Reparação de cabos USB DIY - Micro USB DIY

Pin
Send
Share
Send


Um cabo bom, com um plugue durável e bom para carregar o telefone na loja é extremamente difícil. Muitas vezes, a qualidade dos produtos declarados na embalagem não corresponde à realidade. Se o próprio plugue micro usb, que se conecta ao conector do seu telefone ou outro dispositivo, for de aço de baixa qualidade, afrouxará muito em breve ou dobrará e se soltará no conector, causando falhas ao carregar a bateria. Ou ele deixará de transmitir e receber arquivos de outros dispositivos, por exemplo, de um computador ou unidade flash. E é muito desagradável quando o cabo que você possui com um bom plugue para de funcionar repentinamente por causa de um núcleo de cabo quebrado, próximo ao próprio plugue. Isso acontece devido a dobras permanentes do cabo quando usado. Quando isso acontece é uma questão de tempo. Dependendo da intensidade de uso. Você pode comprar um novo ou reparar o antigo - esse é um assunto individual. Pessoalmente, prefiro a segunda opção. Não tanto por causa da agitação da escolha e de andar pelos salões de comunicação, mas por meu próprio interesse. Sim, e, novamente, não precisarei gastar dinheiro ... Em geral, uma filha recentemente me trouxe um cabo com defeito. Não sei o que ela fez com ele, mas ele foi danificado nas bases de ambos os plugues de uma só vez - usb e micro usb.

Abordei esse assunto, também porque esse cabo era "nativo" do telefone dela, que vinha completo com um telefone, carregamento e fones de ouvido. Ela se recusou categoricamente a usar outro, por medo de estragar o telefone. E ela também não queria comprar o cabo original. Eu tive que dar a ela o meu (bom, nós temos os mesmos telefones) e consertar um telefone quebrado para mim. O trabalho me levou cerca de uma hora.

Vai precisar


  • Ferro de solda, estanho e fluxo.
  • Tesoura.
  • Faca de escritório.
  • Segundos de cola.
  • Encolher o tubo (de preferência combinando com a cor do cabo).
  • Isqueiro
  • Pequenas pinças.

Reparação de cabos


Para começar, sem cerimônia, cortamos o plugue danificado do cabo. No meu caso, ambos os plugues.

Em seguida, usando uma faca de escritório, corte o bujão ao longo da costura. Minhas caixas de plugues foram soldadas ao longo da costura, então tive que mexer. Mas há tomadas com uma caixa dobrável - aqui alguém tem sorte. No entanto, tendo desenhado várias vezes com uma nova lâmina de faca de escritório nas costuras do estojo, eu a separei com bastante facilidade e rapidez. Depois de remover a caixa, desmontamos o plugue em suas partes componentes.

Aqui você precisa ter cuidado. Em termos de contatos de plugue: qual fio é soldado a qual. Para não ficar confuso, você pode marcar os contatos com marcadores coloridos, na cor dos fios. Eu não preciso disso, conheço há muito tempo o layout usb de cor ... Apenas no caso:

Agora vamos lidar com o cabo. Medimos a partir da borda a distância no comprimento do selo de borracha e também adicionamos aqui o comprimento aos contatos do plugue. Corte a trança do cabo de acordo com o comprimento calculado.

Colocamos uma vedação de borracha nos fios, soldamos os fios coloridos nos contatos correspondentes e inserimos o bloco com os contatos no plugue de metal.

Depois de nos certificarmos de que tudo está no lugar, nada se destaca em qualquer lugar, colamos o estojo de plástico no plugue com a segunda cola. Monitoramos cuidadosamente que a cola não entra nos contatos do plugue.

Em seguida, colocamos um tubo termo-retrátil no cabo (da outra extremidade) e o encaixamos com um isqueiro. Mais uma observação: se você estiver consertando apenas um plugue, certifique-se de que o tubo de calor seja colocado no cabo antes de soldar o plugue ao cabo e colar o estojo; caso contrário, será necessário desmontar tudo novamente para corrigir essa supervisão. Após o encolhimento, o tubo prende firmemente o cabo junto com o selo de borracha; você recebe uma trança quase monolítica, como antes.

Agora, o segundo plugue é micro usb. Passamos o tubo de calor no cabo com antecedência, para não esquecer mais tarde. Nós desmontamos o plugue. Assim como o anterior: com a ajuda de uma faca de escritório.

Aqui, o design acabou sendo ainda mais simples que o do plugue USB - os fios simplesmente grudam na parte superior do plugue diretamente em sua trança e, quando conectado à parte inferior do plugue, essa trança é perfurada pelos entalhes nos contatos localizados na parte inferior do plugue. O principal aqui não é confundir o layout da fiação colorida.

Em seguida, montamos o plugue, como o anterior.

Colocamos a trança quebrada do termotubo do cabo, que colocamos anteriormente no cabo. Nós sentamos ao telefone.

Isso é tudo - o cabo quebrado está de volta em operação, com as mesmas funções para as quais foi destinado pela instrução. E sem violações externas e visíveis da trança, como fita isolante enrolada. Parece novo. Nós nos conectamos ao telefone e o usamos com prazer!

Pin
Send
Share
Send