Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Um bug de rádio é um transmissor de rádio simples com um microfone que capta os menores sons ao seu redor e os transmite através de uma onda de rádio. Assim, deixando esse dispositivo em um local adequado, você pode ouvir tudo o que é feito ao seu redor. Você pode encontrar muitos aplicativos do bug do rádio - por exemplo, use-o como um monitor de bebê, fones de ouvido sem fio ou apenas para escutar as conversas de outras pessoas (esse aplicativo não é totalmente legal). Se você montar dois transmissores de rádio, poderá organizar uma conexão sem fio, por exemplo, entre casas vizinhas. Um grande número de esquemas de bugs é apresentado na Internet, do mais simples ao mais caro e complexo, construído em microchips. O esquema abaixo, na minha opinião, é o mais ideal: para sua construção, peças raras ou caras não são necessárias, no entanto, fornece um bom alcance de transmissão de sinal (até 500 m) e alta estabilidade.
Esquema
O circuito inclui três cascatas. Um amplificador de sinal de áudio de microfone é construído no transistor VT1, um gerador de sinal portador é produzido no transistor VT2 e o transistor VT3 é um amplificador de alta frequência, é ele quem é responsável por uma boa faixa de transmissão. Os seguintes transistores são usados: VT1 - KT3130B, VT2 - KT368A, VT3 - KT3126B. Um microfone de eletreto é usado para transformar o som em um sinal elétrico. Você pode encontrar um em qualquer loja de peças de rádio ou retirá-lo de um fone de ouvido desnecessário, porque os microfones certos são usados lá. A bobina L1 é enrolada com um fio de cobre em um mandril com um diâmetro de 3 mm, 6 voltas, o fio pode ser puxado com uma seção transversal de 0,3-0,4 mm. Como mandril, você pode usar uma broca convencional. L2 é um estrangulador com uma indutância de 100 μH; é melhor usado pronto. Como antena, você pode usar um pedaço regular de fio, mas se precisar atingir a distância máxima de transmissão, use um fio com um comprimento de um quarto do comprimento de onda no qual o transmissor trabalha.
stablenyj-radiozhuchok-filin-3.zip 31.53 Kb (downloads: 724)
Construir um bug de rádio
O circuito é montado em uma placa de circuito impresso medindo 70 x 30 mm; o método LUT é usado para sua fabricação. Não é necessário espelhar o quadro antes de imprimir. Abaixo estão algumas fotos do processo.
Depois que o cobre é gravado, os furos são perfurados, os caminhos são estanhados, você pode soldar as peças. Atenção especial deve ser dada ao microfone, ou melhor, à sua polaridade. Um de seus contatos está em curto-circuito com seu estojo - esse contato é negativo, é soldado ao negativo do circuito. O microfone deve ser soldado rapidamente, caso contrário, existe o risco de superaquecimento. Por conveniência, os fios de energia podem ser soldados diretamente ao conector da bateria da coroa. Construir um bug não é difícil, se você fizer tudo gradualmente e não se apressar, verifique a vedação correta de cada peça.
Configuração e execução de avaliação
Para a primeira partida, você precisa de um miliamperímetro, para controlar o consumo atual, ele está incluído na folga de um dos fios de alimentação. Conectamos a coroa e observamos as leituras do dispositivo - a corrente deve ficar entre 10 a 30 mA. Se for normal, você pode ligar o rádio e tentar encontrar o sinal do transmissor em teste. Na maioria das vezes, o sinal já está entre 80-110 MHz. Se ele "rastejou" fora dessa faixa e o receptor não conseguir pegá-lo, você deve ajustar a bobina L1, comprimindo e soltando suas voltas. A frequência da transmissão depende da indutância desta bobina. Quando o sinal é encontrado, a bobina pode ser preenchida com verniz dielétrico ou resina epóxi, para que a configuração não dê errado. É muito importante garantir que a frequência de transmissão do transmissor montado não se sobreponha à frequência de qualquer estação de rádio. Se eles cruzaram, é necessário alterar a frequência sintonizando a bobina L1. Não é necessário mais sintonia para o bug, basta ajustar a frequência de transmissão. Agora você pode testá-lo quanto à faixa de transmissão do sinal, afastando-se cada vez mais do transmissor com o receptor de bolso. Um transmissor montado e sintonizado corretamente pode fornecer um alcance de transmissão de até 500 m em uma área aberta. Lembre-se de que o alcance da recepção também depende da sensibilidade do receptor. Montagem bem sucedida.
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send