Afiando seu machado

Pin
Send
Share
Send

O machado na economia de uma casa particular é uma das ferramentas mais necessárias. Ele faz muito trabalho, e alguns não pensam sem ele e a vida. Como aperfeiçoar o afiar um machado ao nível de uma navalha? E que ferramenta eles fazem hoje?
Obviamente, não estamos falando de uma simples barra abrasiva, nem mesmo de esmeril. Todo mundo sabe disso, e não vale a pena explicar como usar essa ferramenta. Mas uma rebarbadora com discos abrasivos especiais pode interessar artesãos preocupados com o estado de seu inventário.

Obviamente, o método de afiar uma ferramenta de perfuração com uma rebarbadora ou rebarbadora está longe de ser novo. Mas o efeito do trabalho desses discos é interessante. Para a pureza do experimento, tentaremos cortar objetos de metal com um machado, por exemplo, um arquivo desnecessário. Obviamente, a lâmina da maioria dos eixos não foi projetada para corte de metal. Será mais interessante fazer isso depois de afiá-lo.

DIY afiando uma lâmina de machado


Então, temos cortes profundos e até dentes na lâmina que nem toda esmeril pode endireitar. Nesses casos, os eixos são chamados de "mortos" e são atribuídos a um trabalho menos responsável, como uma ferramenta obsoleta.

Enchemos o bico de montagem dos discos no mandril da rebarbadora e tentamos processar a lâmina com um disco de granulação grossa.

O efeito é perceptível imediatamente após vários minutos de tratamento. Outro detalhe é digno de nota - devido à estrutura fibrosa da superfície de trabalho, esses discos são capazes de remover o calor e praticamente não aquecem a superfície, diferentemente dos abrasivos comuns.

Ao escolher as irregularidades básicas na lâmina, você pode substituir o disco por um grão menor. A afiação básica é finalizada, continuaremos na barra abrasiva.

O tamanho de grão dessas barras de trituração deve ser de 300 a 3000. Precisamos próximo ao valor final. Despeje nele algumas gotas de solvente ou querosene, que contêm uma mistura de óleo, e comece a esfregar com uma lâmina de machado em movimentos circulares.

Nesse caso, é necessário controlar a inclinação e a uniformidade do chanfro em toda a largura da superfície de trabalho. Executamos esse procedimento, alterando alternadamente os lados da lâmina.
Depois que a superfície do metal estiver completamente livre de arranhões, cortes e outros defeitos, apenas a melhor rebarba formada pelo grão abrasivo permanecerá na borda da lâmina. Uma tira de pele fixada em uma barra de madeira ajudará a se livrar dela. Os mestres aconselham lubrificá-lo com pasta GOI.

Nós passamos por ela, expondo a lâmina até a borda e movemos o machado da borda da barra para ele mesmo. Fazemos esses movimentos 25 vezes em cada lado do machado, até que a rebarba muito pequena caia na superfície da pele.
Após tal afiação, você pode não apenas cortar uma folha de papel com um machado, como também cortar metal com ela!

Pin
Send
Share
Send