Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Não falaremos sobre facas rotativas e malabaristas nesta instrução, mas de uma forma ou de outra parecerá interessante para você. Aqui, descreverei o processo de criação de um suporte de faca rotativo com um rolamento caseiro.
O suporte tem a forma de um cilindro, o diâmetro de sua base é de cerca de 18 cm e a altura é de cerca de 25 cm.
Ferramentas e materiais
Você precisará das seguintes ferramentas:
- Uma máquina circular com uma profundidade de corte de pelo menos 6 cm (uma serra circular portátil provavelmente não aguentará a tarefa).
- Correias de acoplamento.
- Torno de madeira (com uma altura de eixo de pelo menos 10 cm).
- Retificadora de correia.
- Grosa (ou formões de torneamento bem afiados).
E os seguintes materiais:
- Barras de qualquer madeira dura - pelo menos 8 peças medindo 6 cm x 6 cm x 20 cm (eu tinha 2 barras de faia com 1,9 m de comprimento).
- Uma placa feita da mesma espécie de madeira (aproximadamente 20 cm x 20 cm x 1,9 cm).
- Cola de marceneiro.
- Fita adesiva.
- Cerca de 50 esferas de aço com um diâmetro de 1 cm.
- Verniz para madeira.
Projeto e cálculos
Para criar um suporte de faca, você precisa cortar os sulcos nas barras e fazer seções oblíquas para que as 8 partes coladas criem um círculo.
A figura acima mostra os diagramas para as barras.
A largura das barras e a profundidade dos cortes são apresentadas para diferentes opções: para a versão octogonal perfeita e a versão mínima (suas diferenças podem ser vistas na minha figura). É mais fácil colar um octógono completo, pois suas peças podem ser ajustadas ao longo de arestas comuns, mas essa opção requer mais material e um corte mais profundo.
A distância entre as seções oblíquas é muito importante para o diâmetro total do suporte.
Para criar um rolamento, será necessário fazer 2 ranhuras idênticas em forma de V na base e no bloco de suporte usando um torno. Em seguida, bolas de aço serão inseridas no espaço entre a base e o bloco.
Serragem de materiais
Nesse estágio, você precisará encaixar as barras exatamente no mesmo tamanho e triturar para que possam ser coladas firmemente.
Primeiro, crie uma ranhura para a ranhura da profundidade necessária (d) exatamente no meio da barra.
Depois vire a barra e faça fatias oblíquas em um ângulo de 22,5 graus. O centro da sarjeta deve ser igual ao meio do espaço entre os cortes oblíquos.
Agora você precisa cortar as barras no mesmo comprimento (a minha tinha 22 cm de comprimento).
A base é uma tábua comum, no centro da qual você precisa fazer um furo para colocá-lo em um torno e triturar um círculo aproximado (1 cm mais largo que o raio desejado do suporte de faca acabado).
Colagem
Aplique uma grande quantidade de cola em todas as barras preparadas e coloque-as próximas uma da outra, prendendo com fita adesiva.
Como é improvável que as seções oblíquas sejam perfeitas, você terá que colar as duas metades separadamente, depois lixar para obter superfícies uniformes e, depois disso, começar a colar. Dessa forma, você pode evitar intervalos entre as peças.
Depois de aplicar a cola, pegue as duas metades, coloque algumas varas entre elas e junte-as com tiras.
Quando a cola secar, lixe as duas metades com uma retificadora e cole-as novamente usando cintos.
Processamento em bloco e base
Colocar o bloco resultante em um torno pode ser difícil. Para simplificar a tarefa, peguei um pequeno pedaço de madeira e o coloquei em um buraco em um lado do bloco.
Depois disso, você pode iniciar o processamento usando um formão grande semicircular no início do trabalho e um formão de acabamento no final.
Processe também a parte superior e inferior do bloco para que essas superfícies fiquem completamente uniformes e você não precise se preocupar com a retificação por muito tempo depois.
Na parte inferior do bloco de entrega, corte um pequeno sulco em forma de V (com cerca de 5 mm de profundidade) no qual as esferas de aço estarão localizadas.
Depois de processar a base do suporte, corte um sulco exatamente do mesmo diâmetro do bloco (também com cerca de 5 mm de profundidade).
Toques finais e planos adicionais
É provável que durante o alinhamento das partes superior e inferior do bloco, pequenas rugosidades permaneçam nas ranhuras. Para eliminá-los, usei um pequeno arquivo. Depois de polir a parte superior, cobri o bloco e a base do suporte com várias camadas de verniz com uma pistola de pintura.
Resta apenas colocar as esferas de aço na sarjeta na base, colocar o bloco por cima, inserir as facas - e pronto: você tem um suporte rotativo para facas de sua própria produção.
Planos adicionais.
Assista ao vídeo
Se algum dia eu decidir tomar outra posição, tentarei torná-la convexa, neste caso as facas nas ranhuras serão visíveis. Dessa vez, não queria experimentar, pois estava fazendo um presente para um amigo.
Artigo original em inglês
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send