Como fazer um dispositivo de marcação de precisão universal

Pin
Send
Share
Send

O volume de trabalho e a qualidade do resultado final dependem da precisão da marcação. Existem muitos dispositivos de fábrica para isso, mas eles terão que pagar uma quantia considerável. Para não gastar dinheiro, faremos uma marcação caseira que substitui várias especiais.

Vai precisar


Para a fabricação de produtos caseiros, faremos com materiais e componentes simples:
  • plexiglass;
  • com parafusos 3,0 × 16 mm;
  • rolamento;
  • ímã plano redondo;
  • cola.

No trabalho em um dispositivo de marcação, teremos que usar: fresadoras e furadeiras; quebra-cabeças; roda de lixa mecânica; dremel; torno, grampos e grampos; chave de fenda e malho.
Dada a finalidade do dispositivo, teremos que usar: uma régua de metal; quadrado com ênfase; marcação de superfície; bússola; escriba; goniômetro-transferidor.

O procedimento para trabalhar no dispositivo de marcação


A partir do plexiglass, realizamos os elementos básicos da marcação universal - duas placas de 14 × 20 cm e 14 × 13 cm.

Marcamos em uma placa grande um entalhe angular ao longo do comprimento do lado menor a 45 graus.

Marque a ranhura da régua.

Usando uma placa grande e uma régua, marque uma placa menor e dê a forma de uma “casa” com um ângulo de “telhado” de 90 graus e uma “base” de 14 cm.

Combinamos as placas com lados iguais e o transferidor transfere a coincidência dos lados.
Depois de configurar a cabeça de fresagem, fresamos a ranhura da régua para que uma das faces laterais passe exatamente no centro das placas.

Retiramos o papel protetor, colocamos a régua na ranhura, colocamos a segunda placa e verificamos o movimento da régua.
Os furos de marcação planejam os furos para os parafusos de montagem.
Verifique a precisão da posição relativa das placas horizontal e verticalmente, instalando-a em uma superfície plana e usando um quadrado.
Fixamos as chapas com dois grampos e furos, alargando os furos para as cabeças dos parafusos.

Antes de fixar as placas, verificamos a precisão de sua localização de acordo com a régua instalada na ranhura, marcando o ângulo reto no retângulo de madeira compensada multicamada.
Realizamos furos previamente marcados nas placas e os prendemos com parafusos.

Usando uma régua, um par de bússolas e um quadrado, marcamos um corte semicircular, simétrico à área total das duas placas. Usando um quebra-cabeça, cortamos e cortamos as bordas afiadas de um prato grande.

Moeremos o perfil de corte com uma lixa no cortador montado no eixo da furadeira.

Realizamos uma série de orifícios simétricos com duas brocas em espiral e uma pena em uma placa grande.

Desapertamos os parafusos e desconectamos as placas.

No centro da ranhura da régua, fazemos um rebaixo cego.

Arredonde as extremidades do recorte em uma roda de esmeril mecânica.

Se desejar, você pode colar uma fita métrica na régua. Em uma pequena placa paralela à base, desenhe uma linha no centro entre a parte superior do recorte e o canto externo. Removemos o papel protetor e polimos as placas com um dremel usando pasta de polimento.

Em um grande ninho no prato, colocamos um rolamento na cola. Para um melhor ajuste, use um martelo de plástico.

Também instalamos um ímã redondo no soquete localizado na ranhura da régua. O excesso de cola é removido com um guardanapo.

Colocamos a régua na ranhura onde agora será mantida por um ímã. Montamos as placas com a ajuda de três parafusos e uma chave de fenda.

Testamos um dispositivo de marcação plotando um ângulo reto em uma placa retangular de referência. Sua verificação com um transferidor transferidor confirma a ausência de imprecisões.

O uso de um marcador caseiro


Nosso dispositivo pode executar várias marcações e operações:
  • Marcação e instalação de cavilhas. Colocamos o dispositivo na face final da peça de trabalho, inserimos uma haste limitadora no orifício inferior, que, deslizando ao longo da superfície da peça de trabalho, garantirá que uma linha paralela seja desenhada com um lápis inserido em outro orifício.
  • Faça furos. A haste limitadora é reorganizada em outro orifício para que deslize na parte externa da peça de trabalho. Trazemos o rolamento para a marca e executamos a perfuração.
  • Marcando o centro da peça redonda. Os lados da ranhura do canto encostam-se à superfície lateral da peça de trabalho e desenham uma linha na área central com um lápis em uma linha. Viramos a peça e desenhamos a linha novamente. Para controlar a precisão, realizamos a terceira linha. A interseção das linhas será o centro do círculo.
  • Definir a profundidade de fresagem. Colocamos o escriba sobre o moinho e encostamos no final da régua. Usando a mira na placa, determinamos a altura da saída do cortador.

E esses não são todos os aplicativos que este dispositivo pode ter!

Pin
Send
Share
Send