Banho de laboratório

Pin
Send
Share
Send

Para mim, como radioamador, essa banheira eletrônica de laboratório tornou-se apenas um assistente indispensável. Se você está envolvido em eletrônica de rádio, recomendo sinceramente repeti-la.

O que é um banho de água.


Um banho de água de laboratório é um tanque com um aquecedor controlado por termostato. O termostato eletrônico permite que você mantenha com precisão a temperatura definida no tanque. A banheira está equipada com dois elementos de aquecimento, potência de 100 W cada.

Para que estou usando o banho?


Muitas vezes tenho que fazer placas de circuito impresso. O processo de fabricação de PCBs exige operações como decapagem e estanhagem. Este é precisamente o processo que realizo usando este banho. Obviamente, a gravação também pode ser realizada em temperatura comum, mas em um banho aquecido passa muitas vezes mais rápido. Quanto ao estanho, então você não pode ficar sem aquecimento. Encho o banho com glicerina (ou água com ácido cítrico), defino a temperatura de manutenção em 110 graus e sento calmamente o tabuleiro.
Com as reações químicas, tudo fica claro: o aquecimento em dez graus acelera a reação química em cerca de dois. O que reduz o tempo de seu fluxo, economizando seu tempo.
Um banho de laboratório pode encontrar outros usos. Por exemplo, ele pode ser usado como um secador para materiais a granel, apenas neste caso o sensor do termostato deve estar firmemente conectado ao elemento de aquecimento e os elementos de aquecimento são conectados em paralelo.
Então, vamos começar! Para começar, vou oferecer duas opções de banheira: para tensão de 12 V e 220 V. Usei elementos para 110 V, pois em nosso país há uma tensão de 110 volts na rede.
Componentes para compra. Dou-lhe imediatamente links para a loja.
Opção de 12 volts (opção mais segura):
  1. Termostato - controlador digital de temperatura 12 V.
  2. O elemento de aquecimento é 2pcs por 12 V. (ou 1 elemento de aquecimento 12 V).

Opção de 220 volts:
  1. Termostato - controlador digital de temperatura 220 V.
  2. Elemento de aquecimento - 2 peças por 100 watts. (Ou 1 elemento de aquecimento - 200 watts).

- Banheira (panela) de aço inoxidável ou aço cirúrgico. (Qualquer loja com pratos)
- Folhas de madeira compensada para o corpo - pelo menos ODPP, pelo menos aglomerado, pelo menos OSB. O seu negócio. Eu recomendo usar madeira compensada resistente à umidade.
Aquecedores e termostatos podem ser diferentes, veja quantos deles são - aquecedores, termostatos. Você pode encontrar uma opção mais barata ou outro formulário.

O design do banho de laboratório.


A sequência é a seguinte: o próprio banho com o líquido e o sensor de temperatura imerso nele. Os elementos de aquecimento são colados ao banho. Depois vem a camada isolante que separa o banho do termostato. Coberto com uma caixa de madeira.

Construção de banho de laboratório


A primeira coisa a fazer é cortar e montar o corpo debaixo do banho. Faça recortes para termostato, fio, fusível.
Agora você precisa colar nossos elementos de aquecimento. Mais precisamente, é desejável borrar a superfície do elemento com graxa térmica (você pode comprá-lo em uma loja que vende computadores), para uma boa transferência de calor. E cole tudo em várias camadas de material de isolamento térmico (compre em uma loja de ferragens).

Nós inserimos tudo no caso.
Após a montagem da estrutura, cobrimos as grandes rachaduras com massa, formando arestas uniformes. O material de enchimento pode ser selante automotivo, epóxi. Eu usei enchimento acrílico.



Nós conectamos todos os eletrônicos. Os aquecedores são conectados em paralelo ao termostato. O sensor do termostato sai pelo conector, mas você pode ficar sem ele, no sentido de sem um conector e não sem um sensor. Interruptor de alimentação em série com fusível e termostato.
Instalamos todos os elementos, montamos o circuito.

Feche o banho com a tampa inferior.

Pintura.


Pintei com duas camadas de esmalte preto de secagem rápida.

Nós verificamos.


Despeje na água. Nós conectamos uma rede. Conectamos o sensor e o abaixamos na água. Ajustamos a temperatura e esperamos até a água esquentar. À medida que a água aquece até a temperatura definida, o termostato deve desligar os elementos. Isso ficará visível - o LED no termostato se apaga.
Tudo: significa que nosso banho de laboratório está operacional.



Atualização do dispositivo:
O banho pode ser complementado com um temporizador para que, por exemplo, a secagem de sólidos a granel dure um certo tempo.
Produtos caseiros de sucesso para você! Obrigado pela atenção.

Artigo original em inglês

Pin
Send
Share
Send