Compressores de pistão para a geladeira - tipos e princípios de operação

Pin
Send
Share
Send

A maioria dos refrigeradores e freezers domésticos modernos são equipados com compressores alternativos ideais em termos de eficiência e consumo de energia, além de componentes ergonômicos (ruído, opções de personalização, custos de equipamentos). O que há dentro do compressor e como funciona o sistema de refrigeração? Quais são as características do reparo desses compressores? Vamos ficar juntos.

Conjunto completo e finalidade dos elementos do compressor de pistão para a geladeira


Se você olhar por trás da geladeira, poderá ver um pequeno tanque de metal preto com um colar achatado, do qual vários tubos se soltam. Este é o compressor. Seu invólucro é selado e os tubos de cobre de entrada são conduzidos para as redes de resfriamento do refrigerador localizadas no painel traseiro.

Dentro da carcaça, encontra-se o mecanismo de instalação do compressor, que consiste em um motor, um cilindro de pistão com uma válvula adjacente, suportes e tubos de cobre, retorcidos em torno da própria instalação. Existem apenas três desses tubos nos compressores modernos. Dois deles, localizados nas proximidades, são responsáveis ​​pelo suprimento e retorno ao sistema de freon, que circula constantemente no sistema sob uma certa pressão. Essa pressão é projetada para criar um compressor.

O terceiro tubo geralmente é selado a partir do final. Está localizado no lado oposto dos anteriores, e através dele o sistema é carregado com freon. Este tubo leva a um silenciador de plástico, suavizando o ruído proveniente do freon para a carcaça.

O motor do compressor geralmente é assíncrono, consiste em enrolamentos dispostos verticalmente (estator) e uma armadura móvel (rotor), ao final dos quais é fixado um eixo de manivela com um balancim ou biela que aciona o pistão. A carcaça do motor é integrada ao cilindro do compressor e está localizada em uma suspensão independente de quatro molas, suavizando a vibração do motor e tornando o compressor quase silencioso.

Durante a operação do compressor, a instalação junto com o motor esquenta bastante, e sua temperatura dentro da carcaça pode atingir cerca de 100 graus Celsius. Isso ocorre devido à alta pressão bombeada pelo compressor para destilar Freon, no ambiente em que o motor é forçado a trabalhar. No fundo da caixa, há uma certa quantidade de óleo mineral ou sintético (cerca de 200 g), que sob temperatura e pressão se transforma em aerossol e se mistura com o refrigerante e entra no sistema de refrigeração da geladeira. A bomba de óleo centrífuga, localizada no interior do eixo do rotor, é responsável pelo fornecimento de óleo aos mancais, válvulas e pistão da unidade de compressor.

Um relé de partida equipado com um sensor de temperatura está localizado na parte externa da carcaça do compressor e executa várias funções muito importantes:
  • Regula o fornecimento de eletricidade à unidade compressora;
  • Ele interrompe o fornecimento de eletricidade ao motor do compressor que ficou preso devido a qualquer falha, protegendo o enrolamento do estator de superaquecimento e combustão. Após algum tempo, ocorre uma realimentação e, em caso de mau funcionamento, o desligamento;
  • Protege a fiação do fogo em caso de superaquecimento do grupo de contatos e dos fios conectados a ele. Uma função extremamente útil, porque um grande número de incêndios domésticos ainda ocorre devido à falha de um incêndio na fiação.

Princípio geral do sistema de refrigeração


Como resultado da alta pressão bombeada pelo compressor e pelas válvulas, o freon esquenta muito, caindo na grade do condensador da geladeira, localizada na parede traseira. Mudando seu estado de agregação, ou seja, passando do vapor para o líquido, o refrigerante através de um tubo capilar, que reduz sua pressão, entra no radiador evaporativo, no qual se transforma novamente em vapor. O movimento cíclico de freon através do sistema de refrigeração é acompanhado pela liberação de calor através da grade no meio ambiente. E no radiador evaporativo, ocorre o resfriamento, que é então transferido para a câmara do refrigerador.

Dicas práticas


  1. Não incline ou incline o refrigerador na posição horizontal. Quando inclinado excessivamente, o mecanismo do compressor pode escorregar facilmente das molas amortecedoras da suspensão independente e nunca mais se apoiar nelas. Depois que o refrigerador retornar à sua posição vertical original, a unidade principal - o compressor - precisará de reparos.
  2. No caso de uma completa ausência de partida do compressor, é necessário primeiro verificar o relé de partida, o grupo de contatos e o cabo de alimentação. Talvez assim você possa evitar o reparo do serviço da geladeira.
  3. A carcaça do compressor, apesar de consistir em duas partes, mas geralmente são hermeticamente fechadas. Portanto, no caso de um mau funcionamento, as desvantagens da própria instalação do compressor não podem ser tão facilmente determinadas. Às vezes, você precisa resolver o caso, procurando a causa do colapso. Nesses casos, será mais racional substituir a unidade por uma nova.

Se você quiser desmontar o compressor da geladeira em casa, é necessário fornecer uma boa ventilação ou ventilação da sala, pois os vapores de freon podem ser venenosos. Isto é especialmente verdade nos antigos refrigeradores da era soviética. Reparar a geladeira, substituir o filtro, cortar e soldar tubos de cobre, desmontar e consertar o compressor e reabastecer o sistema de refrigeração têm muitas nuances que tornam mais sensato confiar esse trabalho a artesãos profissionais ou serviço pós-venda.

Pin
Send
Share
Send