigerador. Ele monitorará a temperatura do radiador e só ligará o resfriamento, se necessário, e se a temperatura continuar aumentando, o regulador aumentará a velocidade do resfriador ao máximo. Além de reduzir o ruído, esse dispositivo aumentará significativamente a vida útil do próprio ventilador. Você também pode usá-lo, por exemplo, ao criar amplificadores poderosos, fontes de alimentação ou outros dispositivos eletrônicos.

Esquema


O circuito é extremamente simples, contém apenas dois transistores, um par de resistores e um termistor, mas, no entanto, funciona muito bem. M1 no diagrama é um ventilador, cuja velocidade será regulada. O circuito foi projetado para usar resfriadores padrão para uma voltagem de 12 volts. O VT1 é um transistor n-p-n de baixa potência, por exemplo, KT3102B, BC547B, KT315B. Aqui é desejável usar transistores com um ganho de 300 ou mais. O VT2 é um potente transistor n-p-n, é ele quem troca o ventilador. Você pode usar o KT819 doméstico barato, o KT829. Novamente, é aconselhável escolher um transistor com um grande ganho. R1 é um termistor (também chamado de termistor), um elo chave no circuito. Ele altera sua resistência dependendo da temperatura. Qualquer termistor NTC com uma resistência de 10-200 kOhm, por exemplo, o MMT-4 doméstico, é adequado aqui. O valor do resistor de ajuste R2 depende da escolha do termistor, que deve ser de 1,5 a 2 vezes mais. Este resistor define o limite para ativar o ventilador.

Fabricação do controlador


O circuito pode ser facilmente montado por instalação com dobradiças ou você pode fazer uma placa de circuito impresso, como eu fiz. Para conectar os fios de energia e o próprio ventilador, as placas terminais são fornecidas na placa e o termistor é exibido em um par de fios e conectado ao radiador. Para maior condutividade térmica, você precisa conectá-lo usando graxa térmica. A placa é feita pelo método LUT, abaixo estão algumas fotos do processo.



Placa de download:
shema.zip 2.09 Kb (downloads: 721)

Depois que a placa é feita, as peças geralmente são seladas nela, como de costume, primeiro pequenas e depois grandes. Vale a pena prestar atenção na fiação dos transistores para soldá-los corretamente. Após a conclusão da montagem, a placa de circuito precisa ser lavada com os resíduos de fluxo, circular os trilhos, garantir que a instalação esteja correta.



Personalização


Agora você pode conectar o ventilador à placa e aplicar energia com cuidado, colocando o resistor de sintonia na posição mínima (a base VT1 é puxada para o chão). O ventilador não deve girar. Então, girando o R2 suavemente, você precisa encontrar um momento em que o ventilador comece a girar levemente na velocidade mínima e gire o aparador um pouco para trás para que ele pare de girar. Agora você pode verificar o funcionamento do regulador - basta colocar o dedo no termistor e o ventilador começará a girar novamente. Assim, quando a temperatura do radiador é igual à temperatura ambiente, o ventilador não gira, mas se subir um pouco, ele começará a esfriar imediatamente.

Pin
Send
Share
Send