Substituindo um sistema de drenagem de ferro fundido por um de plástico

Pin
Send
Share
Send


Ao reparar o encanamento, é necessário substituir parte do cano de esgoto (geralmente um T). Em vez de tubos obsoletos de ferro fundido, o plástico é usado em toda parte hoje. Sobre como fazer corretamente uma transição confiável entre dois tipos diferentes de tubos, descreverei em detalhes neste artigo.

O que você precisa ter em mãos


  • Manguito de borracha de transição;
  • Selante sanitário;
  • Geleia de petróleo técnica ou graxa de silicone;
  • Um martelo;
  • Chave de fenda plana;
  • Montagem;
  • Faca e escova para metal;
  • Queimador de gás autônomo.

Trabalho preparatório


É melhor fazer o processo de desconectar tubos de ferro fundido que permanecem há mais de uma dúzia de anos - o fato é que o material é bastante frágil e, quando uma parte do sistema de esgoto que falha é desconectada, é alta a probabilidade de danos a uma seção inteira do tubo antigo.
O sino do esgoto de ferro fundido foi tratado com um selante especial de enxofre e reboco de linho e, no topo, coberto de argamassa de cimento. O último é fácil de derrubar, empunhando um martelo e uma chave de fenda, mas o selante de enxofre em sua consistência tornou-se tão denso quanto o tubo de ferro fundido. Para extraí-lo, você precisará aquecê-lo com um queimador de gás. A chama deve ser direcionada não em um ponto, mas conduzindo uniformemente ao longo de toda a conexão - se o tubo estiver superaquecido a partir de uma borda, devido à expansão atômica, há uma chance de que uma peça se quebre.

Ao mesmo tempo, verifique a consistência do selante - se o enchimento ficar mais macio, você deve retirá-lo imediatamente. É melhor fazer isso com a mesma chave de fenda, limpando a junção possível. O principal é não se apressar e executar todas as ações com a maior precisão possível.

Ao operar o queimador em ambientes fechados, forneça ar fresco e use equipamentos de proteção. A conformidade com as regras de segurança contra incêndio evitará possíveis problemas ao trabalhar com uma chama aberta. Ao mesmo tempo, esteja preparado para o fato de não gostar do cheiro do selante antigo das juntas dos tubos de ferro fundido.
Depois de liberar a junta, se possível, comece a afrouxar o elemento a ser excluído. Ao desmontar o tee, você pode usar uma pequena alavanca.

Tendo obtido acesso ao flange de conexão, limpe-o com uma faca e uma escova de metal, removendo os restos do selante antigo e limpando a superfície.

Se o trabalho for realizado em um prédio de apartamentos, você deve preparar um bujão para o cano (uma bolsa com panos, etc.), caso alguém repentinamente resida em cima dos vizinhos, decida usar o sistema de esgoto.

Instalação do manguito de transição


A parte mais difícil do trabalho foi concluída. Agora você precisa instalar a luva de conexão, lubrificando-a e o flange do tubo com um selante sanitário.

Bata nas bordas da pastilha com um martelo para um ajuste confortável.

Lubrifique a parte interna do adaptador com vaselina e monte o elemento plástico do tubo de esgoto. A natureza do trabalho com um sistema de drenagem de menor diâmetro repete completamente as etapas descritas acima, apenas o adaptador terá um tamanho diferente.

Se não houver conexão com flange e você precisar unir um tubo de ferro cortado com precisão - não há nada mais fácil, pois existem adaptadores especiais para este gabinete. Eles são montados diretamente no tubo e, em seguida, um novo sistema de plástico já está montado. Não se esqueça de tratar as juntas com selante para não eliminar possíveis vazamentos posteriormente.

Como você pode ver, o trabalho de substituir o esgoto de ferro fundido por um tubo de plástico é desprovido de dificuldades intransponíveis e pode muito bem ser realizado de forma independente. O principal é observar as precauções de segurança durante o trabalho e dosar os esforços aplicados para não destruir os elementos remanescentes de ferro fundido.

Assista ao vídeo detalhado


Pin
Send
Share
Send