Como fazer um registro eterno e quanta lenha pode ser salva com ele

Pin
Send
Share
Send

O suprimento controlado de vapor de água para o forno prolonga a queima de lenha e aumenta a transferência de calor da chama para a alvenaria ou partes metálicas da caldeira. Para alcançar esse efeito, um dispositivo de log eterno é usado. Se você possui um triturador, uma furadeira e uma solda elétrica, pode fazê-lo sozinho, ao mesmo tempo em que economiza madeira em cerca de 15% ou mais.

Materiais:


  • tubo de aço d72 mm ao longo do comprimento do forno;
  • chapas grossas para entupir o tubo;
  • canto de aço ou pneu;
  • porca e parafuso M16;
  • haste de aço d 6-10 mm.

Fazendo registro eterno


Primeiro você precisa cortar o tubo ao longo do comprimento do forno. Idealmente, deve ser igual à lenha comumente usada. De uma chapa grossa, 2 círculos de d72 mm são cortados e soldados nas extremidades do tubo.

Para impedir que o tronco se vire, duas pernas são soldadas na parte inferior. Eles podem ser feitos a partir de uma esquina, acessórios ou pneus.

Um furo é perfurado na parte superior da peça com uma broca de 16 mm. Uma porca é unida e soldada a ela. O resultado é um pescoço de enchimento. Como cobertura, é utilizado um parafuso M16.

Para que possa ser torcido manualmente, você pode soldar um pedaço de haste ou reforço na cabeça.

No topo do log, uma linha de orifícios é feita com uma broca de 2 mm. A etapa de perfuração é de 4 cm e o vapor sairá através deles no futuro.

Como isso funciona


Através do pescoço, a água é despejada no tronco, de preferência quente. O parafuso da tampa é torcido e o dispositivo é colocado na fornalha com lenha. Depois que a caldeira é inflamada, a água do log eterno começa a evaporar, afetando o processo de combustão.

Que economia


Para avaliar a eficácia do log eterno, você pode fazer um experimento comparativo usando a mesma quantidade de lenha. No primeiro dia, acenda uma caldeira com toras, medindo a temperatura obtida e a duração da combustão e, no segundo dia, aqueça o fogão sem um dispositivo. No meu caso com o registro eterno, a queima com quase a mesma temperatura durou 15% mais. Esta é a economia de madeira, permitindo que você gaste muito menos combustível durante o inverno.

Esse dispositivo realmente funciona, mas não deve ser usado em fogões do tipo antigo. O vapor de água não queimado tornará a fuligem pegajosa e levará à condensação. Se uma chaminé direta sai da caldeira, o registro eterno se encaixa perfeitamente. Em uma chaminé longa com muitos canais do dispositivo, haverá mais problemas do que benefícios.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: CONSIDERAÇÃO XXVI - "E irão estes ao suplício eterno". São Mateus 25,46 (Pode 2024).