Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Onde e como cortar madeira
Um local organizado de maneira competente para dividir lenha é uma plataforma cujo tamanho é suficiente para a expansão de toras e o escopo de um cutelo. Sob os pés, deve haver piso pisado ou concreto espesso, e acima da cabeça deve haver espaço suficiente para levantar a ferramenta com os braços estendidos. Chumps para dividir são colocados em um convés estável - um toco largo e sem rachaduras até o joelho, de preferência com nós e madeira ornamentada.
Um olhar profissional sobre a preparação de lenha separa as ações de "derrubar" e "cortar" realizadas por várias ferramentas. Machados perfurados com uma madeira cortada com ponta afiada, para que sejam usados na remoção de nós, no corte de árvores pequenas, na preparação de cavacos e no corte de tocos finos e recém-serrados. Para cortar lenha, outros tipos de ferramentas são adequados:
- Um cutelo de marreta maciço que tem uma lâmina romba e divide os troncos como uma cunha. Quebra até tocos impressionantes, mas com um balanço requer um esforço considerável.
- Modificações leves da ferramenta clássica - cutelo com lâminas rômbicas, "orelhudas" ou com outras saliências do corpo, cortando madeira. O golpe sai mais fraco, mas é mais fácil agitá-los.
Em sua casa, é mais preciso adquirir os dois tipos de ferramentas. A maior parte da lenha é picada com um cutelo "orelhudo" e uma pistola pesada usada para espécimes grandes e ramificados. Sim, e o "sobressalente" é sempre útil para concluir o trabalho quando uma ferramenta quebra.
O peso da ponta, o material da alça, sua forma e comprimento - esses parâmetros são importantes na seleção de um cutelo, mas provavelmente serão determinados com eles apenas na prática, tendo trabalhado com diferentes ferramentas. Ao escolher uma ferramenta, segure-a no peso e tente acenar. O principal é que o cutelo "confia" na mão e é confortável.
Percebe-se que, com um cabo longo, é mais fácil quebrar troncos grossos e, para pequenos tocos secos, cabos com 50 a 70 cm de comprimento são suficientes.Tocos de grande diâmetro se prestam diretamente a pontas afiadas, uma peça de corte semicircular promove a separação de madeira resinosa e bruta. Cunhas de aço cravadas nas fendas por uma marreta são úteis para dividir tocos densos e nodosos.
Preparando o cutelo para o trabalho
O verdadeiro proprietário, antes de cortar lenha, sempre inspeciona a ferramenta, verifica a integridade do machado e o pouso da peça de metal. A fixação confiável de um cabo de madeira com uma ponta ocorre através de uma cunha feita de uma placa de aço e conduzida para o final da madeira.
A parte da alça sob a ponta, que está sujeita a esmagamento durante faltas, deve ser protegida por uma sobreposição. Se necessário, esta parte é feita de forma independente:
1) Depois de tirar uma tira galvanizada com uma largura de 20 cm, primeiro bata a lata no canto.
2) Depois dobre o metal ao meio usando um martelo.
3) A tesoura apara o lado oposto à dobra.
4) Coloque uma tira no machado, esmague a borda e pegue a lata com um prego.
5) Dobrar a tira ao redor da alça, cortar o excesso de metal.
6) Comprima a proteção com um grampo e dobre, se necessário, com um martelo.
7) Faça furos na lata e, finalmente, prenda com pregos.
Um cutelo com cabo de madeira é baixado na água por 1-2 horas antes do trabalho - a árvore incha e se mantém melhor.
No entanto, é permitido aplicar essas medidas quando houver uma ligeira oscilação da alça. Uma peça de madeira muito rachada é substituída comprando uma alça acabada ou fazendo um machado com suas próprias mãos.
O corte correto da lenha
O planejamento do trabalho facilita muito o processo de colheita de lenha. Os troncos secos ou congelados se dividem mais rapidamente do que as árvores recém cortadas. É mais sábio secar o cânhamo "verde" do que rasgar com toras brutas.
Lembre-se de segurança - liberte o site de objetos desnecessários e peça a outras pessoas que se afastem. Use sapatos resistentes e luvas resistentes e antiderrapantes. Os óculos de segurança de plástico não interferem.
Coloque o toco no convés com os nós para baixo e vire a fenda na sua direção. Se não houver fendas, escolha uma divisão entre os nós. Verifique se o log está estável.
Fique na posição correta: as pernas são mais largas que os ombros, o convés fica no meio, a distância do cânhamo é tal que você pode tocar seu centro com a lâmina. Se você se afastar, o cutelo falhará e atingirá o chão, se você se aproximar - você pode bater no punho e bater em suas mãos.
Segure a dobradeira com a mão esquerda e pegue o cutelo com a mão direita perto da ponta. Dobrando as pernas, levante o implemento com os braços esticados. Deslize sua mão direita ao longo da alça e com batida de aceleração na fenda.
Não deu certo dividir pela primeira vez - remova o cutelo, balançando para cima e para baixo. Repita o golpe, correndo para a mesma fenda. Levante a ferramenta suficientemente alto e abaixe-a bruscamente, usando a massa do próprio cutelo. Repita até o bloco de log estar completamente dividido.
Tocos de tocos com a técnica de três tacadas em uma linha: a primeira no centro, a segunda no lugar mais distante, a terceira e a final no lado mais próximo. Grandes toras de blocos começam a se separar das bordas, separando pequenas toras e movendo-se lentamente para o centro. Use um cutelo preso em um toco como uma cunha, atingindo um martelo com uma marreta.
Tente alterar a força e a velocidade do balanço, pique madeira deliberadamente e não se apresse. Gradualmente, um senso intuitivo de quanto você precisa atingir o bloco de madeira chegará.
Depois de dividir uma quantidade razoável de lenha, limpe a área removendo as toras do lenhador.
Com o tempo, cortar lenha deixará de parecer um negócio difícil e se tornará uma atividade normal, talvez até empolgante e empolgante.
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send