Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Ninguém está imune a uma falha tão irritante como quebrar uma broca durante a operação. E a broca não é tão patética quanto a parte que estava sendo processada naquele momento. Se um fragmento da broca quebrar com uma cauda saliente, removê-la não é tão difícil. Mas se a ponta do naufrágio se afogou em metal, tudo será muito mais complicado.
Pode haver vários motivos para a falha:
- rotações altas;
- desvio radial do cartucho;
- superaquecimento;
- arestas de corte sem corte;
- desvio da broca em relação ao eixo.
Se os detalhes são grandes e o nó em que a perfuração é responsável e não há nada para substituí-lo, você deve pensar em como tirar o chip do furo.
Métodos para extrair um fragmento de uma broca:
Uso de alicates
Essa é a opção mais fácil quando a broca não penetra profundamente e quebra perto da superfície. Use um alicate com garras retas ou curvas alongadas. Esta ferramenta é usada por eletricistas em seu trabalho. Para retirar a broca, insira o alicate no orifício e segure-o pela ranhura helicoidal. Primeiro, com um leve movimento para a esquerda, deslize o fragmento da broca para fora do lugar. Assim que sentir que está solto no orifício, puxe-o para fora.
Lembre-se: todas as brocas têm um aperto de parafuso à direita. Para retirá-las, é necessário girar as ferramentas de trabalho para a esquerda para desencaixá-las da malha com o metal.
Com pinças
Use uma pinça. Aqui, o principal é que seus lábios vão para o buraco e agarram a broca. Gire a pinça para a esquerda e faça movimentos oscilatórios de um lado para o outro. Use pinças domésticas com uma superfície de trabalho corrugada para soldar componentes de rádio.
Tomamos duas chaves de fenda
Use duas chaves de fenda finas. Empurre-os nas ranhuras dos parafusos da broca até que pare e aperte-os firmemente com os dedos. Girando a broca para a esquerda, puxe-a para fora do furo. Se não houver força de compressão dos dedos suficiente, aperte as chaves de fenda com um alicate, alicate ou alicate.
Se for possível inclinar a peça, tente usar um martelo pesado para tirar o chip do buraco por todos os lados.
Usando solda aderente
Use uma máquina de solda e um eletrodo fino. Solde o eletrodo na broca presa para que fique presa desde o primeiro impulso. Espere um pouco e tente retirá-lo. No entanto, deve-se lembrar que, se o eletrodo for soldado nas paredes do furo, o problema só piorará. Ele virá para perfurar o influxo de metal e o restante do eletrodo com outra broca para obter o resto. Para evitar tocar o eletrodo na peça, enrole a ponta do eletrodo com fita isolante.
Chip quebrado
Se a broca estiver firmemente presa no furo e não puder ser movida de forma alguma, use uma haste de metal e um martelo pesado para empurrá-la do local com fortes pancadas. Lembre-se de que a broca é feita de aço-liga e de golpes fortes pode desmoronar.
Os fragmentos são facilmente retirados com um alicate com mandíbulas alongadas. Não segure a haste com as mãos, mas use um alicate ou alicate para fazer isso. Isso é necessário para evitar bater nos dedos em caso de falha.
Precauções de segurança e algumas dicas
Para facilitar a remoção da broca presa, coloque algumas gotas de óleo no orifício. Use luvas e proteção para os olhos durante a operação. Quando um martelo atinge um objeto de metal, fragmentos de metal podem voar. É necessário acertar a haste de metal com um martelo em um ângulo de 90 graus ou com uma ligeira inclinação do eixo do furo, para evitar golpes nas mãos.
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send