Muitas vezes, após a compra de um apartamento, o novo proprietário descobre defeitos cuidadosamente ocultos antes da transação pelo proprietário anterior. Pode ser que a casa esteja fria no inverno, ou nem mesmo o chão, ou - pior de tudo - um fungo apareça nas janelas ou no banheiro.
O fungo em si não causa transtornos, mas pode causar alergias, tosse e coriza, lacrimação, não associado a um resfriado. Além disso, o aparecimento de pontos pretos nas superfícies indica aumento de umidade no ambiente, o que também é desfavorável à saúde humana.Fungos no banheiro: como remover?
O banheiro em si é uma fonte de umidade aumentada, porque constantemente derrama água e lava a roupa. O fungo aparece nos locais mais previsíveis: nos ladrilhos, nas costuras entre os ladrilhos, perto do misturador, em locais de difícil acesso. A falta de janelas dificulta a ventilação nesses locais em casa e isso agrava o problema.
Como evitar a sua ocorrência? Para fazer isso, você precisa:
- abra a porta do banheiro após o banho ou a lavagem;
- Não deixe a roupa molhada secar no banheiro;
- se possível, instale uma bateria para secar toalhas ou um piso quente;
- limpe as paredes com flanela ou outro pano depois de usar o banheiro;
- use agentes antifúngicos especiais durante os reparos.
Se o fungo ainda aparecer, você poderá lidar com todos os mesmos métodos listados acima, além de peróxido de hidrogênio ou produtos químicos domésticos que contenham refrigerante.Fungo nas janelas: como fica e como combater?
O fungo nas janelas é difícil de confundir com a sujeira: parece uma pilha de tamanho pequeno, cinza escuro ou preto.
Na maioria das vezes, o defeito não ocorre nos óculos, mas nas encostas, molduras plásticas, nos cantos.
Se esse problema ocorrer, será mais difícil lidar com isso do que no banheiro. Primeiro, verifique se as janelas estão instaladas corretamente. São as violações dos padrões para a localização dos quadros que freqüentemente causam o desenvolvimento do fungo.
A solução mais simples, porém mais cara, nesse caso, é entrar em contato com uma empresa de instalação de janelas de plástico e alterar os projetos. Ao mesmo tempo, deixe a escolha nas janelas de batente, é mais fácil cuidar delas.
Se ainda não há possibilidade de alterar os quadros das janelas, você pode usar as seguintes dicas:
- ventile a sala com mais frequência;
- tratar áreas problemáticas com peróxido de hidrogênio ou refrigerante;
- se as janelas “fluírem”, limpe os peitoris e as inclinações com o tempo.
Portanto, um fungo é um fenômeno desagradável perigoso para a saúde humana, que deve ser combatido, principalmente se as crianças moram em casa. Seguindo regras simples, você pode se livrar desse problema para sempre.