Você não sabe onde prender o volante de uma bicicleta velha, mas é uma pena jogar fora? Use-o para fazer uma retificadora com acionamento a pé, útil na garagem e na oficina doméstica. O design do esmeril é bastante simples, para que todos possam fazê-lo.
Obviamente, o esmeril mecânico tem desempenho inferior ao "irmão" elétrico, mas possui outras vantagens inegáveis: é quase silencioso, durável e econômico (não requer eletricidade para funcionar). Mas o mais importante - uma máquina de esmeril caseira não é apenas um dispositivo útil, mas também uma questão de orgulho pessoal.
As principais etapas do trabalho
Além da própria roda de bicicleta, que neste caso desempenha, embora não seja a função principal, mas importante, você precisará de blocos de madeira, pedaços de madeira compensada, cinto de couro e fixadores.
Duas prateleiras trapezoidais verticais são montadas a partir das barras. Eles são unidos com a ajuda de duas barras na parte inferior.
De cima, é feita uma mesa de trabalho na qual um eixo com uma roda de esmeril e uma pequena polia é montado. Uma polia grande é uma roda de bicicleta que é instalada entre as barras verticais com a ajuda de dois pedaços de madeira compensada com rolamentos pressionados na parte central. Através da tração, a roda motriz é conectada ao pedal.
Em seguida, usando um cinto ou uma renda de couro, conectamos uma polia pequena a uma roda de bicicleta e a máquina mecânica caseira está pronta para trabalhar. Você pode ver o processo de fabricação detalhado da máquina no vídeo no site.