Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Graças ao design especial, eles também podem transportar substâncias viscosas, pois superam facilmente a contrapressão e são facilmente limpos (desinfetados).
Os principais corpos de trabalho da bomba peristáltica são uma mangueira elástica situada ao longo do perímetro da carcaça, geralmente ao longo de um arco, que é fixado periodicamente por rolos rotativos montados em um acionamento especial.
O rotor, rotativo, com seus rolos forma seções com um líquido bloqueado e as move gradualmente, primeiro ao longo da seção de sucção e depois ao longo de sua parte de bombeamento, o que garante o bombeamento do meio. Como a mangueira é feita de material elástico, após passar pelos rolos, ela retorna à sua forma original e está pronta para receber um novo volume de água.
Bombas deste tipo são usadas nas indústrias química e de alimentos, farmacologia, medicina, etc. Na vida cotidiana, são perfeitas para diversos fins: bombear mosto em uma cervejaria doméstica, produtos alimentícios como massas, resfriar alguma unidade ou organizar uma unidade de ferramentas, por exemplo Exercícios.
Qual é a necessidade, possibilidade e conveniência de fazer uma bomba peristáltica com suas próprias mãos? Em princípio, pode ser comprado em uma loja, mas geralmente são mini-unidades com baixo consumo para fins de laboratório ou, inversamente, muito grandes para uso industrial.
A produção de tais unidades com características intermediárias é bastante limitada. Portanto, para implementar as tarefas domésticas acima, a bomba de mangueira na loja pode simplesmente não estar lá. Mas isso pode ser feito de forma independente, especialmente porque isso não exigirá ferramentas especiais e materiais caros.
Bomba peristáltica: expandindo seu conceito
O princípio de sua operação é emprestado de sistemas biológicos. Assim, por exemplo, o trato gastrointestinal de humanos e animais funciona. Vamos ver como o peristaltismo é implementado em sistemas técnicos usando os seguintes vídeos.
Teste 1: Operação da bomba com entrada de fluido acima do nível de descarga
É mostrado como uma bomba peristáltica funciona em condições favoráveis devido à presença de uma água de retorno na entrada e de um vácuo na saída. Pode-se observar que o processo de bombeamento de água prossegue sem problemas, apenas a pulsação é perceptível, devido à presença de apenas 4 rolos e pequenas rotações do acionamento - uma furadeira.
Teste 2: Operação da bomba ao exceder a descarga acima da entrada de líquido
Tais condições exigem que a bomba crie uma cabeça maior, pois além de garantir o fluxo de água, é necessário criar um vácuo no tubo de sucção e superar a contrapressão na saída, o que causa uma coluna de água da bomba até o nível de descarga. No entanto, neste caso, a unidade funciona e fornece um fluxo tangível. Pode-se observar que, com o aumento da velocidade do acionamento (furadeira), a vazão também aumenta.
Teste 3: Mostrando o dispositivo da bomba de mangueira
A posição relativa dos principais componentes e partes da bomba peristáltica - a caixa, a mangueira e o rotor com os rolos - é demonstrada. Sua relação de tamanho e a interação dos rolos com uma mangueira elástica são mostradas. O momento da captação de água, seu empurrão ao longo da mangueira e o empurrão na parte de bombeamento é demonstrado.
É dada atenção à instalação e fixação dos roletes no rotor e do rotor para o fundo a partir do exterior usando um sistema de arruelas e porcas, bem como mangueiras no alojamento. É mostrado como o shell se destaca da parte inferior.
Processo DIY para fazer uma bomba peristáltica
O trabalho exigirá, além de ferramentas e materiais, algumas habilidades de manipulação de ambos.
Logística
A seguinte lista de materiais não é vinculativa: você pode improvisar e fazer o que tem. Trago uma das opções:
- uma assadeira de metal com profundidade de 75 mm e diâmetro de 240 mm;
- rolos de poliuretano com um diâmetro de 50 mm - 4 peças;
- mangueira de silicone (diâmetro: externo - 20 mm, interno - 13 mm) 1500 mm de comprimento;
- uma fatia de madeira de lei de tamanho 100 × 100 mm e espessura de 40–50 mm;
- 2 arruelas com um diâmetro de 25 mm e 13 mm;
- 2 porcas T M6 (é melhor se um deles for um boné);
- parafuso M6 × 75 mm;
- parafusos de madeira 6 × 20 mm - 8 peças.
Estou fornecendo uma lista completa de ferramentas (você pode fazer com menos, substituir alguns itens por outros com as mesmas funções etc.):
- martelo de bancada;
- régua de metal complexa;
- broca;
- conjunto de brocas;
- Dremel (mini-broca) com rebolo e disco de corte;
- chave de catraca (soquete) por 11 mm;
- Chave de 11 mm;
- furadeira;
- praça e praça de molduras;
- serra circular ou serra manual.
Preparando uma base quadrada para anexar rolos
Esse é um dos estágios mais críticos, portanto, você precisa ser extremamente preciso.
A sequência das etapas é a seguinte:
1. Colocamos um boleto quadrado de madeira no corpo da futura bomba - uma assadeira, juntamente com os roletes (encaixe).
2. Determinamos o tamanho do bloco de madeira para a instalação dos 4 rolos. Metade do lado do quadrado corresponderá a 52,4 mm.
3. Separe 52,4 mm de cada lado da peça de madeira 2 vezes e corte um quadrado com uma margem usando uma serra.
4. Após medições e acessórios cuidadosos, determinamos o comprimento final do lado do nosso quadrado - 94,5 mm.
5. Perfuramos em uma máquina de perfuração no centro de um quadrado de madeira um pequeno furo de diâmetro.
6. Faça o furo resultante no tamanho desejado.
7. Projetamos um furo acima e abaixo das porcas em forma de T.
8. Insira as porcas em T firmemente no lugar. Isso pode ser feito parafusando e apertando as porcas T regulares sobre as porcas T.
9. Desaparafuse temporariamente o parafuso para facilitar a próxima etapa.
Preparação e instalação de rolos para um bloco quadrado
Deve-se ter em mente que os rolos que selecionamos foram projetados para carrinhos de carga, portanto, eles não são muito precisos para executar a nova função destinada a eles. Para minimizar seus erros de fabricação, numeramos os lados do quadrado e dos rolos e também os fixamos na base de madeira para que o eixo dos rebites de todos os rolos fique do lado de fora.
1. Por definição, descrevemos a frente em um bloco de madeira.
2. Colocamos a unidade com a face para cima em uma superfície horizontal. Se estiver instável devido à porca em T, coloque uma das arruelas grandes embaixo dela.
3. Colocamos cada rolo nas laterais do bloco quadrado, observando a numeração.
4. Marcamos com um lápis ou marcador nas laterais do bloco os centros dos furos nos suportes dos roletes destinados à fixação com parafusos a uma base de madeira.
5. Marque os orifícios levemente, para que os parafusos adjacentes não toquem. Para fazer isso, basta perfurar cada furo para um parafuso uniforme e um ímpar para baixo. O diâmetro da broca deve ser claramente menor que o diâmetro dos elementos de fixação.
6. Aparafuse cada suporte do rolo ao lado com parafusos, verificando novamente a precisão dos orifícios no suporte e no bloco de madeira.
7. Depois de fixar todos os suportes, verifique se a superfície lateral inferior do suporte coincide com o plano do bloco de madeira.
Encontrar o centro da parte inferior do corpo e perfurar um buraco
1. Remova o fundo da assadeira. Naturalmente, deve ser redondo e plano.
2. Usando uma bússola de metal e outros dispositivos de medição, encontramos o centro geométrico do fundo redondo e o marcamos com um marcador ou núcleo.
3. No local marcado, fazemos um furo com uma broca ou em uma furadeira, uma vez que o material inferior é bastante fino.
4. Alise o orifício resultante com um dremel e bicos adequados.
Instalação do rotor com rolos na carcaça
1. Nós inserimos um parafuso com uma porca em forma de T de cima no orifício central do bloco de madeira. Entre o bloco e o fundo da caixa, instalamos uma ou duas arruelas largas e pequenas.
2. Passe o parafuso pela parte inferior metálica da carcaça.
3. Instale arruelas grandes e pequenas na extremidade do parafuso.
4. Torcemos a primeira porca para comprimir apenas a arruela grande. Isso permitirá que o parafuso gire livremente. Em cima do primeiro, enrolamos o segundo até que eles toquem. Em seguida, desapertamos a porca superior, segurando a parte inferior. O resultado é um tipo de trava que não interfere na rotação do parafuso, mas ao mesmo tempo impede que ele se mova na direção longitudinal. É melhor se a segunda porca for união.
5. Agora, o rotor com quatro rolos está instalado em seu lugar.
Preparando orifícios no corpo para uma mangueira flexível
Um dos principais elementos da bomba peristáltica - uma mangueira flexível, deve ter uma entrada na carcaça e sair dela.
1. Escolha um local para os orifícios na lateral do gabinete. Eles devem estar localizados abaixo no plano em que a mangueira está localizada na caixa e na direção radial - nas posições 10 e 2 (como no mostrador do relógio) em relação à trava (12 no mostrador do relógio).
2. Nos locais designados com um marcador ou rascunho, desenhe um contorno retangular dos orifícios.
3. Corte os furos de acordo com a marcação usando um dremel e um disco adequado, deixando apenas a vertical mais distante do castelo não cortada.
4. Dobre levemente as "abas".
5. Trituramos um contorno de aberturas e "línguas".
6. Passe as extremidades da mangueira pelos orifícios feitos.
7. Prenda a mangueira nas “línguas” com a ajuda de braçadeiras de plástico.
Configuração e teste da bomba
Basicamente, nossa bomba caseira peristáltica está pronta para ser usada.
1. Certifique-se de que a mangueira fique ao longo da parede lateral da carcaça e agarre os roletes.
2. Apertamos a trava, depois de garantir que o fundo caia na ranhura na parede lateral.
3. Gire o rotor manualmente várias vezes e verifique se todas as partes em interação da bomba funcionam conforme o esperado.
Verificando a bomba em ação
Para isso, a extremidade de sucção da mangueira flexível pré-cheia de água é abaixada para um recipiente de água. Utilizando o adaptador apropriado, atuamos no rotor através da porca em T, estabelecendo previamente o sentido de rotação necessário, primeiro devagar, depois gradualmente, aumentando a velocidade.
Montada de maneira adequada e eficiente, a bomba começará a sugar água de um tanque e a bombear para outro.
Melhoria da bomba
Com a primeira versão da bomba peristáltica, você pode experimentar. Por exemplo, use um motor de engrenagem elétrico em vez de uma broca como unidade.
Verifique como a transferência do mosto afetará o desempenho e a confiabilidade da bomba. Também é bom tentar fazer peças individuais de vários materiais.
Em uma palavra, a bomba peristáltica oferece a oportunidade de ser criativo e abre novas maneiras de aprimorá-la.
Artigo original em inglês
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send