Gerador de vento DIY

Pin
Send
Share
Send

Em locais sem eletricidade, há um problema com a recarga de smartphones e outros equipamentos. O uso de um banco de pavimentos é apenas uma medida temporária. É muito mais confiável obter uma fonte de energia alternativa gratuita. Em sua qualidade, um gerador eólico em miniatura caseiro é adequado. Seu desempenho é suficiente para recarregar um smartphone.

Materiais:


  • Gerador sem escova de 220V (sim, é 220V, não é um erro de digitação);
  • Ponte de diodo retificador trifásico;
  • Conversor de tensão com saída USB.
  • Tubo de PVC de 32 mm;
  • Tubo de PVC 50 mm;
  • adaptador de 32 a 50 mm;
  • 2 braçadeiras sem-fim;
  • um pedaço de folha de PVC ou plexiglass;
  • Parafuso M10 80 mm;
  • 2 porcas M10;
  • rolamento com um diâmetro externo de 32 mm;
  • pás de um ventilador doméstico;
  • mistura cimento-areia.

Fazendo um moinho de vento


Antes de tudo, vou explicar o coração do nosso moinho de vento, que é um mini-gerador de 220V comprado na Ali Express.

Este é um motor elétrico sem escova trifásico (avaliado em 50 W), que a velocidades nominais (10.000 rpm) é capaz de gerar cerca de 220 volts de tensão trifásica. Mas como é impossível criar essas revoluções com a ajuda do vento, apenas uma rotação fraca está disponível para nós, então essa turbina nos dará cerca de 12 a 20 V. Isso será suficiente para nossos propósitos.
Nós pegamos um tubo de PVC.

Um motor é colado na borda do tubo de PVC do esgoto com um adesivo de fundição a quente de 32 mm. Para maior confiabilidade, ele precisa ser reparado com um par de grampos de rosca sem-fim.

Tendo saído a 50 mm do motor, é feito um orifício passante no tubo com uma broca de 10 mm, como na foto. O tubo em si precisa ser cortado. É o suficiente para deixar 35-40 cm.

Na borda do tubo oposto ao motor, é feito um corte longitudinal com um comprimento de 25 a 30 mm. Ele deve estar alinhado com a direção do furo feito anteriormente.

A cauda de um moinho de vento é cortada a partir de um pedaço de plástico ou acrílico. Usando uma pistola térmica, ela é colada na fenda do tubo.

Um parafuso M10 é inserido no orifício do tubo com o motor e a cauda. Uma porca é parafusada nela.

Em seguida, é montado um rolamento, que é apertado por uma segunda porca.

O adaptador de PVC de 32 mm a 50 mm se encaixa no rolamento. Se esse for um pouco menor, use um espaçador de um pedaço do tubo.

Um tubo de PVC de 50 mm está conectado ao adaptador.

As lâminas devem ser colocadas no eixo do motor. Eles podem ser removidos de um ventilador queimado.

Se o diâmetro de pouso nas lâminas for um pouco maior, instale um tubo adequado no eixo e use adesivo hot melt.

Para proteger o motor da chuva, uma tampa é colada. Para fazer isso, você pode usar um pedaço de corte de 50 mm ao longo do tubo de esgoto.

Para consertar o gerador eólico, você precisa fazer uma posição pesada. A maneira mais fácil é misturar concreto e despejá-lo em uma forma quadrada feita de tijolos.

Um tubo de PVC de 50 mm inserido verticalmente do adaptador na caixa do ventilador é inserido verticalmente na placa de concreto resultante. No segundo dia, o concreto já é forte o suficiente para segurar o gerador.

Quando exposto ao vento, o gerador gera energia com uma tensão de salto, isso é normal. Quando você conecta a lâmpada de LED, pode ver que ela está piscando. Solde os fios do motor primeiro a um retificador trifásico.

E depois para o conversor de tensão abaixador.

Depois disso, uma tensão estável é fornecida sem surtos críticos, adequados para carregar um smartphone com uma tensão de 5V.

Este é um gerador eólico barato e fácil de fabricar. Pode ser colocado na varanda se você não mora no primeiro andar. E o vento deve ser suficiente para carregar a bateria do celular.

Pin
Send
Share
Send