Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Este chip, TDA2003, encontrou ampla aplicação em literalmente todos os tipos de sistemas de áudio - pode ser encontrado em alto-falantes portáteis, rádios de automóveis, alto-falantes de computadores, televisores e até em pequenos centros de música. Essa popularidade se deve a uma combinação de vários fatores - é barato, econômico em termos de consumo atual, oferece qualidade de reprodução de som aceitável e seu poder é suficiente para soar uma sala inteira. As desvantagens incluem o fato de ser monofônico, ou seja, para reproduzir um sinal estéreo, é necessário coletar dois desses amplificadores.
Esquema
O circuito do amplificador é simples e não contém partes escassas. VR1 - um resistor variável com um grupo de contatos, serve para controlar o volume do som. É recomendável usar um resistor com uma característica logarítmica para um ajuste suave, mas um linear regular funcionará. O LED HL1 é usado para indicar que o amplificador está ligado e acende imediatamente quando uma energia é aplicada à placa. A tensão de alimentação deste circuito está entre 8 e 18 V. A opção mais ideal é 12 volts; portanto, todos os capacitores eletrolíticos devem ser tomados a uma tensão de pelo menos 16 volts, é desejável definir mais - 25 volts. O chip, especialmente quando trabalha em alto volume, aquece significativamente, por isso precisa de pelo menos um pequeno radiador. O capacitor C5 é conectado em série ao alto-falante e corta o componente constante no sinal, para que a tensão constante não apareça no alto-falante, mesmo se o microcircuito falhar.
Montagem do amplificador
usilitel-na-populjarnoj-mikrosheme-tda2003.zip 15,73 Kb (downloads: 469)
Todo o circuito é montado em uma pequena placa de circuito impresso medindo 45 x 55 mm, o que pode ser feito pelo método LUT. A placa de circuito está completamente pronta para impressão em uma impressora a laser e não requer espelhamento. Depois de transferir a placa, colocamos na solução de gravação e após a gravação obtemos o resultado como na foto abaixo.
Agora tudo o que resta é apagar a camada de toner, fazer furos e estanhar as faixas e você pode prosseguir com a vedação das peças. Antes de tudo, pequenas peças são instaladas - resistores e pequenos capacitores, depois deles todo o resto. Para conectar os fios de alimentação, alto-falante e fonte de áudio, é mais conveniente usar os terminais de parafuso, como eu fiz. No último turno, um radiador está instalado no chip, você pode usar absolutamente qualquer um que seja adequado ao tamanho da placa.
Primeiro lançamento e teste
Para começar, vale a pena verificar a correção da instalação, tocando nas faixas adjacentes por um curto-circuito. Se tudo estiver montado corretamente, forneceremos energia à placa conectando um alto-falante e deixando a entrada do sinal desconectada. Nesse caso, é aconselhável girar o controle de volume para a posição mínima para que a entrada do microcircuito se aproxime do chão. Nós fornecemos energia para a placa, o LED deve acender imediatamente. Agora gire suavemente o controle de volume, você deve ouvir uma pequena rachadura no alto-falante, porque a entrada agora está "pairando no ar". Isso significa que o microcircuito está funcionando - agora você pode enviar música para a entrada, por exemplo, de um player, telefone ou computador. Você pode conectar esse amplificador a qualquer alto-falante com resistência de 4-16 Ohms, quanto menor a resistência do alto-falante, maior a potência de saída, respectivamente, e o aquecimento do chip. Tenha uma boa construção!
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send