Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Quando comprei meu SUV, descobri que no porta-malas havia um pneu sobressalente "morto" (antes de comprar, esqueci de dizer). Não sabia o que fazer com ela, e a deixei deitada no porta-malas até que um dia me ocorreu uma idéia interessante - fazer dela um braseiro. Como não sabia cozinhar metal, precisava ser criativo e precisava garantir que todos os componentes utilizados na montagem resistissem ao calor (ou seja, sem níquel ou revestimentos galvanizados).
Aqui está uma lista de ferramentas e materiais que eu pessoalmente usei, mas esse projeto é fácil de adaptar às preferências individuais individuais. A base pode ser feita de um palete de madeira ou de outra madeira e, se você não desejar, pode derramar o braseiro com concreto e ajustar a altura usando um pedaço de tubo do comprimento desejado. Em geral, existem muitas opções.
Ferramentas
- Retificadora.
- Mitre Saw.
- Furadeira elétrica.
- Plaina (opcional).
Material:
- Tração nas rodas
- Tinta para alta temperatura - 2 latas
- Barras 100x100x2500mm
- Parafusos M16 - 4 peças
- Parafuso de fixação para madeira M12 - 4 peças
- Tubo de aço com um diâmetro de 48 mm - 450 mm de comprimento
- Hastes roscadas M12 - 2 peças
- Grill grill (vários tamanhos) - 1 ou 2 peças
- Rodas - 4 peças
A parte mais difícil do trabalho
Sem dúvida, essa é a parte mais desagradável do trabalho - remover a borracha do disco. Depois de assistir a vários vídeos e tentar fazer tudo de acordo com a teoria, acabei de pegar uma serra elétrica, cortar a lateral do pneu e, de alguma forma, removê-la com um parafuso prisioneiro e uma chave de fenda longa.
Depois de liberar o disco da borracha, levei-o ao jato de areia local, onde me foi permitido processá-lo. Com o tempo, demorou cerca de 11 minutos e custou menos de 600 rublos (800 rublos, se o trabalho for feito pelo mestre).
Detalhes e pintura
Comprei todos os componentes necessários em uma loja de ferragens local. Comprei um cachimbo e o cortei lá. O flange do tubo, que será instalado sobre uma base de madeira, não precisará ser modificado, pois aqui usaremos os parafusos de ajuste do diâmetro desejado. Mas o flange que montará o disco no tubo deve ter furos com um diâmetro um pouco maior (eles terão que ser perfurados) para que parafusos com uma cabeça mais larga se encaixem nele.
Em seguida é a pintura. Pessoalmente, usei uma tinta especial para alta temperatura Rustoleum High Heat. O revestimento é realizado com o mesmo princípio de qualquer outra tinta em spray. Eu pintei todos os detalhes em duas camadas. Enrolei o papel nos rolamentos da roda antes de pintar, para que não entupissem o esmalte.
Preparando a fundação
A unidade em si é bastante pesada, portanto a base também deve ser bastante massiva. Eu queria fazer o seu peso igual ao do disco, enquanto tinha que me manter compacto, então decidi usar barras de 100x100 mm. Cortei-os com uma serra para que o fundo fosse quadrado.
Depois, perfurei os furos nas extremidades das barras usando uma placa guia de madeira com ranhuras pré-perfuradas. Idealmente, eu gostaria de usar uma furadeira para que os furos sejam exatamente os mesmos, mas como não tinha uma, fiz uma furadeira convencional. Depois coloquei as hastes roscadas nos orifícios e depois poli a base final.
Coloquei as juntas nas hastes roscadas, torci as arruelas por cima e cortei todo o excesso com o moedor. Depois disso, perfurei (e retifiquei) os furos para os parafusos de fixação na parte superior e nas rodas abaixo.
No final, resta apenas cobrir a base com impregnação e uma camada de verniz protetor.
Conectamos o disco, tubo e base
Para prender a flange do tubo no disco, usei parafusos com uma cabeça lisa (o maior diâmetro possível). É necessário fazer com que as tampas dos parafusos encostem na borda central do disco. Pode parecer que esta montagem é um pouco fraca, mas assim que eu apertei as porcas, ficou claro que o design não produz folga. Fechei o orifício no tubo com um tampão especial para o tamanho, para que as cinzas não entrassem. Também processei o plugue com tinta de alta temperatura.
O tubo é parafusado no flange de uma extremidade e no flange de base da outra. O flange da base é fixado com parafusos e arruelas. Eu também os cobri com tinta.
Acordes finais
A grade acabou sendo bastante volumosa, então, por baixo, decidi prender as rodas para um movimento mais conveniente da estrutura.
Usei o orifício da válvula no disco para fixar o gancho e, em seguida, prendi uma carabina nele - várias ferramentas auxiliares (pinças, uma escova, uma espátula) podem ser penduradas nele.
Encontrar as grades do tamanho certo era problemático, mas pesquisei na Internet e encontrei as opções necessárias. Uma grade deve ser compacta o suficiente para caber no interior e segurar o carvão, e a outra deve ser larga o suficiente para caber em cima e segurar a comida. Em princípio, uma treliça pode ser suficiente, uma vez que o carvão pode ser empilhado diretamente no metal do disco (apenas se for aço inoxidável ou aço comum, e não zinco ou metal galvanizado), mas eu pensei que os carvões poderiam cair pelos furos de baixo e estragar a base de madeira.
Conclusão
Gostei da funcionalidade e da aparência do churrasco resultante. Como uma pessoa que ainda não aprendeu a cozinhar metal (mas realmente gostaria), esforcei-me por criar uma estrutura bastante confiável usando meios improvisados, e acho que consegui. Além disso, se você remover as rodas e virar a grade de cabeça para baixo, poderá obter uma mesa bem elegante.
Espero que tenham gostado das minhas instruções e que sejam úteis!
Artigo original em inglês
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send