Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
As fresas completas e as máquinas circulares são caras e ocupam muito espaço na oficina, portanto não são adequadas para todos. Se você equipar uma ferramenta elétrica portátil com um guia especial, os recursos desse equipamento serão bastante ampliados. O projeto proposto permite trabalhar com um moinho manual e uma serra circular. Com sua ajuda, é possível cortar madeira em qualquer ângulo, realizar um corte longitudinal e preparar ranhuras.
Materiais Necessários
Para o trabalho, você precisará de materiais que podem ser encontrados no hipermercado de construção:
- madeira compensada 18 mm;
- placa 30x70;
- trilho 20x50;
- Parafuso em T;
- perfil com ranhura em T;
- braçadeira de calcador;
- perfil do canal;
- cavilhas para móveis com parafusos M6;
- porca de ajuste manual.
O processo de fabricação de um guia para uma serra circular
Quanto ao tamanho do projeto de guia proposto, ele é selecionado individualmente para a profundidade de corte da serra existente, bem como para os espaços em branco que serão processados posteriormente.
Para a fabricação de bancadas, é usada chapa de madeira compensada. Seu comprimento pode ser qualquer coisa. A largura pode ser de 35 cm, o que será conveniente para a grande maioria das circulares. Tendo recuado 10 cm da borda longa da madeira compensada, é necessária marcação para instalar um perfil com uma ranhura em T.
É desejável que o perfil seja menor que o comprimento real da bancada, o que facilitará ainda mais o armazenamento da máquina. O perfil precisa ser colocado em um sulco. É mais conveniente escolhê-lo com uma fresa manual definindo uma ênfase paralela. Ao trabalhar com madeira compensada, é melhor ir mais fundo gradualmente, fazendo uma seleção em várias passagens.
Para remover defeitos na superfície das bancadas, é necessário polir o compensado.
Um perfil com um slot em T é pressionado no encaixe resultante. É fixado com parafusos ao longo de todo o comprimento.
Você pode encontrar um canto para o guia direto da ferramenta elétrica em si, mas geralmente possui os mesmos lados, o que não é muito conveniente. É muito melhor comprar um canal e assisti-lo, obtendo 2 cantos excelentes com o lado baixo.
Agora você precisa fazer paradas para o guia. Para isso, faça 2 pranchas com seção transversal de 30 mm, o comprimento correspondente à largura das bancadas de contraplacado. Nesse caso, seu comprimento é de 35 cm e, quanto à largura das chapas, deve ser igual à profundidade real de corte da circular mais 8 mm. Para alinhar as tábuas e colocá-las na borda, é necessário observar 7 cm da borda. A partir desta linha, é medido o comprimento correspondente à largura da sola da serra. A segunda marca é um pouco mais larga, levando em consideração a espessura da parede do canto e uma folga de 1 mm.
Prendendo as pranchas em um torno, você precisa ver tudo ao longo das linhas desenhadas com uma serra até uma profundidade de 1 cm e, em seguida, selecionar o sulco.
Agora você precisa conectar as placas à bancada. Para fazer isso, eles são colados primeiro e depois esticam os parafusos. Observe que a segunda placa é fixada no final do perfil com um slot em T, não compensado. Antes de colar, você precisa invejar o perfil do parafuso T
Nos racks recebidos das placas, é necessário fixar os cantos do canal diretamente no sulco, aumentando a rigidez. Para que o design seja dobrável, é melhor não aparafusar os parafusos na madeira, mas instalar um passador de móveis e usá-lo no futuro.
Você também pode deslizar os trilhos de guia para que possam ser utilizados na fresa. Você precisará fazer alguns furos e colocar buchas de móveis.
Colorir o dispositivo resultante.
Para conveniência de armazenamento adicional da máquina em estado suspenso, um orifício passante pode ser cortado através de compensado que se estende além da parte de trabalho da bancada.
Agora você precisa colocar a circular nos corredores. Ele deve ser ligado e conduzido de uma borda da bancada para a segunda. Um disco levemente saliente fará uma ranhura de cerca de 2 mm, devido ao fato de que as ranhuras das prateleiras foram aprofundadas não em 8 mm, mas em 1 cm.
Para que, ao mover a serra, não entorte e não diminua a velocidade, você pode fixar um canto dos móveis na sola, girando-o levemente. Isso pode não ser necessário, depende muito do tipo de sola.
Usando uma máquina quase pronta, você pode fazer guias para fixar peças de trabalho em ângulo. Antes de tudo, paradas a 45 e 30 graus são úteis. Para fazer isso, usando 2 trilhos, é necessário perfurar um buraco sob o parafuso T deslizante.
Depois de fixar uma peça de trabalho em um ângulo de 45 graus e pressionar a porca de ajuste manual, é necessário cortar a face de extremidade saliente com uma serra. O segmento resultante deve ser colado na parte inferior da parte traseira da barra, criando ênfase adicional. Ele ficará encostado à extremidade lateral da bancada, portanto, no futuro, será possível consertar a guia sem um prolongador. Da mesma maneira, você pode preparar guias especiais para outros ângulos.
No parafuso que se destaca do perfil da guia em forma de T, o pé calcador, as guias e outros dispositivos de carpintaria podem ser fixados, expandindo as capacidades da máquina resultante. O custo de fabricação desses equipamentos é baixo, enquanto sua funcionalidade é suficiente para processar peças de tamanho médio ou aparar com rapidez e precisão a madeira serrada.
Trabalho visual com uma serra:
Trabalhe com uma fresa:
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send