Chuveiro aquecido a gás portátil para camping

Pin
Send
Share
Send

Descansando na natureza em tendas ou usando uma caravana apertada, só se pode sonhar com uma alma quente. Os turistas costumam usar um recipiente de água suspenso, que é aquecido ao sol, mas só é quente após o almoço e até a noite. Uma excelente solução para o problema da falta de água quente na campanha é o uso de um chuveiro caseiro com base em um aquecedor de fluxo de propano e uma bomba. Este dispositivo é caro em termos de materiais, mas sua presença torna a recreação ao ar livre realmente confortável.

Os principais materiais:


  • aquecedor a gás propano;
  • Bomba de 12V com pressostato integrado;
  • chuveiro com obstipação e mangueira flexível;
  • mangueira de jardim;
  • mangueira de gás;
  • tanque de propano;
  • redutor de gás;
  • um plugue de isqueiro com um fio do comprimento necessário;
  • adaptadores das saídas do aquecedor para o jardim e mangueira de gás;
  • braçadeiras;
  • fumlenta.

Os principais elementos do sistema são um aquecedor de fluxo e uma bomba autoescorvante de 12V com pressostato. Essas unidades devem ser compatíveis umas com as outras. Normalmente, as bombas de água de 12V fornecem 5 l / min, o que é suficiente. Um aquecedor de água com capacidade mínima de até 5 l / min é selecionado para essa bomba. Essas colunas podem operar mesmo a uma pressão de fluxo de água de 0,15 bar, portanto, conectar uma minibomba não é perigoso para elas.

Conjunto de chuveiro portátil


A preparação do chuveiro deve começar com a montagem da moldura em forma de T. Pode ser feito de madeira compensada, como na foto.

Primeiro, um aquecedor de água é pendurado na armação. Existem furos de montagem na coluna, portanto não há dificuldade em conectar. Como o fornecimento de gás e água ocorrerá na parte traseira, na estrutura, você precisará fazer 2 furos para o fornecimento de mangueiras.

Dependendo do diâmetro dos pescoços da entrada e saída de água padrão, bem como do equipamento de fábrica com conexões, são selecionados adaptadores com um bico para a mangueira de jardim.

Um regador é instalado na saída do aquecedor de água.

Na entrada da coluna, uma mangueira curta é conectada à saída da bomba, montada na parte traseira da estrutura. Outro pedaço de mangueira é colocado na entrada de água da bomba. Seu fim será imerso em qualquer recipiente com água ou rio. Idealmente, a instalação de válvulas de retenção na água não fará mal. Todas as conexões são apertadas com grampos e um fumlent é pré-enrolado nas roscas.

Uma mangueira de gás também é conectada ao suprimento de propano no aquecedor usando um adaptador adequado. Ele se conecta à caixa de engrenagens parafusada na garrafa.
Um fio com um plugue para um isqueiro é preso nos terminais da bomba. Se necessário, um cabo de extensão pode ser adquirido adicionalmente.

Como usar um chuveiro


Para usar o chuveiro, é necessário conectar um cilindro de propano reabastecido e abaixar a mangueira de entrada da bomba em um recipiente com água. Depois disso, o plugue de força da bomba é instalado no isqueiro. A bomba opera por alguns segundos, aumentando a pressão da água no sistema. Depois disso, você precisa abrir o suprimento de gás do cilindro. Em seguida, o queimador é aceso na coluna e a temperatura mínima de aquecimento é ajustada.
Depois de abrir as válvulas de parada no chuveiro, a pressão no sistema diminui e o relé inicia a bomba. Um fluxo em movimento leva a uma ignição completa da câmara do aquecedor e a água que passa por ele é aquecida. Depois disso, o grau de aquecimento pode ser adicionado à coluna com a roda de ajuste para obter um fluxo mais quente. Se você desligar o regador, a bomba será desligada, a combustão na câmara do aquecedor de água será interrompida e apenas a chama do queimador permanecerá.

Artigo original em inglês

Pin
Send
Share
Send