Chave de torque DIY

Pin
Send
Share
Send

Ao apertar as porcas e os parafusos (especialmente durante o reparo das dobradiças da suspensão, do coletor de admissão e de outros componentes do carro), é necessário observar o torque de aperto estritamente especificado. Informações detalhadas sobre valores aceitáveis ​​podem ser encontradas na Internet sem problemas.
Observando o torque exato de aperto das porcas e parafusos, as superfícies correspondentes ficam mais firmes e uniformes entre si. É para apertar com um certo esforço que uma chave de torque é usada, que pode ser mecânica e semi-automática.

Esse instrumento não é barato, portanto, comprá-lo para usá-lo algumas vezes não faz sentido. Obviamente, se houver dinheiro extra, você poderá comprar uma chave dinamométrica. No entanto, se seu objetivo principal é economizar dinheiro e acabar com meios improvisados, nesse caso, é mais razoável fazer uma chave de torque quase com suas próprias mãos.

O princípio da ferramenta

As chaves de torque semi-automáticas se assemelham à forma e projetam uma chave de catraca convencional, usada para cabeças de soquete. A única diferença significativa em relação às "contrapartes" é a presença de um mecanismo de catraca especial, que permite que a engrenagem interna gire em duas direções.

Por exemplo, para trazer a alça da ferramenta de volta após uma revolução completa, você precisa aplicar uma força relativamente pequena. Mas para apertar a porca, um pouco mais de esforço deve ser aplicado.

Quando o valor desejado é atingido, a engrenagem da catraca simplesmente começa a escorregar (um som característico é ouvido), como resultado do qual a porca ou o parafuso não está mais apertado. Isso elimina a probabilidade de que o thread se quebre.

Chaves de torque com uma escala para medir a força aplicada por padrão não têm a capacidade de limitar o torque quando um valor especificado é atingido. Nesse caso, esse momento deve ser controlado independentemente, usando uma balança de medição digital mecânica ou eletrônica.

Uma chave de torque quase caseira, dependendo do design, pode funcionar de acordo com o exemplo da primeira e da segunda opções descritas acima.

Por que contar Newtons e metros

Antes de prosseguir com a fabricação de uma simples chave dinamométrica caseira para apertar parafusos e porcas, será necessário realizar alguns cálculos. Por exemplo, para obter um torque de aperto de 10 N * m, é necessário aplicar uma força igual a um quilograma de força a uma alavanca ou ombro com 1 metro de comprimento.

Mas apenas nas condições de uma oficina ou garagem em casa, uma alavanca de medição não é a opção mais prática e conveniente. Idealmente, é melhor usar um ombro entre 20 e 50 cm. E para calcular corretamente qual força deve ser aplicada à alavanca para atingir o torque de aperto necessário, Newtons e medidores devem ser contados.

No entanto, não é necessário entrar na natureza das equações matemáticas. Os valores desejados podem ser calculados sem problemas em uma proporção proporcional. Ou seja, se considerarmos que, para obter um torque de 10 N * m, é necessário aplicar uma força de 1 kg por metro de alavanca, é igualmente fácil calcular qual força terá que ser aplicada a uma alavanca de menor comprimento.

Quanto menor a alavanca usada, maior o esforço necessário para apertar o parafuso ou a porca - isto é, por assim dizer, um axioma. Por exemplo, se em vez de um metro, você usar uma alavanca de 50 cm de comprimento, para obter um torque de 10 N * m, será necessário aplicar uma força igual a 2 kg.

Se você usar uma alavanca, por exemplo, 22 cm de comprimento, a força já será de 4,5 kg. Em outras palavras, você precisa dividir o torque (10 N * m) pelo comprimento da alavanca (neste caso - 0, 22 m) e multiplicar por 0,1. Usando esta fórmula simples, você pode calcular facilmente qual força específica é necessária para apertar a porca.

Compre ou faça?

No processo de execução de reparos na manutenção do carro, quase todo proprietário de veículo é confrontado com o fato de que é necessário apertar um parafuso ou porca com um certo esforço, mas não há uma chave de torque à mão. Não corra para a loja para comprar uma ferramenta cara, use-a por 20 a 30 minutos e esqueça-a por um ano.

Portanto, a melhor opção é fazer uma chave de torque caseira para apertar as porcas e parafusos. Além disso, você pode fazer uma ferramenta como uma catraca com um mecanismo de catraca, assim como feita por analogia com um design mais simples - usando pesos manuais convencionais.

Chave de torque caseira sem balança

Esta versão da chave caseira não possui uma balança, como no dinamômetro de fábrica, mas o torque de aperto nela ainda pode ser ajustado. Esta ferramenta manual simples é usada para aplicar a mesma força no aperto de porcas e parafusos. Graças ao sistema, que opera com uma certa carga, fica claro que o limite desejado foi atingido. Sobre como fazer uma chave de torque com suas próprias mãos, leia abaixo.

Essa ferramenta é muito simples de fabricar, embora possa ser muito mais confiável do que as chaves de fábrica e proporciona um ótimo momento ao apertar porcas ou parafusos, devido ao comprimento da alça. Para fazer uma chave de torque caseira sem uma balança, você precisará de materiais muito simples e acessíveis:

  • um pedaço de cano de aço de meia polegada;
  • duas placas com uma espessura de 5 mm com orifícios com um diâmetro de 12 mm;
  • parafuso longo com porca de diâmetro adequado;
  • uma arruela de parede grossa feita em casa;
  • mola e bola de metal do rolamento.

Soldamos “orelhas” feitas de uma placa de metal com 5 mm de espessura em um tubo de aço de meia polegada. Entre as placas, colocamos uma arruela de parede espessa e a fixamos com um "dedo" de aço.

Dentro do tubo, instalamos um empurrador com uma bola do rolamento (nele é necessário primeiro fazer um pequeno recesso igual a ½ do diâmetro da bola). Após o empurrador, instalamos uma mola e a pressionamos com um parafuso e uma porca, que são soldados no final do tubo de meia polegada. Outro aprofundamento sob a bola deve ser feito na arruela mais grossa.

Na última etapa do trabalho, a única coisa que resta a fazer é soldar a alavanca - por exemplo, em uma pequena seção do tubo. Observe que, quanto mais longa a alavanca, menos força terá que ser aplicada ao apertar as porcas ou parafusos. Uma chave para as cabeças dos soquetes é soldada na alavanca.

A força aplicada é facilmente ajustada por meio de um parafuso de aperto. Quanto mais você aperta o parafuso, maior será a força aplicada ao apertar. Aqui está uma chave de torque caseira tão prática, sem uma balança, que você pode fazer por materiais improvisados ​​e baratos.

Aperto do peso da mão

Como alternativa, como substituto de uma chave de torque de fábrica ou caseira na forma de uma catraca, você pode usar uma chave comum ou uma chave combinada. Nós anexamos a ela uma balança de mão, como "galope" ou "balança romana" (ou você pode, por exemplo, levá-la com um display digital), e aperte o parafuso ou a porca. Também é uma opção bastante útil para você em casa, se não houver nada disponível.

Para apertar as porcas ou parafusos com uma certa força usando uma balança de mão, na maioria das vezes uma balança de 20 a 30 kg e um pedaço de tubo de aço com 50 cm de comprimento (mas possivelmente menos) com um diâmetro interno adequado de pelo menos 25 a 30 mm serão suficientes pode ser colocado em uma chave. Caso seja necessário um aperto de grandes momentos, as escalas apropriadas devem ser selecionadas.

O que é necessário para o trabalho:

  1. uma chave (extremidade aberta ou chave) na qual é colocado um pedaço de tubo de aço com cerca de 40 a 50 cm de comprimento;
  2. cantor de mola (balanças manuais) com um "limite" de até 20 a 30 kg. Você também pode usar balanças eletrônicas para a fabricação de um dispositivo de torque.

Processo de aperto

Primeiro, você precisa instalar uma chave de boca ou chave de boca em um parafuso ou porca e, na outra extremidade, enganchamos o gancho de uma balança de mão. Depois de calcular o esforço necessário com antecedência, puxamos o anel de pesos, mantendo 90 graus, até que o valor desejado seja alcançado.

Assim, mesmo sem uma chave dinamométrica na garagem ou na oficina, você pode apertar a conexão da porca e parafuso com a força necessária e o torque preciso.

Pin
Send
Share
Send