Como desaparafusar facilmente a porca de um moedor, se o disco estiver preso

Pin
Send
Share
Send

Uma variedade de mecanismos facilita nosso trabalho, tanto na produção quanto em condições domésticas. Mas, às vezes, apresentam "surpresas" inesperadas e não muito agradáveis. Afinal, é impossível prever todas as situações em que você precisa usar ferramentas.
Isso também se aplica ao retificador (rebarbadora), quando o disco de corte está tão firmemente preso a ele que não é possível desaparafusar a porca de aperto usando uma chave padrão ou outras ferramentas ou métodos. Nesse caso, existe o risco de quebra do botão de fixação rápida do disco e até do corpo da ferramenta, geralmente feito de liga de alumínio. A questão é complicada pelo fato de que a superfície na qual o disco de trabalho é pressionado é geralmente redonda e é impossível parar.

Por que a porca de aperto é apertada?


O búlgaro, dependendo da marca e do diâmetro do disco de trabalho, desenvolve de 6.000 a 12.000 rpm. Quando um disco rotativo toca fortemente a superfície de trabalho, ocorrem os seguintes processos de movimentação rápida.
O disco de corte, colidindo com o material, experimenta grande resistência e é um pouco travado, mas o rotor do motor elétrico gira por inércia por vários momentos na mesma velocidade e literalmente aparafusa a rosca do eixo na contraporca, pressionando-a na roda de corte. Desaparafusá-lo agora não será fácil, especialmente com uma chave nativa.

Existem várias maneiras de se livrar desse defeito. Nem todos eles passam sem um rastro para a ferramenta. Aqui, olhamos para um deles, que pode ser chamado de auto-térmica.

Como consertar um grampo de disco em um moedor


Para implementar esse método, você precisará de um material maciço de madeira: um pedaço de uma tábua grossa, um pedaço de madeira ou apenas um toco.

Em seguida, pegamos um moedor com um disco firmemente preso, ligamos a ferramenta e com força suficiente pressionamos a porca de fixação na superfície do toco para que ela esfregue continuamente contra uma superfície de madeira.

O processo deve ser continuado por dois a três minutos. Este tempo é suficiente para a porca de aperto não apenas aquecer, mas também aquecer. Se o aquecimento não for interrompido a tempo, existe o risco de danos ao rolamento do eixo devido ao superaquecimento.

O grau de suficiência do efeito térmico na porca de fixação pode ser verificado usando uma pipeta com água: as gotas dela evaporam instantaneamente, mal atingindo sua superfície.

Então procedemos de maneira padrão. Pressionamos o botão para substituição rápida do disco e desaparafusamos a porca com uma chave padrão sem nenhum esforço. Nesse caso, a propriedade conhecida do metal nos ajuda a expandir quando aquecidos.

A porca é completamente desaparafusada sem nenhum esforço extra.

Notas e dicas


Para reduzir a probabilidade de prender o disco de trabalho no triturador, a ferramenta deve ser carregada com cuidado para impedir que o disco entre em contato com o material que está sendo processado.
O disco deve ser montado no eixo com um padrão (marcação) para fora (na direção da porca de aperto), pois é desse lado que o disco possui uma arruela larga de metal. Se ocorrer obstrução ou quebra do disco, será mais fácil manusear o grampo móvel, pois ele deslizará ao longo da arruela de metal e não na superfície áspera do disco.
Ajuda a colocar arruelas de papelão ou outro material não muito duro sob a porca. Mas este método não é especificado pelo fabricante da ferramenta, pois isso pode causar desequilíbrio e a confiabilidade da montagem do disco no eixo-árvore não é garantida.
A porca de fixação pode ser aquecida usando um maçarico ou queimador de gás. A fonte de calor neste caso não importa. O principal é não exagerar no aquecimento, para não danificar o rolamento do eixo.

Pin
Send
Share
Send