Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Danos graves na mangueira de rega
Este produto, insubstituível no verão, tem um comprimento decente e cheio de água, também tem um peso notável. Ele se move constantemente de um lugar para outro, e não apenas ao longo do gramado ou canteiros, mas também ao longo de caminhos pavimentados, lajes, lancis, etc.
As pessoas pisam na mangueira, que está sob pressão, ela pode ficar presa ao volante da máquina e depois experimentar empurrões de pessoas com água impaciente. Não é de surpreender que a mangueira de rega esteja frequentemente danificada, o que reduz drasticamente a pressão e leva ao consumo de água inútil.
Mas reparar não é difícil se você tiver uma faca afiada e uma chave de fenda com as pontas adequadas. Listamos os principais danos a este produto de jardinagem:
- mangueira em um ou mais lugares;
- uma junta gasta, rasgada ou endurecida no adaptador da mangueira ao dispositivo de pulverização ou no elemento de sua conexão com a torneira;
- deformação dos nós de conexão.
Determinação do diâmetro nominal da mangueira
Antes de escolher os acessórios necessários para restaurar a funcionalidade da mangueira (gaxetas, acoplamentos de reparo, conexões, conectores de pressão, etc.), você deve determinar o diâmetro do furo nominal da mangueira, normalmente indicado no documento anexo.
Se esse documento não existir ou se perder, você poderá medir o diâmetro interno da mangueira, dando-lhe uma forma cilíndrica, usando uma régua de metal. Apenas corresponde ao diâmetro da passagem condicional. A indústria produz mangueiras em três tamanhos (diâmetros): 12 mm (1/2 pol), 16 mm (5/8 pol) e 19 mm (3/4 pol).
Para uma mangueira com um diâmetro nominal de 16 mm, todos os acessórios devem corresponder a esse tamanho.
Fixando uma mangueira de jardim
Considere como lidar com os danos mais comuns a uma mangueira de jardim.
1. Uma corrida de mangueira. Para eliminar esse defeito, recortamos uma seção contendo esse defeito com uma faca afiada. E, para reconectar as partes cortadas da mangueira, usamos um conector de inserção (plástico, alumínio ou aço) com superfícies nervuradas e braçadeiras.
É necessário lubrificar os assentos com sabão líquido para que ele se encaixe facilmente na mangueira até a parada central. Antes de conectar a segunda parte da mangueira, não esqueça de colocar dois grampos nela.
Depois que os elementos conectados tomam sua posição final, apertamos os grampos com uma chave de fenda com a broca correspondente. O parafuso de fixação pode ter uma cabeça sextavada. Então você precisa usar um morcego com um buraco hexagonal semelhante.
2. Além disso, uma ruptura da mangueira pode ser eliminada com uma luva de reparo (conexão) de tamanho adequado.
Para fazer isso, basta inserir as extremidades cortadas da mangueira nos orifícios do acoplamento de ambos os lados até o batente e girar as metades no sentido horário. A conexão é garantida para ser durável e firme. Mesmo dirigir pela junção de uma roda de carro não fará mal a ele.
3. Quebra (deformação) do acessório de conexão.
Existem vários tipos de substituições, mas usaremos uma opção em que o assento tem uma superfície nervurada e a mangueira é fixada a ele usando uma braçadeira de metal.
Cortamos o acessório antigo com uma parte da mangueira adjacente com uma tesoura afiada, tentando cortar sem problemas. Colocamos um grampo na extremidade preparada da mangueira.
Insira o novo acessório na mangueira até que ela pare com sua sede. Movemos o grampo para o final da mangueira (mas não até o final!) E aperte o parafuso com uma chave de fenda e a ponta correspondente. Colocamos a junta no encaixe e a prendemos na torneira ou no dispositivo de pulverização.
O resultado da substituição é óbvio. Se apenas uma vazão foi observada com o acessório antigo, depois de instalar um novo, a água escapa dele sob alta pressão com um chiado característico.
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send