Colocamos supercapacitores no no-break em vez da bateria

Pin
Send
Share
Send

Todo mundo que tem uma fonte de alimentação ininterrupta (UPS) para o computador em casa conhece sua única desvantagem, que leva para o proprietário um centavo bonito. É claro que essa é a fragilidade de suas baterias. Geralmente, com sorte, eles vivem 3 anos e depois perdem sua capacidade e funcionalidade. Isso impossibilita o uso direto do no-break para a finalidade a que se destina.

Quase todas as fontes de alimentação ininterruptas usam baterias de chumbo-ácido fechadas e livres de manutenção. A própria palavra "livre de manutenção" deixa claro que é impossível restaurar uma bateria assim e, se possível, definitivamente não por muito tempo. E surgiu a ideia de substituir a bateria por supercapacitores (ionistores). Eles têm uma vida útil enorme, são absolutamente tolerantes a altas cargas, o número de ciclos de carga e descarga é superior a 10.000.Portanto, se você tiver sorte, a bateria ininterrupta se tornará eterna!

Vai precisar


6 supercapacitores com placa de proteção de equilíbrio. Você pode comprar pronto para Ali Express.

Uma taxa do balanço é uma obrigação. Sem ele, a operação de ionistores em um circuito em série é impossível, pois tudo é repleto de falhas de qualquer elemento durante a recarga.
A capacidade de 1 elemento no circuito é de 500 Farads e a tensão é de 2,7 V. Ou seja, 6 peças formarão uma bateria que pode ser carregada até um máximo de 16,2 V.

Substituindo a bateria na fonte de alimentação ininterrupta por supercapacitores


Em teoria, como sempre, tudo é tranquilo, mas na prática, nem tudo é como gostaríamos.

Neste exemplo, foi utilizado um no-break com uma carga máxima de 300 watts. Uma bateria descarregada foi removida e uma placa com supercapacitores foi instalada em vez da bateria.
Primeiro lançamento. E então a primeira falha: o no-break, é claro, ligou, mas se recusou a cobrar os ionistores. Porque O fato é que no circuito do no-break havia uma proteção que não carregava se a tensão inicial da bateria fosse menor que 10 V.
A segunda tentativa. Então peguei um adaptador de terceiros com uma tensão de saída de 10 V e simplesmente carreguei os capacitores antes de ligá-lo.

Liguei o no-break e finalmente funcionou. Os ionistores continuaram a carregar até a tensão limite da bateria de ácido.

Como resultado, decidiu-se remover a proteção contra baixa tensão, finalizando o circuito do no-break.
Mas estas não são todas as armadilhas. Além disso, o tempo de operação foi verificado quando a energia foi desligada. E os resultados são bastante específicos. O no-break é desligado quando a tensão nos ionistores cai abaixo de 10 V

Como resultado, o tempo total de operação, dependendo da carga, pode ser de 5 a 30 segundos. Embora a carga que este no-break supria não fosse muito potente, seu tempo de operação foi de 18 segundos. Em princípio, para minhas tarefas, esse tempo foi suficiente.

Instalação na carcaça


Era impossível colocar essa linha no lugar da bateria padrão. A decisão foi fazer um corte no lado do caso e trazer os elementos para fora.

Como resultado, a aparência não foi particularmente terrível, pois o no-break está localizado em um local isolado.

Como se viu, a ideia está funcionando bastante. Obviamente, a capacitância dos capacitores deve ser significativamente aumentada para obter um aumento significativo no tempo de operação no caso de um desligamento.
Embora exista um outro lado da moeda: com um aumento na capacidade total, o tempo total de carregamento inicial também aumentará ... o que afetará negativamente a usabilidade.
Para uma atualização completa do no-break com ajuste do circuito de proteção, consulte o videoclipe do autor.

Pin
Send
Share
Send