Fume peixe em casa

Pin
Send
Share
Send

Fume peixe em casa e você não desejará mais comprar esse produto em uma loja. Se você usar as dicas deste artigo, obterá o peixe mais delicado, saturado com o aroma da fumaça natural da madeira. Esse produto terá valor não apenas pelo sabor, mas também por uma longa vida útil.
Se falamos dos benefícios do peixe defumado, graças ao tratamento com fumaça, que é o anti-séptico mais forte, a carne é liberada de bactérias e organismos parasitas. Além disso, este tratamento térmico permite salvar todas as substâncias úteis do produto. O tabagismo é um dos métodos de conservas, que, em combinação com a pré-salga, aumenta significativamente o prazo de validade da carne.

Preparação de peixe


Preparar o peixe para o processo de defumação é que ele precisa ser limpo e salgado. Se a carcaça for muito grande, você poderá cortar a cabeça e a cauda. Caso contrário, se o tamanho do fumeiro permitir, o peixe é depositado em todo o tanque. Tudo o que você precisa fazer com a carcaça é libertá-la do interior. Barbatanas e escamas devem ser deixadas no lugar. Após a limpeza, o peixe deve ser lavado com água fria e seco com uma toalha de papel.

O próximo passo será salgar. Para fazer isso, rale as carcaças com sal grosso e coloque em uma panela por algumas horas. Você pode adicionar um pouco de pimenta preta à salmoura. Uma característica interessante do peixe é que é praticamente impossível salgar. Portanto, as proporções exatas da salmoura não existem.
Antes de colocar para fumar, você precisa garantir que o excesso de salmoura seja drenado do peixe. Para fazer isso, ele pode ser pendurado pela cauda por 20 minutos. É melhor que isso seja feito ao ar livre, pois a guloseima deve ser bem usada. Não é necessário lavar e embeber a carcaça.

Preparação de fumeiro


Para obter fumaça moderada, os chips de fumaça precisam ser embebidos em água por 20 a 30 minutos. Enquanto a serragem inchar, você precisa preparar um fumeiro. Para fazer isso, uma folha de papel alumínio é colocada no fundo do tanque principal. Isso é feito para que a madeira não queime até o fundo. Também facilitará a limpeza do fumeiro.

Agora dobramos a serragem em uma peneira para remover o excesso de água. As aparas prensadas são colocadas no papel alumínio com uma camada de 1,5 cm e, em seguida, é instalada uma bandeja para a coleta de gordura na madeira, se prevista pelo projeto do fumeiro.

Instalamos a grade do primeiro andar, colocamos peixes e colocamos as carcaças na segunda camada. O fumeiro é fechado com uma tampa selada e incendiado. Alguns fumos têm um selo de água. Este dispositivo permite cozinhar peixe em um ambiente doméstico. Devido ao sulco especial com água, a fumaça entra propositalmente em um orifício especial equipado com uma mangueira flexível.

Nos primeiros 10 minutos, o calor pode ser bastante forte. Assim que a primeira fumaça aparecer, os carvões sob o fundo precisam ser levemente afastados. Um indicador da temperatura correta será uma intensidade moderada de fumaça. Todo o processo de fumar geralmente leva 40 minutos. Não faz sentido manter o peixe em chamas por mais tempo.

O produto acabado deve ser removido do fumeiro e deixar respirar um pouco. Pensa-se que os peixes defumados ficam mais saborosos depois de terem arrefecido completamente. Portanto, qualquer que seja a tentação, tente tolerar pelo menos 30 minutos. Você precisa armazenar o produto acabado na geladeira em uma embalagem selada.

Por favor, ouça estas dicas.


1. Se você segurar o peixe em excesso no fumeiro, em vez de um prato perfumado, poderá obter um produto amargo. Depois que o fumeiro é removido do fogo, ele deve ser aberto para ventilação.
2. Para reduzir a exaustão do fumo, a areia do rio pode ser derramada no fundo do fumeiro. Este material também será um bom absorvedor de gordura pingando.
3. Para fumar, você precisa levar exclusivamente peixe fresco. O produto congelado tem carne muito solta, o que não parecerá esteticamente agradável sobre a mesa.
4. O peixe deve ser da mesma espécie e do mesmo tamanho, caso contrário, o tempo de cozimento pode ser diferente. Além disso, o produto salgará desigualmente.
5. A carcaça deve ser libertada do interior, pois as miudezas podem causar amargura. Brânquias também devem ser removidas.
6. O peixe ficará mais saboroso se você usar lascas de madeira de árvores frutíferas (macieiras, peras) para fumar.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: FUME OU CALDO DE PEIXE. COMO FAZER. (Novembro 2024).