As consequências da adição de ácido cítrico às máquinas de lavar

Pin
Send
Share
Send

Em muitas regiões do país, os indicadores de qualidade da água não atendem aos padrões de eletrodomésticos. Possui muitos sais de cálcio, em altas temperaturas ou após cada secagem, depósitos sólidos nas superfícies, o que afeta negativamente a aparência e os parâmetros técnicos de todos os componentes da máquina de lavar. Especialmente ruim, a aparência da escala afeta os elementos de aquecimento - eles superaquecem e prematuramente falham. Além disso, uma escala de 1,5 mm aumenta o consumo de energia elétrica em 10%.

A indústria produz um medicamento especial, como Calgon ou outro, amolece a água e minimiza a quantidade de depósitos sólidos. Mas as donas de casa esquecem-se de usá-lo em tempo hábil ou até recusam-no por causa do custo relativamente alto. Para limpar use as receitas da avó velha - ácido cítrico.

Como os detalhes da máquina de lavar roupa reagem ao ácido cítrico


Não há reação idêntica, depende das propriedades físicas e químicas dos materiais utilizados na fabricação de peças. O efeito do ácido é demonstrado pelo exemplo de três tanques de máquinas de lavar. Se o aço inoxidável não responde ao ácido, o silumina o trata extremamente negativamente. O silumin é a liga mais utilizada em lavadoras de baixo custo. A composição química é de alumínio e silício (até 22%), aditivos de liga podem ser adicionados para melhorar os parâmetros físicos. Mas essas tecnologias aumentam o custo do metal, que os fabricantes do segmento barato de eletrodomésticos realmente não gostam.

No primeiro estágio, a superfície do metal é destruída a uma profundidade de cerca de 1 mm, os elementos carregados racham. Mas a máquina ainda pode funcionar por um curto período de tempo, embora já exista uma rachadura.

No segundo estágio, a fratura do metal aumenta, as rachaduras crescem para tamanhos críticos. É necessário reparo urgente da máquina de lavar.

O terceiro estágio não é encontrado na prática, até que, nesse estado, as unidades não estejam em operação. Para maior clareza, foi realizado um experimento - a superfície de silumin foi derramada com uma solução de ácido cítrico. Como resultado, a liga se transformou em poeira e perdeu completamente suas propriedades de rolamento.

Por todas as características físicas e químicas, o silumin ocupa os últimos lugares, e seus parâmetros de fadiga física são tão baixos que os produtos do encanamento racham ao longo do tempo sob a influência de cargas muito insignificantes.

Por que os fabricantes usam uma liga tão fraca com um nome tão "forte"? A resposta é simples: baixo custo, capacidade de fabricação, baixo peso e um nome muito atraente. Os consumidores comuns não sabem que o nome inclui parte das palavras silício (silício) e alumínio, mas têm certeza de que isso é prova da resistência do metal.

Conclusão


Os reparadores profissionais de equipamentos hidráulicos desencorajam fortemente o uso de ácido cítrico como descalcificador de máquinas de lavar. Você precisa saber que substituir peças completamente com falha sempre custa muito mais do que salvar uma ferramenta especial. Isso não é publicidade, mas realidade objetiva.
Para remover odores desagradáveis, basta lavar a roupa várias vezes por mês a altas temperaturas - fungos e mofo são destruídos.

Pin
Send
Share
Send