Produção de lajes de pavimentação

Pin
Send
Share
Send

No ano passado, por uma taxa nominal, criei uma mesa vibratória caseira. E como eu tinha idéias para me testar na fabricação de lajes de pavimentação, decidi não perder essa opção.

Em seguida, estudei as opções para os formulários propostos. Ele morou naqueles que são úteis para mim para uso pessoal. Formulário para calçada 500 * 200 * 75 milímetros. Melhor é claro, mas para trabalhar com ela você precisará de um parceiro. Para as faixas, gostei da forma "8 tijolos", com dimensões de 400 * 400 * 50 milímetros. Para enfrentar a varanda e as áreas cegas, escolhi o formato da tartaruga. Suas dimensões são 300 * 300 * 30 milímetros. Por encarar o porão, gostei da forma do azulejo de pedra de 270 * 190 * 20 milímetros.
Ao escolher formas para a fabricação de azulejos, ele prestou atenção ao tamanho maior. Não considerei telhas do tipo "tijolo" e similares por causa da maior complexidade do processo de fabricação. Ao mesmo tempo, ladrilhos grandes são difíceis de transportar.
Além disso, para a fabricação de ladrilhos, você precisará de uma betoneira, colher de pedreiro, espátula, baldes, uma peneira para peneirar areia. Dos materiais você precisa de uma mistura de areia e cascalho, cimento m-500 sem aditivos, água, plastificante s-3, graxa para moldes, prateleiras ou local para moldes de produtos envelhecidos. E eu quase esqueci o tempo bom com uma temperatura de cerca de 10 graus. Nas leituras mais baixas do termômetro, é necessária uma sala aquecida.

Tentei lubrificar as formas com óleo de máquina, graxa de silicone, óleo de girassol, graxa Ortolan. Todas essas opções deram mais ou menos conchas na superfície frontal dos produtos. O que não lhes deu uma apresentação. Mas eu percebi isso mais tarde.
Tendo estudado a Internet, percebi que tudo pode ser a causa das bolhas. Por exemplo, um plastificante, uma reação plastificante com graxa para moldes, a qualidade da areia usada, bem como a presença e o número de pedras nela, certos tipos de cimento, condições climáticas, mesa vibratória configurada incorretamente, mãos tortas e assim por diante.

Depois de experimentar diferentes versões das misturas, o tempo de vibração e lubrificação não conseguiu se livrar das pias na superfície frontal. E eu já achava que minha mesa vibratória caseira era culpada. Características do mecanismo, que não se enquadravam na descrição de nenhum requisito que li na Internet.
Vi acidentalmente na Internet outra versão do desmoldante. Eu decidi tentar. E o processo começou. A receita é simples. E seus componentes não precisam ser procurados especificamente em qualquer lugar. Toda casa tem eles. Isso exigirá uma parte de óleo vegetal, duas partes de detergente e três água da torneira. Misturamos tudo isso em uma garrafa. Usando uma pistola de pulverização e panos, aplique uma camada fina nas formas.
Às vezes, os bolores ficam sujos e precisam ser lavados. Para isso eu uso ácido cítrico. Espalhei um saco de 30 gramas em uma garrafa plástica de dois litros. Todas as formas não foram lavadas imediatamente. Ao descartar, descarto apenas os muito sujos. Depois, despeje a solução resultante nas formas preparadas. Deixei repousar por cerca de uma hora. Com um pincel, tudo é facilmente lavado. Então é imperativo, mas sem fanatismo, enxaguar com água limpa. Caso contrário, resíduos de ácido no molde também podem produzir conchas no ladrilho.
No futuro, quero tentar decorar os azulejos através de um banho com água morna. Com esta opção, a lubrificação e a lavagem dos moldes não são necessárias. O que consome tempo.
Agora vou falar sobre a solução para a fabricação de azulejos. Peneire a mistura de areia e cascalho. Isso é especialmente importante para produtos com uma espessura pequena. Por exemplo, uma pedra decorativa. Eu tento tirar cimento de um fabricante. Então a tonalidade dos produtos será a mesma. A proporção de componentes é: três baldes de areia, um cimento, 100 mililitros de plastificante e cerca de cinco litros de água. Se necessário, adicione corante.
Em seguida, misture até obter uma composição homogênea. Realizo descarregamento em dois quilates de construção de quarenta litros. Encho o formulário com uma solução pela metade. Coloquei a quantidade máxima em uma mesa vibratória. Ligue por um curto período. Cerca de meio minuto. Durante esse período, a mistura se espalha e a maior parte das bolhas sai. Eu desligo a mesa. Encha a solução até a borda. Eu ligo novamente. Agora mais, cerca de dois minutos. Marcos são os mesmos. A mistura deve se espalhar por toda a sua forma e se livrar das bolhas. Mas não deve ferver. Se necessário, adicione ou remova o excesso de solução. Desligue a mesa vibratória.
Usando uma espátula ou espátula, alise a superfície. Para ladrilhos, acho melhor usar uma espátula dentada. Transferimos formulários prontos para um rack ou os organizamos, por exemplo, no chão. Repita o mesmo com outros formulários. Não esqueça de deixar todas as ferramentas limpas.
A uma temperatura de cerca de trinta graus lá fora, realizei a decapagem na noite seguinte. Em outras condições, todos os dias. No outono, dois dias depois.

Os produtos acabados foram testados no inverno.
P.S. Enquanto o processo de fabricação funcionava, vários produtos com pias na superfície frontal foram montados. Decidi corrigir isso da seguinte maneira. Ele limpou a superfície frontal com cimento seco. Depois de umedecido com água de um frasco de spray.

Pin
Send
Share
Send