Interruptor de passagem eletrônico com qualquer número de interruptores

Pin
Send
Share
Send


Os interruptores de passagem são geralmente usados ​​em corredores longos ou em longas distâncias, quando você precisa ligar ou desligar um local e ligar ou desligar em outra iluminação ou em aparelhos elétricos. Nesse caso, você precisa puxar 3 fios ou mais cabos.
Abaixo está um diagrama de um comutador de passagem padrão:

O interruptor eletrônico proposto está livre dessas falhas, é instalado na caixa de junção e os botões (interruptores) são conectados a ele paralelamente aos fios de sinal, que podem ligar e desligar a iluminação ou outros dispositivos de forma independente.
Os botões da campainha ou quaisquer outros botões sem trava são usados ​​como interruptores (eles pressionaram a liberação, acenderam a luz, pressionaram mais uma vez a liberação e apagaram a luz); também existem interruptores sem trava à venda.

Vai precisar


Para a fabricação de necessário:
  • Klemnik em um pagamento com um passo de 5 mm. 3 peças (você não pode colocar, mas apenas soldar os fios)
  • Resistor 1K 1206 - 2 unid.
  • Resistor 100K 1206 - 6 unid.
  • Resistor 470 K 1206 - 1 pç.
  • Resistor 10K 1206 - 1 pç.
  • Capacitor 0,01 uF 1206 - 1 pç.
  • Capacitor 0,1 uF 1206 - 2 un.
  • 10 uF capacitor 1206 - 1 pc.
  • Diodo 4007 (qualquer tamanho adequado de 600-800 V) 1 pc.
  • Diodo Zener de 12 V BZV55-C12 (2 peças a 5,6 V possíveis) 1 peça
  • Ponte de diodo DF10S (qualquer tamanho adequado para 1 A 600-1000 V) 1 pc.
  • Transistor IRF840 - 1 unid.
  • Microcircuito ICM7555 (análogo de ALD555, LMC555, TS555, TLC555) - 1 pc.

Todos os componentes SMD porque a placa de circuito é feita para eles.

Esquema


Aqui está o diagrama do dispositivo real:

Descrição do produto


um gatilho é criado no microcircuito, R1, R2 pode ser definido como 470 Ohm-1,5 K, eles são necessários para melhorar a imunidade a ruídos e, em parte, a segurança (o projeto possui conexão galvânica à rede).
O circuito R6, C3 é necessário para que o gatilho esteja sempre desligado quando a energia é ligada.
O capacitor C4 é um filtro de energia, um diodo Zener V2 limita a fonte de alimentação a 12V / há um local na placa para instalar 2 diodos zener de 5,6V em série e, ao usar um a 12V, você deve colocar um jumper no lugar do segundo, é indicado na placa por V2 *.
O resistor R7 pode ser instalado com um valor nominal de 470 Ohm -20 K; é necessário abrir o transistor de forma estável e suprimir sua auto-excitação no momento da abertura / fechamento.
O R8-R10 suprime a tensão da rede (por que existem 3 em série? Como 1 resistor na caixa 1206 foi projetado para uma tensão não superior a 200V e 3 são instalados para segurança e confiabilidade)
Uma tensão de aproximadamente 12 V chega aos botões ou interruptores sem fixação, e você pode usar qualquer um dos mais de baixa tensão, mas o circuito está conectado à rede, tenha cuidado ao verificar!

Assembléia do Conselho:


Recortamos uma placa com um tamanho de 20x60 mm a partir de uma fibra de vidro laminada de um lado, limpamos com uma lixa fina e desengorduramos. Imprimimos um cartão em uma impressora a laser sem economizar tinta em papel brilhante de revista.
Os arquivos do PCB podem ser baixados aqui:
fajly.zip 113.48 Kb (downloads: 158)

Utilizando o método LUT, aplicamos um padrão e condicionamos o cloreto férrico. Lave o toner com acetona e limpe com uma pele fina. Servimos os trilhos e lavamos os restos do fluxo. Solde todos os componentes do lado das faixas.
Lave o fluxo! isso é muito importante! O microcircuito é uma resistência bastante alta e se o fluxo ativo pode não funcionar!
Deve ser algo como isto:

Cuidado: o design está conectado a uma rede de 220 V! Observe as precauções!

Verifique a instalação!


Conectamos uma lâmpada, um botão, um cabo de alimentação. Incluímos 220 V. Na rede, tenha cuidado - o design está conectado à rede de 220 V. Observe as precauções!
Verificamos o desempenho. Se tudo funcionar bem, pegamos um tubo termo-retrátil de diâmetro adequado e embalamos a placa por segurança.

Características:


A carga máxima é de -150 W (limitada pela ponte de diodos e pelo transistor quando substituída por cargas mais potentes, você pode aumentá-lo).
Tensão de alimentação -180-250 V.
Consumo de energia desligado -0,1 watts.
O vídeo abaixo mostra o funcionamento do dispositivo.

Você não pode fazer uma placa se você pegar uma tábua de pão e soldar nela os elementos DIP usuais com pinos, conectando-os com fio.
Só será um pouco mais. Qualquer dúvida - escreva responderei.

Pin
Send
Share
Send