Olhar novo ou familiar velho na queima de madeira

Pin
Send
Share
Send

A pirografia (a arte de queimar ou "desenhar com fogo" na madeira) é uma direção separada nos gráficos de arte. Esta é uma filosofia especial da criatividade no campo das artes e ofícios. Ela tem uma história interessante e seus próprios segredos. Para criar um desenho bonito, você precisa de uma placa de madeira, um queimador elétrico (pirógrafo) e um pouco de imaginação.

Usando o dispositivo para queima de madeira, você pode desenhar relevos únicos e ornamentos suaves em espaços em branco de madeira compensada, além de outros materiais improvisados: couro, plástico e até papel. O processo de "desenho pelo fogo" em uma árvore proporciona um prazer indescritível. Além disso, desenvolvem habilidades motoras finas, atenção e perseverança. Com alguma experiência, você pode gravar desenhos na forma de uma imagem grande, que se tornará verdadeiras obras de arte, ocupando um lugar de destaque na coleção da casa.

O que é um dispositivo de gravação

Do ponto de vista da eletrônica, o circuito de um dispositivo elétrico para desenhar em uma superfície de madeira é bastante primitivo. A base é um transformador abaixador, gerando uma tensão de 6 a 12 V. Além disso, o dispositivo de gravação consiste em uma alça ergonômica com um pino e um cabo elétrico. Dependendo do design, o transformador está localizado na alça ou em uma unidade separada. Neste último caso, é um aparato profissional para desenhar. Para crianças menores de 10 a 12 anos, esse dispositivo pode ser difícil de aprender.

Existem modelos de queimadores de madeira com bicos intercambiáveis ​​e uma ponta. Eles diferem nos recursos operacionais e em outras nuances, que serão discutidos abaixo. Dependendo da madeira, a ferramenta de gravação se comportará de maneira diferente. Para trabalhos experimentais, os mestres no campo da pirografia recomendam o uso de um pedaço de madeira compensada polida comum. Para uma criança que está aprendendo a queimar, esta é uma preparação ideal. Se você planeja criar padrões ou pinturas volumétricas, tábuas leves de bétula e tília são adequadas. Mas a colheita de pinheiros é melhor não usar.

Um pouco sobre a história da criação

A história dos desenhos em uma superfície de madeira tem mais de um milênio. Os primeiros achados na forma de ornamentos e padrões chamuscados em produtos de madeira foram utensílios domésticos e utensílios domésticos, que foram descobertos por arqueólogos durante uma expedição científica ao Peru. Sua aparência remonta a 700 aC. Mais tarde, a pirografia se originou no Egito e penetrou na cultura dos estados asiáticos. Para queima de madeira, foram utilizados pinos finos de metal que brilhavam em brasas.

Na Europa e no território da Rússia, a pirografia foi levada a sério no século IX. Essa direção nas artes plásticas desenvolveu-se ativamente até o início do século XIX. Pela primeira vez no Império Russo, eles começaram a produção em massa de vários brinquedos de madeira (bonecas, carros, etc.) com desenhos cuidadosamente queimados na superfície. Em meados do século 20, foi inventado um aparato de queima, chamado pirógrafo. A partir desse momento, a arte aplicada fluiu suavemente para a arte folclórica.

A técnica de criar um desenho queimado por um ferro de solda começou a ser ensinada na escola em aulas de trabalho e, no auge da URSS, a pirografia se tornou um enorme hobby para jovens. Os caras que não tinham um aparelho elétrico aprimoraram suas habilidades em queimar o sol com uma lente (lupa) - trabalhar em produtos levou mais tempo, mas foi possível criar bitmaps na rua. No século 21, a pirografia é um hobby interessante para crianças e adultos, que não requer habilidades especiais. A coisa mais importante é o desejo.

Tipos de queimadores: características, vantagens e desvantagens

Para selecionar um dispositivo para queima de madeira, primeiro você precisa decidir quais tipos estão disponíveis hoje. Convencionalmente, eles podem ser classificados em aparelhos elétricos profissionais e simples. Os mais comuns são considerados modelos de dispositivos para queimar como um ferro de solda, cujo elemento de trabalho é um bico substituível feito de metal refratário. Pontas de latão são comumente usadas. Ao trabalhar com espécies de madeira maciça, o aquecimento deve ser direcionado e, para isso, os queimadores com uma picada espessa são os mais adequados.

Os dispositivos profissionais incluem um dispositivo para gravar o tipo de lapela. Nessas mini-estações portáteis, um fio de nicromo, que tem a forma de um laço, é usado como uma ferramenta de trabalho. Dependendo da espessura e brilho do fio, as linhas na superfície da árvore têm uma marca diferente. Por exemplo, loops mais grossos permitem criar traçados e padrões em negrito, enquanto os mais finos são usados ​​para traçar o contorno da imagem. Normalmente, são fornecidas agulhas sobressalentes para o dispositivo no kit, que você pode dar à forma desejada com um alicate. Vamos considerar mais detalhadamente cada tipo de aparelho para queima de madeira.

Pyrograph de penas

Aparelhos elétricos com pinos de arame são adequados para pessoas mais experientes. Usando a unidade de controle de temperatura (suave ou escalonada), você pode definir facilmente a temperatura do fio. Ao mesmo tempo, o próprio ciclo nicrômico aquece e esfria por 15 a 20 segundos. Com essa caneta, o dispositivo torna possível desenhar assuntos artísticos complexos na madeira. Para imagens gráficas simples, também funcionará. Se o fio queimar (isso ocorre com o uso prolongado), é fácil trocá-lo. Na venda, o fio é apresentado em diferentes espessuras. Em termos de segurança, dobradiças elétricas com presilhas são mais adequadas para crianças do que pirógrafos como um ferro de solda.

Pirógrafo de caneta sólida

Externamente, a ferramenta é semelhante a um ferro de solda elétrico clássico, mas difere em uma forma mais conveniente e em uma alça leve. Este dispositivo permite executar as ações mais básicas no processo de queima e, devido à presença de bicos intercambiáveis, é possível obter uma marca diferente na superfície da árvore. Ideal para criar projetos de médio a grande porte.

O aquecimento e o resfriamento da ponta de latão (caneta) demoram um pouco mais em comparação com os queimadores elétricos do tipo lapela. Para preparar o dispositivo para operação, levará pelo menos 5 minutos. A troca de bicos é possível somente após o resfriamento completo - em média, leva 10 minutos. Juntamente com o queimador, é fornecido um kit com pinos diferentes. A desvantagem é a falta de um regulador de energia.

Dependendo do modelo, o bico de metal pode "encaixar" de diferentes maneiras com o elemento de aquecimento - aparafusar ou desaparafusar. Alguns dispositivos do tipo ferro de solda possuem um botão adicional na alça com a trava, quando pressionada, a energia aumenta 2 vezes. Você pode usá-lo para trabalhos de curta duração.

Ferramentas e acessórios relacionados

Um dispositivo de gravação é a base da pirografia, mas sem ferramentas especiais, não será possível dominar perfeitamente essa arte. Além do próprio queimador, o conjunto inclui dicas de latão intercambiáveis ​​que permitem criar padrões originais. Quanto mais bocais, mais oportunidades haverá para a implementação de várias técnicas de desenho. Também é importante que uma agulha sobressalente seja incluída. Os pequenos fãs de pirografia não se arrependerão de comprar um estante para partitura, que é conveniente trabalhar. Se desejado, um ferro de solda ou um dispositivo do tipo lapela para queimar madeira pode ser feito com suas próprias mãos usando um transformador ou fonte de alimentação antiga.

# 1 Escolhendo um padrão para queima e maneiras de transferi-lo para uma superfície de madeira

A pirografia é bastante simples e interessante. Este hobby é ideal para crianças e adultos. Só é necessário dominar as técnicas e habilidades básicas de "desenhar pelo fogo" e escolher os padrões certos para queimar na madeira. Pirógrafos profissionais raramente copiam o trabalho de outros autores e desenham por conta própria. Mas e os iniciantes neste negócio? Os esquemas de desenho original e leve podem ser encontrados na Internet em vários sites temáticos dedicados à queima de madeira sem problemas.
(mais ...)

enviado por Anton 22.12.2017, 20:05

Compartilhar no Pinterest Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterMais
  • Relatório

# 2 O que você precisa saber para sua primeira pirografia, instruções passo a passo

Queimar madeira é incrivelmente interessante - este é um hobby doméstico popular para pessoas de diferentes faixas etárias. Pirógrafos experientes pintam pinturas exclusivas e criam obras de arte incríveis. As crianças ficam felizes em aprender a queimar formas geométricas e vários animais na madeira. A tecnologia de gravação em si é conhecida há muito tempo e é bastante simples, no entanto, os iniciantes nesse assunto terão que mostrar um pouco de paciência e perseverança para entender os princípios básicos do trabalho com um queimador elétrico, bem como explorar os métodos disponíveis para aplicar um ornamento ou imagem em um espaço em branco de madeira.

A queima de madeira para iniciantes começa com o desenvolvimento de habilidades e teoria práticas básicas, que também incluem precauções de segurança ao trabalhar com um pirógrafo (especialmente para crianças). Antes de iniciar a criatividade, é necessário preparar adequadamente o local de trabalho e estocar materiais adicionais. Considere os pontos mais importantes no processo de gravação que todo pirógrafo deve conhecer.
(mais ...)

enviado por Anton 26.12.2017, 21:29

Compartilhar no Pinterest Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterMais
  • Relatório

# 3 Trabalho pirográfico complexo, várias técnicas

A arte de "desenhar com fogo" ou simplesmente queimar madeira apareceu muito antes da invenção dos primeiros queimadores a gás e do advento da eletricidade. Para o design decorativo de produtos de madeira, foram utilizadas várias ferramentas e técnicas. O método mais primitivo é um pino de metal com uma ponta pontiaguda, que brilhava em vermelho em brasas.

Com o tempo, os dispositivos de gravação melhoraram e se tornaram mais práticos. E hoje, os fãs desse tipo de criatividade podem usar ferramentas profissionais para desenhar pirógrafos de madeira - elétricos com bicos de latão intercambiáveis ​​ou uma alça de arame niquromo. No entanto, para aprender a gravar desenhos complexos, você precisará estudar os fundamentos teóricos da pirografia.
(mais ...)

enviado por Anton 30.12.2017, 11:33

Compartilhar no Pinterest Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterMais
  • Relatório

# 4 Como fazer você mesmo um queimador simples com materiais improvisados

Hoje, a pirografia (a arte da queima de madeira) está ganhando cada vez mais popularidade entre os fãs de idéias não-padrão de criatividade doméstica. E há uma explicação simples para isso - com a ajuda de um dispositivo elétrico compacto, você pode gravar não apenas padrões e desenhos primitivos, mas também imagens inteiras que são dignas de se tornar obras de arte.

O pirógrafo portátil do tipo elétrico doméstico, com bocais de latão intercambiáveis ​​ou um "laço" de fio de nicromo, permite que você queime em diferentes materiais: madeira, madeira compensada, couro e papelão. Existem muitos modelos de queimadores no mercado, mas muitos deles não se adequam a preço ou qualidade. Portanto, mais e mais pessoas preferem fazer um queimador de madeira com as próprias mãos. Não há nada complicado aqui, o principal é lembrar os pontos principais e abordar corretamente esse problema.
(mais ...)

enviado por Anton 31.12.2017, 17:36

Compartilhar no Pinterest Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterMais
  • Relatório

# 5 Estênceis diferentes para gravação, do simples ao complexo

Para aprender a gravar belas fotos em uma árvore digna de se tornar obra-prima da criatividade doméstica, você precisa não apenas de uma ferramenta profissional (pirógrafo elétrico), mas também de perseverança e um pouco de imaginação. A base de qualquer desenho chamuscado são esboços, diagramas ou modelos, segundo os quais são realizados trabalhos adicionais. Você pode fazer esboços de várias maneiras.

Pirógrafos experientes preferem desenhar espaços em branco por conta própria - eles têm um bom olho nesse assunto. No entanto, é mais fácil para iniciantes usar estênceis especiais para queima de madeira para exercícios práticos. Você pode encontrá-los na Internet. Resta apenas fazer o download e imprimir na impressora. Além do próprio estêncil, você também precisará de papel carbono e um lápis (ou caneta).
(mais ...)

enviado por Anton 07.01.2018, 00:00

Compartilhar no Pinterest Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterMais
  • Relatório

Adicionar entrada

Imagem Vídeo Áudio Texto Inserir código

Pin
Send
Share
Send