O martelo do marceneiro é uma ferramenta necessária em qualquer oficina em casa. Especialmente quando você tem que trabalhar com espaços em branco de madeira. Muitas vezes, um martelo de carpintaria é usado em conjunto com formões ou outras ferramentas de corte manual.
Para fazer um martelo para uma oficina em casa, é melhor usar madeira maciça. Por exemplo, neste caso, o autor tomou como base espaços em branco de bétula. No entanto, hornbeam, cinzas ou bordo também são adequados.
O martelo consiste em duas partes principais: a alça e o martelo. Ao mesmo tempo, observe que o pino de disparo não é integral - ele consiste em vários elementos separados que são colados.
Antes de tudo, será necessário arquivar os espaços em branco que serão usados para fazer um martelo de carpintaria. Nesse caso, você precisa de uma barra para o punho e quatro espaços em branco para fazer o atacante.
As principais etapas do trabalho
Após a montagem preliminar, se estiver tudo bem, você poderá colar os espaços em branco do martelo. Duas peças menores são coladas nas laterais da peça larga e o mestre cola a última quarta peça de cima.
Para isso, é usada cola comum de carpintaria PVA. Prendemos tudo com grampos e saímos até a cola secar completamente.
Na próxima etapa, uma alça é inserida no buraco no atacante. No final, você precisa fazer um pequeno cone, já que o buraco também tem formato cônico.
Depois que a alça é inserida, nós também a calçamos com cunhas de madeira. Então, enobrecemos um pouco o instrumento, após o qual você pode usá-lo.
Para obter mais informações sobre como fazer um martelo de carpintaria com suas próprias mãos, consulte o vídeo no site.