Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Um dos principais parâmetros de uma broca helicoidal é o ângulo do ápice, que para metais duros (aço, ferro fundido, bronze sólido, titânio, etc.) é de aproximadamente 120 graus.
O desvio desse ângulo para um lado maior ou menor do valor nominal complica a operação efetiva da broca. No primeiro caso, a produtividade cai e a ferramenta superaquece; no segundo, a broca pode simplesmente quebrar, incapaz de suportar cargas excessivas.
Para cumprir os parâmetros de afiação sem ferramentas especiais, é necessário ter alta qualificação e experiência no afiador de ferramentas. Bem, para um leigo, especialmente nas condições cotidianas, será praticamente impossível fazer isso.
Mas, com algumas ferramentas e materiais simples, é possível criar um dispositivo não muito complicado, mas confiável, para afiar o ângulo no topo de uma broca em espiral sobre metal duro.
O que você pode precisar para trabalhar no dispositivo
Isso exigirá as seguintes ferramentas:
- paquímetro;
- marcador
- tornos para metal;
- moedor;
- alicate
- máquina de solda;
- retificadora com uma roda de esmeril.
Dos materiais para o trabalho, você deve ter em mãos:
- porca sextavada regular;
- castanha castanha;
- um parafuso do mesmo tamanho e rosca que as porcas;
- broca de afiar.
Processo de fabricação
Uma característica da porca sextavada é que duas de suas faces adjacentes convergem em um ângulo de 120 graus. Aproximadamente o mesmo tamanho é o ângulo no ápice da broca helicoidal para trabalhar metais duros. Essa coincidência aleatória pode ser usada para criar uma ferramenta para afiar uma broca helicoidal.
Para fazer isso, com a ajuda de uma pinça e um marcador na porca, delineamos as linhas de corte para obter um corte triangular simétrico em relação à diagonal que liga os dois cantos opostos da porca. Uma broca será colocada longitudinalmente antes do processo de afiação.
Para cortar a ranhura triangular pretendida na porca, ela é presa em um torno e o moedor corta ao longo de linhas pré-desenhadas. Para remover os pedaços serrados da porca, você pode usar um alicate.
Em seguida, uma porca castelada é retirada e soldada à primeira porca do lado do sulco de corte com sua base. Além disso, é necessário observar sua coaxialidade absoluta, porque quando brocas de pequeno diâmetro são afiadas, o parafuso, passando pela porca castelada, começará a aparafusar a porca inferior para prender firmemente a broca em sua ranhura.
Agora, aparafusamos o parafuso correspondente na porca castelada, que pressionará com segurança a broca, colocada na ranhura para retificar o esmeril da retificadora.
Resta apenas afiar a broca na roda de esmeril, usando as bordas da porca inferior como modelo.
Para fazer isso, basta moer a parte saliente da broca com as bordas da porca, com as quais até um aluno de uma escola profissional do primeiro ano de estudo pode lidar facilmente.
Depois de afiado, o parafuso afrouxa, a broca é removida do dispositivo improvisado e pode ser usada para a finalidade a que se destina.
Adições e melhorias
Durante a soldagem das porcas, podem ocorrer respingos de metal líquido nas roscas das porcas casteladas e regulares. Para excluir esse problema, é necessário parafusar um parafuso neles e, assim, proteger a rosca.
Como com a ajuda de um dispositivo não será possível cobrir todas as brocas de diâmetro, serão necessários pelo menos dois grampos de gabarito: um para brocas pequenas e outro para produtos de grande porte. Assim, no primeiro caso, as nozes serão pequenas e, no segundo, grandes.
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send