Serra de fita para oficina

Pin
Send
Share
Send

A serra de fita é usada para serrar produtos de madeira, madeira compensada, papelão e MDF. Existem variedades capazes de dissolver os registros no quadro. Uma serra de fita profissional é usada com mais frequência em indústrias de grande e médio porte, onde a velocidade e o volume do processamento do material são importantes. Mas, recentemente, ganhou popularidade entre os donos de casa.
Usando uma serra de fita, você pode cortar partes planas de diferentes espessuras. Diferentemente de um quebra-cabeças, as duas mãos estão livres para trabalhar neste equipamento, e uma confortável cama larga é oferecida para mover a peça de trabalho. Na maioria das vezes, uma serra de fita é usada para cortar espaços em branco de linhas curvas complexas.

O princípio de operação da serra de fita


No leito vertical estão fixos dois tambores de disco que transmitem torque do motor para a fita de serrar metal. Na área de serrar na cama, há uma mesa de trabalho colocada horizontalmente. Nele está o movimento das peças e sua serragem, de acordo com o princípio do quebra-cabeças.

Preparamos materiais e ferramentas


Materiais:
  • Contraplacado 16-18 mm;
  • Rolamentos para eixos de tambor;
  • Cavilhas metálicas com rosca para eixos, diâmetro - 10-12 mm;
  • Fita de serrar;
  • Fita isolante;
  • Parafusos, porcas, parafusos, cola para carpintaria ou PVA.

Ferramentas
  • Quebra-cabeças;
  • Serra circular;
  • Furadeira ou furadeira;
  • Esmeril na madeira;
  • Grampos;
  • Roleta, lápis, lixa.

Fabricação de serra de fita


Nossa máquina será quase inteiramente feita de madeira compensada. Portanto, para o quadro de base, cortamos quatro tiras idênticas de madeira compensada em uma circular ou quebra-cabeças, como mostra a foto. É aconselhável ter uma espessura maior.

Cortamos as ranhuras sob o tensor, a cama e o tambor com um quebra-cabeças. Para maior identidade dos furos e ranhuras, é necessário prender as peças com um grampo em um par antes de serrar. Como resultado, devemos obter dois pares de quadros diferentes.

Agora você precisa colar o compensado com cola de madeira ou PVA e conectar todas as partes da base. Para uma melhor cravação, você pode apertar as bordas da colagem com grampos.

A partir de um pequeno bloco de madeira ou dois pedaços de madeira compensada, fazemos um tensionador de cinto. Ele deve se encaixar perfeitamente na ranhura, como nas guias. Afogamo-lo com uma prancha de madeira para que um parafuso de tensão passe por ele, fixando-o nos parafusos.

O restante do compensado irá para a bateria. Depois de marcá-los, fazemos um buraco para os eixos e depois os vimos com um quebra-cabeças. Nivelamos e alisamos as bordas do compensado com uma esmeril em uma árvore. Para excluir o deslizamento da fita, o autor preferiu selar as extremidades dos tambores com fita isolante.

Instalamos rolamentos no local de pouso do eixo. Dois deles estarão em ambos os lados da cama para um tambor estacionário. Os dois restantes estão localizados no tensionador. Também montamos um ferrolho para prender o tensionador na parte de trás da cama.

Fixamos os dois tambores na cama para que eles possam se mover livremente nos eixos sem se agarrar ao corpo da máquina. Puxamos a fita de serra e ajustamos a tensão com o tensionador, enquanto o fixamos com uma rolha. Como a serra de fita foi projetada para serrar vertical, é necessário conectar uma plataforma inferior a partir de uma tábua larga ou de um contraplacado para garantir a estabilidade. Na área de serrar, você também precisa de uma mesa na qual as peças se moverão.

A máquina está pronta e você pode experimentá-la em ação. Prendemos o eixo do cilindro inferior em uma chave de fenda ou broca e damos velocidade à máquina. Apesar do pequeno poder de um dispositivo assim, com ele você pode cortar peças de madeira compensada, placas, MDF ou papelão em uma oficina em casa!

Dicas práticas


  • A rotatividade da máquina deve ser selecionada empiricamente, começando pelas pequenas.
  • Siga o movimento dos dedos, já que o maior número de lesões na carpintaria é dessas máquinas.
  • Em máquinas de grandes fábricas, os tambores são protegidos por carcaças, de modo que apenas a área da mesa de trabalho para serrar esteja aberta. Também vale a pena anexar meios adicionais de proteção contra rasgar a fita a um dispositivo que, infelizmente, não é indicado pelo autor.

Boa sorte a todos e tchau!

Assista ao vídeo


Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Brinquedo 3 em 1 e Lâmina Serra Fita - Semana na Oficina #12 (Pode 2024).