Qualquer cabo de extensão caseiro pode ser modificado e, assim, prolongar a "vida" da ferramenta elétrica. Este artigo discutirá como fazer uma tomada separada com um arranque suave para um moedor, uma serra circular e outras ferramentas elétricas, que geralmente são usadas em uma oficina ou em casa.
Processo para fazer uma tomada segura
A opção mais acessível e ideal que ajudará a prolongar a vida útil da ferramenta elétrica é usar um soft starter. Por que isso é necessário?
Ao iniciar um moedor ou serra circular, ocorre um aumento significativo de curto prazo no consumo de corrente elétrica, o que aumenta o desgaste das escovas, do coletor do motor e também leva a um forte puxão mecânico. E essa não é a melhor maneira de afetar o desempenho e a durabilidade da caixa de velocidades.
O softstarter, projetado para 12 amperes, deve lidar com todos esses problemas. No entanto, ainda existem 20 A. Para instalá-lo, primeiro você precisa desmontar o cabo de extensão. A propósito, é melhor usar um fio de cobre trançado de 2,5 quadrados para conectar a tomada.
A etapa final do trabalho de instalação
Coloque o fio e colete o cabo de extensão. A unidade sobe para a nova tomada como nativa, portanto não deve haver problemas com a instalação. O soquete deve ser "plantado" em seu lugar e o soft starter deve ser conectado ao circuito aberto. É recomendável soldar a conexão e colocar um tubo termo-retrátil por cima. Então todos os "miúdos" podem ser substituídos.
Isso é tudo - uma tomada segura está pronta para uso. Com um soft starter, sua ferramenta elétrica durará muito mais tempo. Não deixe de assistir a um vídeo sobre como fazer esse soquete.