Como conectar um disco rígido

Pin
Send
Share
Send

Um disco rígido ou disco rígido é parte integrante de qualquer computador.

Também é um dos componentes mais caros; portanto, a escolha, a conexão e o uso incorretos podem levar à falha do próprio disco rígido e do computador. E isso é muito desagradável e caro.
Para evitar isso, este artigo discutirá as principais maneiras de conectar discos rígidos a um PC.

Tipos de conectores para conectar discos rígidos


Portanto, os principais conectores para transferência de dados entre a placa-mãe e o disco rígido são SATA e IDE.
O IDE é uma versão desatualizada dos conectores.

Agora eles praticamente não são usados. Somente se você montar um PC a partir de componentes usados, ainda poderá adquirir um disco com esse conector. Pode custar um pouco mais barato que o SATA. Além disso, placas-mãe mais antigas podem ter apenas uma conexão IDE. Nesse caso, o disco apropriado é necessário.
Às vezes, é claro, você pode comprar adaptadores diferentes, mas isso é uma dor de cabeça extra e despesas adicionais e às vezes operação incorreta do equipamento.
Os conectores SATA são mais modernos e, portanto, têm uma taxa de transferência de dados mais alta que o IDE. Pode atingir 3 Gb por segundo.

O cabo de dados SATA se parece com isso.

O cabo é pequeno em largura. Os conectores consistem em um número mínimo de contatos. O conector em forma de L está conectado ao disco rígido. Direto - para a placa-mãe. A conexão completa é acompanhada por um clique alto.

Para puxar o cabo, você precisa pressionar a alavanca de metal no conector e puxar com cuidado. Não é necessário muito esforço ao desconectar, pois você pode retirar o soquete da placa-mãe. Verifique se a trava está totalmente liberada.
O cabo IDE possui um loop amplo e um grande número de contatos.

Para eliminar o erro de conexão, o conector possui um recorte lateral.

Na maioria das vezes, os cabos têm vários conectores. Um para a placa-mãe e dois para dispositivos IDE - dois discos rígidos ou um disco e uma unidade de CD / DVD.

Quanto às placas-mãe, elas podem ter:
1. Apenas um IDE;
2. IDE e SATA;
3. Somente SATA.
Este último é aplicável em modernas placas-mãe topo de linha. Tendo essa placa, não faz sentido comprar um disco com uma conexão IDE, mesmo que seja atraente.

Conexão do cabo de alimentação Winchester


É fácil adivinhar que os conectores de energia nesses dois tipos de unidades são diferentes.
Para um IDE, ele tem este formato

Existem quatro contatos e eles são bastante poderosos.
Para conector SATA de largura com rotação na borda.

Graças a essa curva, é praticamente impossível conectar o cabo incorretamente.
Muita coisa neste momento depende da fonte de alimentação. Os primeiros podem não ter conectores para dispositivos SATA. Mas isso não é um problema. Aqui um adaptador especial virá ao resgate. Seu custo é barato.

As fontes de alimentação modernas já possuem vários cabos SATA.
Tudo isso deve ser lembrado ao montar o PC, para que não haja problemas com incompatibilidade e, como resultado, gastando dinheiro em diferentes adaptadores.

Instalação do disco rígido


Escolha uma "prateleira" no caso em que instalar o disco rígido. Uma configuração muito baixa não fornecerá boa dissipação de calor suficiente da parte inferior da unidade. Superaquecimento não é permitido.
A instalação muito alta pode ser difícil devido a faixas de RAM e outros equipamentos. Tudo depende dos recursos da placa-mãe e dos conectores nela.

Evite a eletricidade estática que pode danificar não apenas o disco rígido, mas também outros componentes do PC. Para fazer isso, tire seus produtos sintéticos e de lã. Além disso, antes de cada manipulação, toque em um objeto aterrado - pode ser uma bateria de aquecimento ou uma torneira de água. Então você pode remover a estática de si mesmo.
Insira cuidadosamente o disco com a parte aberta para baixo e tente combinar os orifícios na caixa com as roscas no disco rígido. Quando tudo coincide, apertamos os parafusos.

É muito importante que os parafusos não sejam muito longos, caso contrário, o disco poderá ser danificado. Geralmente recomendo o comprimento do parafuso de 3 mm.
Tenha cuidado ao manusear o disco rígido. Agitação excessiva, colisão, queda, etc. podem danificar um dispositivo caro.
Quando os parafusos são apertados e o disco rígido está firmemente fixado, conectamos o cabo. Primeiro na placa-mãe, depois no disco rígido.
Conexão de conectores SATA.

Em seguida, conecte o cabo de alimentação. Na foto, o conector de energia para dispositivos IDE.

Fonte de alimentação com conector de energia para unidades SATA.

Adaptador IDE / SATA.

Tudo está muito claro na foto. Para a fonte de alimentação, a tensão é usada: 5 V, 12 V. e GND, ou seja, um fio comum conectado à carcaça.
Todas as conexões são feitas somente quando o PC está desconectado da rede.

Quando todos os cabos estiverem conectados, ligue o computador. O disco deve emitir um som de rotação e um LED vermelho brilhando no painel frontal, sinalizando sua operação.

Pin
Send
Share
Send