Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
O ângulo de retificação é definido na fábrica e não pode ser alterado durante o uso de tesouras. É nisto, em maior medida, a habilidade de retificar essa ferramenta de corte ao longo de todo o comprimento da lâmina.
Considere como os profissionais afiam as tesouras e, em geral, como elas são mantidas em perfeitas condições de trabalho.
Afiar tesouras
A inspeção começa com as superfícies internas das lâminas. Uma leve rugosidade e até riscos rasos não são apenas aceitáveis aqui, mas também necessários: devido a eles, o material que está sendo cortado não desliza ao longo das lâminas e é processado com alta qualidade.
Se houver arranhões profundos e rebarbas após a afiação, a superfície interna das lâminas poderá ser ligeiramente ajustada em uma pedra de moagem plana ou redonda com grãos finos, depois de aspergir com água. Zelo especial não vale a pena.
O momento mais crítico é o afiar das arestas de corte das lâminas da tesoura. Aqui, o profissionalismo consiste em observar o ângulo inicial de afiar, que deve permanecer constante desde o início até o final do fio cortante, ou seja, não se pode prescindir da “dureza” da mão.
É necessário prender com segurança a lâmina com a aresta de corte no torno de um marceneiro.
Como ferramenta de retificação, você pode usar um arquivo com um entalhe fino ou um conjunto de pedras de amolar de diferentes tamanhos de grão. Você também pode usar pedra redonda. Obviamente, a nitidez deve ser feita usando a tecnologia úmida.
Durante a afiação, limpe a lâmina regularmente com um pano macio e verifique a nitidez da aresta de corte. Um mestre experiente faz isso facilmente passando o dedo pela borda.
Um especialista menos sofisticado precisa verificar a nitidez cortando o tecido. Será considerado de alta qualidade se a tesoura cortar facilmente o tecido em qualquer lugar da lâmina, incluindo as extremidades, sem enrugar o material e não mastigá-lo.
Cuidados com tesouras
Às vezes, mesmo uma ferramenta afiada corta mal. Nesse caso, verifique o aperto do parafuso que mantém as lâminas juntas. Se insuficiente, é formado um espaço entre as arestas de corte, nas quais o material está entupido e o processo de corte para ou se torna de baixa qualidade.
Esse defeito é eliminado simplesmente: você deve apertar (mas não apertar!) O parafuso e o problema desaparecerá. Não faz mal lubrificar este parafuso e as áreas adjacentes da alavanca com uma gota de óleo do motor para que a tesoura funcione corretamente.
Outro problema durante o corte pode ser devido ao aparecimento de uma folga nas extremidades das lâminas. Nesse caso, as arestas de corte não fecharão e o material no final da tesoura não será cortado. Não é difícil eliminar esse defeito: o material está em rolhas especiais de plástico ou metal, localizadas entre os anéis, que devem ser levemente afiadas com uma lima.
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send