Restauração de threads pelo método antiquado

Pin
Send
Share
Send

Esse método de restauração de threads foi mostrado a mim por meu pai ao mesmo tempo e por seu pai (meu avô). Os danos nas roscas nos orifícios, especialmente quando são feitos de peças de alumínio, magnésio ou liga de cobre, ocorrem com bastante frequência. Esse problema é encontrado maciçamente em empresas de reparo, estações de serviço, em casa etc.

Pode acontecer que não haja torneira do tamanho apropriado disponível e uma peça com uma rosca danificada seja volumosa e firmemente fixada à máquina ou mecanismo, por exemplo, como uma tampa da embreagem no motor e na caixa de engrenagens.
Parece que a situação é desesperadora. Mas, ao que parece, existe uma maneira bastante simples, mas eficaz, de restaurar a rosca no lugar usando um parafuso de aço comum do tamanho apropriado, podendo até mesmo ser torcido pelo mesmo furo com danos.
Para implementar o método, precisamos de um mini-triturador com um disco pequeno e fino. Se estiver ausente, você pode fazer uma serra comum para metal, já que não há basicamente nada para serrar. Aqui estão alguns exemplos específicos de uso desse método de restauração de encadeamentos internos.

Restauração do coletor de escape do carro


Imagine um coletor de escape, que em vários lugares é fixado ao bloco do motor com parafusos ou pernos. Danificar pelo menos um orifício dessa peça é um problema significativo. Mesmo desconectar esta unidade do motor é muitas vezes difícil: por muitos anos de operação, devido às altas temperaturas, ela se apega firmemente ao seu assento. E então você ainda precisa encontrar o mestre com o toque certo, pagar pelo trabalho ...
Uma coisa permanece: para resolver o problema você mesmo, pois o perfil amassado no orifício não permitirá que você aparafuse um parafuso nele e pode até arruinar a rosca nele.

Você pode usar o "nativo", apenas torcido ou outro, mas exatamente o mesmo em tamanho e perfil.
Prenda a cabeça em um torno de bancada para que a haste fique direcionada para cima. Em seguida, uma serra para metal exatamente no centro da haste, faça um sulco de cerca de 3-5 voltas.

Em seguida, lubrificamos o parafuso de corte e o local danificado com óleo da máquina e aparafusamos esse tipo de torneira nele primeiro à mão, tanto quanto for suficiente, depois com uma chave, parafusando e desaparafusando-o várias vezes seguidas.

Como resultado, as saliências rosqueadas no parafuso, cortadas por uma ranhura, entram nos recessos e gradualmente esmagam as rugas.

Depois de desaparafusar depois disso nossa peculiar batida, estamos convencidos de que ele próprio permaneceu intacto e, mais importante, ele restaurou completamente o perfil no buraco.

Agora é possível aparafusar este ou outro parafuso até o final com a força de uma mão e fixar a peça no local pretendido.

Dobradiça do capô


Às vezes, esse defeito ocorre no orifício ao qual o loop do capô está conectado. Fazemos exatamente o mesmo que com o coletor de escape.

Fixamos o parafuso de fixação em um torno e executamos uma ranhura em seu eixo, adicionando graxa e, em seguida, torcemos com a mão, enquanto isso é possível.

Em seguida, continuamos o processo com uma chave inglesa, várias vezes envolvendo e desaparafusando uma torneira improvisada.

Nesse caso, os perfis de corte de sua rosca, arrumam o perfil no furo, realizando as funções de uma torneira. Retirando o parafuso, você pode garantir que as roscas nele e no interior estejam em perfeita ordem. O parafuso agora é facilmente parafusado à mão. Se você apertá-lo com uma chave, ele fornecerá a força de aperto necessária.

Restauração da linha no bloco do motor


O problema em consideração também pode ocorrer no bloco do motor, especialmente se for feito de liga de alumínio. Uma rosca entupida ou enrugada no orifício não permite que o parafuso seja instalado corretamente. Ele não estraga ou se esforça para dar errado.

Repetimos o procedimento que usamos com o coletor de escape e a montagem em loop no capô. O eixo do parafuso preso em um torno é cortado da ponta com uma serra para uma profundidade de várias voltas.

Depois, removendo as partículas de metal e lubrificando abundantemente, giramos manualmente no buraco, causando danos. Assim que o parafuso entrar com segurança por várias voltas, pegamos uma chave inglesa em nossas mãos e, com cuidado e gradualmente, parafusamos dentro e fora, até atravessarmos toda a profundidade até o fim.

Garantimos que a rosca no orifício seja restaurada e, no parafuso, não tenha recebido danos. Isso pode ser provado parafusando-o no lugar a toda profundidade com a mão.

Conclusão


Essa é uma maneira surpreendentemente simples de restaurar a rosca em furos, considerando que milhões de parafusos são produzidos diariamente no mundo, isso pode ser considerado uma excelente solução técnica.

Pin
Send
Share
Send