Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Vai precisar
Para descobrir como cortar uma linha em um caso específico, precisamos estocar: um pedaço de tubo de polipropileno, uma luva de plástico e metal, bem como enrolamento de linho e um composto de vedação em um tubo.
Nesse caso, usaremos as seguintes ferramentas e dispositivos:
- morre por enfiar;
- Aparelhos para soldar produtos de plástico;
- duas chaves para tubos;
- banco de ensaios para pressões de até 50 bar;
- ficha roscada.
Sequência de rosqueamento em várias situações
Podemos ter uma combinação de certos materiais e ferramentas. O que devemos escolher neste caso?
Tubo de matriz e polipropileno
Esta ferramenta foi projetada para cortar roscas externas em superfícies cilíndricas de praticamente qualquer material metálico, incluindo aço. Portanto, parece ser fácil lidar com um tubo de polipropileno.
Segurando a matriz com uma mão, usando a chave de tubos, aparafuse a ponta do tubo de plástico na ferramenta. O mais importante é garantir a captura. Então, aplicando algum esforço à chave, podemos executar várias roscas na superfície do tubo. Talvez, ao mesmo tempo, a chave escorregue e sulcos profundos possam permanecer nela. De fato, isso deve ser evitado para não afrouxar o tubo. Depois de desaparafusar a peça de trabalho da matriz, garantimos que a rosca seja satisfatória.
Máquina de solda, manga e tubo de metal
Nesse caso, a segmentação é facilitada e prossegue como padrão. Aquecemos a extremidade do tubo de acordo com as instruções do dispositivo e começamos a parafusá-lo em um acoplamento de metal com uma rosca interna. Nesse caso, é necessário medir a força de indentação e a velocidade de rotação.
Depois de torcer o tubo até a profundidade necessária, o mantemos por algum tempo, para que ele esfrie um pouco e diminua de tamanho. Depois disso, pode ser facilmente desaparafusado do acoplamento metálico. A inspeção mostra que a rosca não inicia no final do tubo, mas a uma certa distância, mas parece bastante adequada e confiável.
Máquina de solda, acoplamento de metal e plástico
Também aquecemos a luva de plástico na máquina de solda de um lado e aparafusamos uma luva de metal com uma rosca nela. Após um curto período de tempo, desconectamos as peças e garantimos que a rosca seja excelente.
Repita a mesma operação para a outra extremidade da peça de plástico. Além disso, a força de indentação e a velocidade de rotação devem ser semelhantes ao primeiro caso. A qualidade da rosca é verificada adicionalmente parafusando e desaparafusando o acoplamento metálico.
Teste de pressão
Para isso, montamos um conjunto de elementos plásticos nos quais a linha foi cortada, bem como um acoplamento de metal, pois essa combinação é bastante possível na prática. Para selar as juntas em todos os lugares, usamos enrolamento de linho e um composto especial de vedação.
Algumas conexões são possíveis e suficientes para apertar manualmente, para outras é necessário usar adicionalmente uma ou duas chaves para tubos.
Conectamos a montagem ao sistema de abastecimento de água pressurizada e conectamos a extremidade aberta com a tomada de fábrica na rosca.
Aplique consistentemente pressão na montagem, fixando seu valor nas seguintes leituras: 1, 2, 3, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 20, 25, 30, 40, 45 bar. Após cada fixação de pressão, verificamos a estanqueidade do conjunto. Garantimos que ele esteja presente a todas as pressões, incluindo um valor máximo de 45 bar.
Conclusão
Como nossa montagem suportou pressão de 45 bar, o que nunca acontece no abastecimento de água doméstico, em uma parcela pessoal e em uma casa de campo, podemos cortar com segurança as roscas em tubos e acoplamentos de propileno de várias maneiras manualmente, já que a pressão nessas instalações não excede 8 bar.
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send