Como assar apenas pão caseiro sem uma máquina de pão

Pin
Send
Share
Send

O pão caseiro é cozido por várias razões: acaba por ser muito saboroso, pode ser quebrado e consumido quente com uma crosta crocante; certamente será fresco e cozido sem aditivos prejudiciais. Se você acha que fazer pão é muito difícil, aqui está uma receita muito simples. Não requer equipamentos especiais e ingredientes complexos.

Inventário e receita essenciais


Para assar pão, você precisará de:
  • um recipiente para amassar massa com um volume de pelo menos 1,5 litros;
  • uma colher de sopa;
  • uma faca;
  • rolo de massa;
  • papel pergaminho;
  • uma assadeira;
  • escova de silicone para untar uma assadeira;
  • assadeira (se houver, se não - você pode sem ela);
  • placa para o teste;
  • peneira para peneirar farinha;
  • uma faca muito afiada ou uma lâmina perigosa para massa de corte encaracolado.

A receita foi projetada para uma porção de pão com 450 g. Se a quantidade especificada de massa for dividida em 2 partes, você receberá pão pequeno e um pão francês com 225 g.
Os seguintes ingredientes serão necessários para o teste:
  • 400 g de farinha de trigo (8 colheres de sopa com uma colina);
  • 200 ml. água morna (pode ser substituída por leite);
  • 1 colher de chá sem uma lâmina de sal de mesa;
  • 1 colher de sopa de açúcar e óleo vegetal refinado;
  • 1 ovo de galinha;
  • 15 g de fermento seco ou alcoólico.

O processo passo a passo de fazer pão no forno


1. Água morna é derramada na tigela, o fermento é colocado e o líquido é misturado até que o fermento se dissolva completamente.

2. Quando o fermento se dissolve, o açúcar é adicionado a eles. Mexa novamente. O açúcar ajuda a iniciar o processo de fermentação. Quando o açúcar se dissolve, são adicionados sal e óleo vegetal.

3. Um ovo à temperatura ambiente é quebrado sobre uma tigela.

4. Todos os ingredientes são misturados até ficar homogêneo.

5. Despeje um terço da farinha na mistura. Antes disso, 400 gramas são medidos usando balanças, um copo medidor ou uma colher de sopa. O volume inteiro é peneirado duas vezes. Para que a farinha seja enriquecida com oxigênio e ajude a massa a subir.

6. Misture a farinha e a colher em uma tigela com outros ingredientes. Uma massa cremosa é obtida.

7. A farinha restante é visualmente dividida ao meio. Despeje uma parte em uma tigela, continuando a amassar a massa com uma colher.

8. A massa ao toque ainda é pegajosa e não muito grossa. Este é um produto semi-acabado que precisa subir pela primeira vez. Para fazer isso, cubra o recipiente com uma toalha de algodão e coloque-o ao lado do forno por meia hora. No calor e no silêncio, a massa aumenta, aumentando em volume.

9. Após 30 minutos, remova a toalha. Adicione a farinha restante à massa.

10. A massa é amassada com as mãos. Com uma mão, gire a tigela em círculo, com os dedos da outra mão, separe a massa das paredes da tigela, direcionando-a para o centro. Continuando a girar a tigela, a massa é coletada da borda para o centro, usando os dedos e o pulso. A massa é formada em uma bola de plástico. Cubra com uma toalha, deixe em um lugar quente por mais 40 minutos.

11. Quando a massa dobrou, surgiram bolhas de ar e a toalha foi removida. A partir da massa você pode formar pão.

12. O tabuleiro é polvilhado com farinha. A massa é colocada em uma tigela em uma placa.

13. Com movimentos leves, como se sem esforço, as bordas dos dedos são direcionadas para o centro e pressionadas contra o pulso. Ao mesmo tempo, com a outra mão, gire a peça de trabalho. Quando o caroço deixa de grudar nas mãos, uma bola é rolada.

14. Se você planeja assar um pão grande e comum, nesta fase a massa pode ser transferida para uma assadeira, coloque em um local quente por 20 a 30 minutos para repousar e assar. Se você planeja assar um pequeno pão e baguete, a bola precisa ser cortada ao meio.

15. Metade para amassar e colocar em uma tigela. O segundo é dar uma forma oval, mudar para uma forma retangular para assar, fazer os entalhes com uma faca ou lâmina afiada. Cubra e limpe mais perto do forno para subir.
Você não pode colocar imediatamente o pão no forno, ele definitivamente deve aparecer. Só assim será assado, obter uma migalha leve e arejada.

16. Se não houver uma forma redonda ou retangular para assar, você pode assar um pão em uma assadeira comum. Para fazer isso, a parte restante é desenrolada com um rolo em uma camada retangular (cerca de 1 cm de espessura)

17. A superfície é lubrificada com óleo vegetal com uma escova. As arestas da formação se sobrepõem.

18. A camada dobrada é novamente enrolada em um retângulo, a superfície é lubrificada, a massa é sobreposta e dobrada. Após repetir o processo três vezes, o retângulo é torcido em um rolo e as bordas são arrancadas. O pão é enrolado à mão, dando a forma de uma longa baguete. De cima, entalhes oblíquos com uma lâmina são característicos do pão. A assadeira é coberta com pergaminho, untada com óleo e polvilhada com farinha. Depois disso, coloque um pedaço de pão, cubra e deixe descansar por meia hora.

19. Quando o pão sobe, é cuidadosamente colocado no forno quente. A temperatura dos primeiros 10 minutos deve ser alta - aproximadamente 210 - 220 graus.

20. Após 10 minutos, a superfície de metal do forno é pulverizada com água para formar vapor. O vapor irá assentar na superfície do pão, formando uma bela crosta. A temperatura é reduzida para 180 graus e outros 25 a 30 minutos são cozidos.

21. Quando a assadeira estiver pronta, o forno será desligado. A porta está aberta, deixando entrar ar frio. Deixando o pão quente repousar por 5 minutos em um forno aberto, ele é removido e transferido para a gradinha.

22. Os pães prontos podem ser polvilhados com salsa picada, endro e alho.

Pin
Send
Share
Send