Restaurando a sede do rolamento

Pin
Send
Share
Send


Pequenos motores de baixa potência e monocilíndrico a 2 tempos são amplamente utilizados na vida cotidiana. Eles são usados ​​em motosserras e cortadores de motor, em brocas de gelo para motor e unidades gás-elétricas. Assim como em outros modelos de tecnologia.
A desvantagem desses motores é sua baixa vida útil, cuja principal fonte é o desgaste das peças do virabrequim nas quais os principais mancais de pressão são pressionados. Substituir o virabrequim nesses motores é um prazer caro, pois é fabricado em um único kit com uma biela e pistão.

Existem várias maneiras de reparar os diários da cambota. Um deles é a soldagem de cobre usando solda elétrica.

Materiais e ferramentas


Para executar esse reparo do virabrequim, precisamos:
  • transformador de soldagem monofásica para uso doméstico;
  • pedaços de fio de cobre ou um eletrodo fino de cobre com a inclusão de prata;
  • líquido desengordurante, trapos;
  • tubo e malho para rolamentos de aterrissagem.

A solda elétrica se refere aos tipos de trabalho de queima. É necessário preparar com antecedência um extintor, água, encerado úmido ou tecido de amianto. Não é permitida a soldagem nas proximidades de líquidos inflamáveis.

Processo de reparo do assento do rolamento


Desmontamos o motor, enxaguamos e limpamos o eixo de manivela e fazemos uma inspeção visual dos rolamentos axiais. A presença de folga entre a pista interna do rolamento, a presença de gargalo de desgaste no próprio eixo indica que é necessário restaurar a sede do rolamento. Os rolamentos em si são desejáveis ​​para adquirir novos, este é um consumível comum.

Desengordure completamente com acetona os diários do virabrequim usados ​​por rolamentos antigos e deixe secar. Conectamos um transformador de solda - um carregador de carro.

Fixamos o contato com o solo diretamente no próprio eixo de manivela, e não na biela ou no pistão; caso contrário, os rolamentos da biela podem ser soldados!
Um contato positivo é o nosso eletrodo ou fio. Pequenos toques no eletrodo ou no fio de cobre começam a "pulverizar" o cobre no pescoço desgastado da cambota. Passamos por toda a superfície desgastada.

Este trabalho requer precisão. O eletrodo não deve entrar na parte da cambota em que o retentor está localizado!
Depois de aplicar pontos de cobre nos diários da cambota, deixe as peças esfriarem. Aquecemos um novo rolamento e o colocamos no lugar. Talvez haja a necessidade de várias batidas no tubo, cujo diâmetro é igual ao diâmetro da pista interna do rolamento.

Todas as irregularidades e saliências do cobre depositado são esmagadas, o mancal fica firmemente no lugar e sua gaiola interna permanece estacionária.

Agora a rolagem e a folga estão ausentes. O rolamento fica firmemente no lugar.

Conclusões


Este método de restauração de peças desgastadas do eixo de manivela é simples e confiável. Não se esqueça das precauções de segurança e dos equipamentos de proteção ao realizar trabalhos de soldagem.

Pin
Send
Share
Send