Para descobrir qual espectro de cores uma lâmpada específica emite em uma casa, você precisará usar um dispositivo chamado espectrômetro. Os modelos de fábrica são muito caros, então você pode fazer uma versão caseira com materiais improvisados. Para fazer isso é muito simples, porque neste caso, não será necessária uma precisão especial.
As principais etapas do trabalho
A versão mais primitiva do espectrômetro pode ser feita de papel grosso ou papelão. Mas observe que o interior da caixa deve estar escuro para não refletir, mas absorver a luz. Para esse fim, você pode usar um marcador preto comum (ou seja, você só precisa pintar sobre o papelão).
Para obter o espectro da luz emitida, você também precisará de uma grade de difração, a melhor feita a partir de um DVD-ROM óptico. Você só precisa cortar um pedaço de forma retangular do CD e dividir as placas. Para uma grade de difração, é necessária uma camada transparente.
Colamos o prato retangular no papelão e depois colamos o próprio estojo. Um espectrômetro caseiro funciona de maneira muito simples - aponte-o para a fonte de luz da casa e observe a placa transparente cortada no DVD. Se você encostar a câmera do smartphone nela, poderá tirar fotos e só então usá-las para analisar o espectro de uma lâmpada específica.
Espectrômetro com câmera de vídeo
Ainda é preciso admitir que tirar fotos de um smartphone não é totalmente conveniente. É melhor observar a fonte de luz em tempo real. Para fazer isso, em vez do "olho" do smartphone na placa, você precisa se apoiar em uma webcam comum do computador.
No entanto, para esta versão do espectrômetro, é melhor fabricar um estojo mais durável - por exemplo, de plástico PVC de espuma leve. O processo detalhado de fabricação de um espectrômetro caseiro pode ser visto no vídeo em nosso site.