Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Não encontrei nada nas lojas. Todas as luzes oferecem energia da bateria. Então eu decidi fazer um gerador para a bicicleta, pelo fato de ela estar disponível, por assim dizer ...
E então me lembrei de que estava de alguma forma criando um gerador a partir de um motor de passo. Eu decidi repetir a ideia. Mas onde conseguir um motor de passo? Eles estão quase em todos os equipamentos de escritório. Entrei na despensa e encontrei uma impressora antiga lá. Naturalmente, havia um par de motor de passo nele. Peguei um, não preciso mais.
O que mais você precisa para um gerador?
Você precisará de algumas coisas se quiser construir um gerador para uma bicicleta. Aqui estão o que são:
- - Motor de passo de uma impressora ou outro equipamento.
- - 8 peças de diodos, qualquer, por corrente 0.5 - aliexpress
- - regulador de tensão LM317 - aliexpress
- - Radiador para LM317 - aliexpress
- - Placa de desenvolvimento - aliexpress
- - Interruptor - aliexpress
- - Caixa para regulador - aliexpress
- - fios.
- - Monte da asa.
- - Uma roda da máquina.
Circuito regulador com retificador
Precisamos montar um regulador de tensão para que não apenas retifique a corrente do motor de passo, mas também regule a tensão de saída, protegendo assim os LEDs contra picos de energia durante a condução. O circuito do controlador é simples. Ponte retificadora em diodos e regulador de tensão no chip LM317.
Coloquei tudo em uma tábua de pão com buracos. Simplesmente inseri as peças, dobrei os contatos na direção da solda e soldei tudo. Soldou os fios e agora meu regulador-retificador está pronto.
O copo pode desligar o gerador.
Montagem do gerador
Montamos o suporte do motor de passo na roda. O princípio é simples: a roda gira um motor de passo, o motor gera eletricidade.
Estou pensando há muito tempo em como realizar a fixação mais simples e mais confiável. Aqui está o que eu vim com:
Tirei a montaria da asa (bota, guarda-lamas). Um canto de alumínio foi preso a ele, cortando-o um pouco. E já anexado ao motor de passo de canto. Tudo - o design é verificado, funciona bem. Obviamente, é desejável que ela ligue o motor no volante, mas em princípio, e por isso é normal.
Ah sim. Uma roda é colocada no motor de passo de uma máquina com um pneu de borracha. Uma fita isolante é enrolada ao redor do eixo do motor para que a roda seja firmemente puxada para o eixo. Nada melhor veio à mente.
Montagem do regulador
Também pensei por um longo tempo onde colocar o corpo do regulador, onde conectá-lo, porque ele deveria estar nas proximidades do motor de passo, caso contrário, você terá que puxar 4 fios do motor de passo.
Por fim, criei e decidi fixar o regulador nos racks no mesmo suporte em que o motor de passo está montado.
Cortei um retângulo de uma fina folha de alumínio e o enrosquei com parafusos compridos em prateleiras de 1 cm de comprimento. Bem, coloquei um regulador no retângulo.
Verificação de operação do gerador
O motor de passo que tomei foi de 24 volts. E à velocidade normal, a bicicleta produziu mais de 30 volts. O regulador de saída produziu 3,1 volts. O que é bastante normal. Se essa tensão não lhe agrada, ajuste-a com resistores de 150 e 220 Ohm. Em geral, você pode soldar um resistor variável e ajustar a tensão conforme desejar.
Eu trouxe os fios do regulador para a luz da frente. Conectado em paralelo com as baterias. Como resultado, quando a bicicleta está em pé, a lanterna brilha com as baterias. E quando a bicicleta anda, a lâmpada brilha no gerador e os elementos carregam um pouco. Idealmente, é claro, você precisa usar baterias, mas, com as baterias digitais com uma voltagem de 1,2 volts, a lâmpada queimará pouco. Em princípio, as baterias podem ser completamente descartadas e o farol queima apenas em movimento. Em geral, quem quiser.
Enviei a ideia para você e somente você se desenvolverá mais! Boa sorte amigos!
Artigo original em inglês
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send